Discutir os desafios que a crise financeira tem causado para o mercado de trabalho na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Esta é a proposta do debate “Geração de Trabalho e Renda”, que faz parte do ciclo de debates “Desafios da Metrópole: Políticas Públicas para a RMC”. O debate ocorre no próximo dia 29 de maio, às 8h30.

Participam do debate o Secretário de Trabalho e Renda da Prefeitura Municipal de Campinas, Sebastião Arcanjo, o diretor do Banco Popular da Mulher, Paulo Paixão, e do representante do Centro de Referência de Cooperativismo e Associativismo de Campinas, José Ronaldo Salles Fernandes.

Segundo a professora da Faculdade de Ciências Econômicas Eliane Navarro Rosandiski, o tema foi escolhido, em razão da retração de empregos que a RMC vem sofrendo nos últimos meses. “Esse desemprego resultante da crise se soma ao contingente de desemprego estrutural. Tal fato coloca um desafio enorme para o poder público, dados os custos necessários à manutenção de políticas compensatórias para os desempregados”, explicou a professora.

Para os próximos meses serão realizados debates sobre a Questão Ambiental (22 de junho), Transporte Urbano (25 de agosto), Habitação e Cidadania (30 de setembro), Comércio Exterior (29 de outubro) e Gestão Pública (27 de novembro).

De acordo com a professora, o principal objetivo do ciclo é contribuir para a melhoria das políticas públicas. “Ampliar a compreensão sobre os problemas e os caminhos para construção de soluções conjuntas”, afirmou.

O evento é aberto ao público e os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail nupex.cea@puc-campinas.edu.br ou pelo telefone (19) 3343-6776. O debate será realizado na sala 800 do prédio H-01, Campus I da PUC-Campinas.

Clique para saber mais sobre o ciclo de debates Desafios da Metrópole

Evento: Ciclo de Debates -“Geração de Trabalho e Renda”
Data:
Local: sala 800, prédio H-01, Campus I