Evento discute o Panorama Orquestral no Brasil e visa estimular a criação de orquestras universitárias

De 20 a 25 de outubro, o Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas promove a Conferência de Orquestras. Durante toda a semana serão realizados workshops, apresentações e mesas redondas.

O objetivo do evento é fomentar o conhecimento e a prática orquestral. De acordo com o regente titular de Música de Câmara do CCA da PUC-Campinas, Hermes Coelho, a proposta do encontro é levar informações que contribuam para a capacitação e geração de orquestras da região. “Atualmente, no Brasil e, em especial, no Estado de São Paulo, temos visto o surgimento constante de novos grupos instrumentais com as mais diversas formações e compostos pelo mais variado nível de músicos”, explica.

Coelho observa as origens das orquestras. “Há orquestras amadoras, formada por jovens estudantes de música ou profissionais de outras áreas e utilizam da sua performance musical apenas como um hobbie; orquestras filarmônicas, associadas à entidades filantrópicas e geralmente composta por músicos amadores; orquestras sinfônicas, mantidas pelo poder público e geralmente constituída por músicos profissionais; orquestras sinfônicas universitárias; encontramos orquestras ligadas à entidades religiosas com finalidades voltadas à liturgia. Temos uma infinidade de possibilidades”.

O maestro abordará junto com outros cinco profissionais da área musical a importância de orquestras nas universidades, no âmbito da educação e da inclusão social, o futuro destes grupos no País e a captação de recursos financeiros para sua manutenção, como as leis de incentivo à cultura. A mesa redonda “Panorama Orquestral no Brasil” será no dia 21 de outubro, terça-feira, às 20 horas, no auditório Nobrinho, localizado no Campus Central da PUC-Campinas.

Entre os participantes da mesa estão o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Eduardo Östegren; o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, Fabrício Carvalho; o produtor cultural, Antoine Kolokathis; o violinista e diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Arthur Achilles e o contrabaixista e músico integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, Tibô Delor.

De 20 a 25 de outubro, também acontecem cinco concertos de quatro orquestras da região e uma da cidade de Santos, a Orquestra da Uni-Santos. As apresentações acontecem no Campus I da PUC-Campinas e na Catedral Metropolitana da cidade.

A Conferência de Orquestras é aberta ao público e a entrada é franca.

Programação:

Mesa Redonda Panorama Orquestral no Brasil – 21/10 às 20 horas no Campus Central, Nobrinho.

Concertos:

Orquestra Filarmônica Popular de Campinas – 21/10, às 18h30 – Campus I, Auditório Dom Gilberto no evento – XIII Encontro de Iniciação Científica – Pró Reitoria de Pesquisa da PUC-Campinas.
Orquestra da Uni-Santos – 22/10, às 18h30 – Campus I Auditório Dom Gilberto no evento – XIII Encontro de Iniciação Científica – Pró Reitoria de Pesquisa da PUC-Campinas.
Orquestra de Câmara Ars Musicalis – 23/10, às 18h30 – Campus I Auditório Dom Gilberto no evento – Encontro Anual de Extensão – Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas
Orquestra Jovem da Educação -24/10, às 18 horas – Campus I Auditório Dom Gilberto no evento – II Encontro de Licenciaturas – Pró Reitoria de Graduação da PUC-Campinas.
Orquestra de Câmara PUC-Campinas (concerto final)- 25/10, às 20 horas – Catedral Metropolitana de Campinas – Rua Regente Feijó 1.013 – Centro – Campinas/SP.

Serviço:
Conferência de Orquestras