Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Podcast sobre uso responsável da IA aborda a representatividade de pessoas negras

“Aliados”, com duas temporadas, visa promover diversidade, equidade e inclusão na sociedade

O podcast “Aliados – Inteligência Artificial para o Bem-Estar Social” trata da tecnologia e representatividade de pessoas negras no país e, mais amplamente, do uso responsável da inteligência artificial (IA) e sobre como ela pode ajudar a promover mais diversidade, equidade e inclusão na sociedade.

O podcast “Aliados – Inteligência Artificial para o Bem-Estar Social”, promovido pela Escola de Linguagem e Comunicação (ELC) da PUC-Campinas, chegou ao fim de sua segunda temporada com a publicação de dez novos episódios, tratando da tecnologia e representatividade de pessoas negras no país e, mais amplamente, falando do uso responsável da inteligência artificial (IA) e sobre como ela pode ajudar a promover mais diversidade, equidade e inclusão na sociedade. Cada um dos episódios produzidos (de um total de vinte) foi apresentado pelo Prof. Dr. Tarcísio Torres Silva (que também é o coordenador do projeto) e pela aluna de Jornalismo Lara Morelato Gallo.

Surgido de um financiamento obtido durante o IV Congresso de Inteligência Artificial, realizado pela PUC-SP e pela PUC-Campinas em 2023, o projeto tem buscado mapear iniciativas no Brasil que estejam aplicando a inteligência artificial para gerar impacto positivo na sociedade, com foco em questões sociais; educação; e diversidade, equidade e inclusão (DEI). De acordo com Tarcísio, “nós fazemos isso por meio de buscas na web, acesso a redes de inovação e frequentando eventos do setor de tecnologia. As fontes são pessoas que atuam nessas iniciativas. Também falamos com professores e pesquisadores que desenvolvem projetos com IA para o bem social”.

A educadora financeira Dina Prates, CEO da Ujamaatech, falou sobre como a educação financeira adequada a diferentes públicos pode ser um motor de inclusão e de melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, bem como sobre a necessidade de haver maior diversidade no setor de tecnologia.

Além disso, o professor comenta ainda que há um grande interesse em se analisar padrões e tendências verificadas nos investimentos em IA com impacto social no Brasil. “Temos notado que é grande a presença de consultorias e startups nesse segmento e pudemos observar que algumas causas têm mais inserção do que outras, como equidade racial e equidade de gênero, por exemplo. Há também muitas parcerias com o setor público e organizações da sociedade civil (OSCs). Verificamos ainda a presença de universidades, tanto nas áreas tecnológicas como no aprofundamento de questões sociais que as tecnologias buscam atingir”.

Ele diz ainda que, em relação ao mercado de trabalho, “vemos que a tendência das ações de IA contam com o propósito de melhorar índices de diversidade nas empresas e promover equidade social, com impacto, principalmente, sobre grupos de pessoas marginalizadas”.

A empreendedora social Silvana Bahia, coordenadora geral do PretaLab e co-diretora do Olabi, tratou da importância de criar mais oportunidades para mulheres pretas no mercado de tecnologia e de como a diversidade pode ser praticada com inteligência artificial.

Colaboração com o CEAAB
Durante a primeira temporada do podcast, composta por dez episódios, o responsável pelo projeto explica que já havia sido identificada “uma forte movimentação no sentido de atrelar tecnologia e a representatividade de pessoas negras no país. Na atualidade, eu tenho colaborado com o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB) da PUC-Campinas, coordenando o grupo de estudos ‘Raça, Cultura e Decolonialidade’, que funciona desde o início de 2024, e foi dentro deste contexto que nós decidimos que valeria a pena criar uma segunda temporada especificamente sobre o tema”.

Ele continua dizendo que “semestralmente, o grupo escolhe um autor ou autora negro(a) para que possamos discutir uma série de ideias dentro do tema principal. Além disso, desenvolvo como pesquisador o projeto ‘Inteligência Artificial na Promoção de Equidade Racial e Combate ao Racismo: Diagnóstico de Projetos Desenvolvidos pelas Instituições no Brasil’, que tem o podcast como um de seus produtos”.

O sociólogo Lucas Ramos, coordenador de Pesquisas e Estatísticas do Pacto de Promoção da Equidade Racial, comentou a respeito de como os dados sobre equidade racial no Brasil ajudam as empresas a se planejarem em busca de uma composição qualitativamente mais diversa de seus quadros.

“Esta última temporada trouxe dez iniciativas conduzidas por ou para pessoas negras. Em geral, as ações identificadas estão relacionadas à necessidade de alcançar pessoas negras para capacitação no setor de tecnologia, incentivar práticas empreendedoras, gerar maior visibilidade de negócios e melhorar os índices de empregabilidade. Também falamos com projetos que tratam de promover reparação histórica, seja por meio do resgate de memórias ou ainda através da produção de imagens com IA. Os episódios referentes à segunda temporada são os de número 11 a 20”, comenta Tarcísio.

Terceira temporada
A ideia agora, segundo o coordenador do projeto, é realizar, em breve, uma terceira temporada do podcast. Apesar de a abordagem ainda não ter sido definida, o foco será mantido em questões de diversidade, equidade e inclusão. “O que sabemos é que com a evolução rápida das tecnologias de IA, principalmente a IA generativa (focada na criação de conteúdo novo e original), muitas ações têm sido lançadas, com mais aplicações de soluções envolvendo a inteligência artificial. Isso nos estimula a seguir com o projeto também”, finaliza o professor.

Para acessar todos os episódios do podcast “Aliados – Inteligência Artificial para o Bem-Estar Social”, basta clicar nos títulos de cada uma das plataformas abaixo.

Amazon          Apple          Deezer          Instagram          Spotify          YouTube



Daniel Bertagnoli
5 de agosto de 2025