Neste sábado (24/04), às 9h, o Programa Campus da TV Cultura, exibe mais duas produções da PUC-Campinas: o documentário Comadres e Madrinhas e a reportagem Sociedade Vigiada. No dia 1º de maio (sábado), também às 9h, será a vez da reportagem Genética. O programa Campus é apresentado pela TV Cultura, aos sábados, às 9h, com reprise na madrugada de terça, à 1h. Esse programa visa apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil.

A exibição de produções da PUC-Campinas no programa Campus é resultado de uma parceria de exibição entre a Universidade e a emissora pública de televisão. Produções de TV de todas as áreas de conhecimento da Universidade podem participar do projeto. Os interessados em obter informações sobre a forma de inscrever seus vídeos e sobre o padrão que a produção deve seguir podem entrar em contato com o Departamento de Comunicação Social da PUC-Campinas, por meio da equipe de produção da TV PUC-Campinas – tvpuc@puc-campinas.edu.br.

Sobre os programas exibidos:

Documentário “Comadres e Madrinhas”
As personagens são parteiras de Pernambuco. No vídeo, elas relatam como é a profissão que, apesar de antiga, não é regulamentada e revelam que são mais que parteiras, são amigas e conselheiras da comunidade. O documentário foi produzido como Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Jornalismo de 2005.

Reportagem “Sociedade Vigiada”
Querendo ou não, quem vive nos grandes centros urbanos tem sua imagem constantemente captada por câmeras. Só para se ter uma ideia, atualmente em Campinas, existem 340 câmeras de monitoramento espalhadas pelos principais cruzamentos e locais públicos de grande circulação. Elas integram a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). Outras 99 câmeras compõem o circuito fechado de televisão que monitoram os três Campi da PUC-Campinas. São câmeras usadas como aparato de segurança, mas que causam polêmica entre as pessoas. Uns se sentem seguros com a presença delas. Outros acreditam que estão tendo a privacidade invadida.

Reportagem “Genética”
O que faz de nós, seres vivos, o que somos? Como são definidas as características de homens, plantas e animais? A personalidade é fruto da genética ou é construída com interferências do meio ambiente? Como as pesquisas sobre o código genético têm ajudado a ciência a melhorar a performance de plantas e animais e, ajudado a prevenir e até curar doenças nos seres humanos?

Atendimento à Imprensa:
Adriana Furtado