
Reunião de inovação da Amcham na PUC-Campinas fortalece laços entre academia e setor empresarial
Executivos de diversas empresas conheceram o hub de inovação, além dos laboratórios de pesquisa da Universidade
A PUC-Campinas sediou, na última quinta-feira (7), a reunião do comitê de inovação da Amcham, que contou com empresários de diversos setores para um evento focado em tecnologia e parcerias estratégicas. O encontro, realizado no Mescla, teve como objetivo apresentar o ecossistema da Universidade e tratar sobre a inovação em Campinas e região.
Os participantes foram recebidos pelo Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; e a Diretora de Inovação da PUC-Campinas, Dra. Diane Teo de Moraes.
Os executivos participaram de uma apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos no Mescla e tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios de Internet das Coisas (AIoT), Cibersegurança, o LISE, o FabLab e o Espaço Manacás, estruturas que servem de base para o desenvolvimento de pesquisas e projetos inovadores da PUC-Campinas, e o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB).
“A formação que a Universidade quer oferecer hoje é uma formação integral, inovadora. E, evidentemente, esse contato com o mundo do trabalho é fundamental”, afirmou o vice-reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David.
A importância da colaboração entre universidade e empresas também foi destacada pela Diretora de Inovação da PUC-Campinas. “Esse encontro é riquíssimo, porque nos permite discutir o que está sendo feito na universidade, melhorar, adaptar, atualizar os nossos processos, alinhado aos desafios e às demandas dessas empresas que compõem todo esse ecossistema”, afirmou a Dra. Diane Teo de Moraes.
A aproximação entre a universidade e o mundo corporativo foi um dos pontos altos do encontro. Maria Carolina Tiengo, coordenadora regional da Amcham, explicou que o papel da organização é justamente encurtar esses caminhos.
“A PUC-Campinas é uma parceira de longa data da Amcham. Então é um prazer enorme para nós trazer uma das nossas iniciativas aqui para o Mescla. Estar conectado com universidades, com empresas que estão fazendo a diferença para o mercado aqui na região é o nosso papel”, afirmou.
A experiência foi amplamente elogiada pelos participantes. Tarcísio Costa, vice-presidente da ZF Automotiva do Brasil, expressou sua surpresa com o que encontrou.
“Fantástica. Eu, na verdade, fui gratamente surpreso, não conhecia o ambiente, não conhecia a área, nem o trabalho e estou saindo daqui com muitos insights, com muitas ideias interessantes que eu acho que a gente pode se conectar de alguma forma com a PUC-Campinas e os trabalhos que são feitos aqui.”
A visita reforçou a visão de que o conhecimento acadêmico pode ser um motor de transformação para o setor produtivo. Antonio Filho, diretor de operações da Astemo Campinas, ressaltou a necessidade de projetos de inovação na indústria e como o evento contribuiu para isso. “A gente tem uma carência muito grande de projetos de inovação e uma visita como essa dá bastante insight pra gente, bastante oportunidade de entender o que tem de tecnologia e oportunidades para que a gente possa unir as nossas dores e necessidades a essas tecnologias.”
Para a Unimed Campinas, a parceria com a PUC-Campinas já é uma realidade, com um escritório de inovação instalado no próprio Mescla há um ano e meio. A médica assessora da Inovação e Tecnologia da cooperativa, Dra. Maria Fernanda Costa, destacou que a colaboração já rendeu frutos significativos. “Muitas coisas a gente já conseguiu fazer, melhorar dentro do nosso processo administrativo, do cuidado com os nossos pacientes, com os nossos clientes, pelo fato de estar aqui. Fomentar e estar junto para poder crescer, cuidar melhor das pessoas e entregar uma saúde com valor”, disse.
Outro participante do evento, o gerente regional para a América Latina da Avery Dennison Corporation, Agustin Estamparine, reforçou a importância do contato direto com a academia. “Para mim é muito importante, como líder da inovação da minha empresa, ter estas possibilidades de conectar com universidades, com startups, com hubs de inovação, sempre é muito importante.”
Ainda sobre a importância do evento, Sérgio Covre, da Covre Transportes, destacou o valor do networking e do intercâmbio de ideias. “Esse networking agrega bastante, né? Então, você sempre encontra, enfim, pessoas aí que você pode se relacionar, ampliar os negócios, então acho que agrega bastante.”










