Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Semana de 9 a 15 de outubro

A programação da TV PUC-Campinas traz alerta sobre a utilização indiscriminada de anabolizante, substância que melhora o desempenho dos atletas. O aumento de adeptos em academias preocupa os especialistas que advertem para as conseqüências negativas à saúde. No programa Ponto de Encontro você conhece a falta de preparação dos jovens para escolher uma profissão. A indecisão e imaturidade levam até 40% dos estudantes a desistirem do curso superior nos primeiros semestres. E o telejornal dos alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas – Espelho Urbano – apresenta reportagens sobre responsabilidade social.

Ponto de Encontro Vida Saudável
Entrevista sobre o tema: Anabolizante – a falsa força muscular
Sinopse – O programa Ponto de Encontro Vida Saudável fala da utilização, desde a antiguidade, de substâncias para melhorar o desempenho dos atletas. O anabolizante, um dos medicamentos mais utilizado, não é exclusivo entre atletas profissionais e vem ganhando adeptos em academias e escolas. Um perigo, já que as conseqüências para a saúde são as piores possíveis.
Entrevistada
Carlos Augusto de Mattos – ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia, responsável pelo Grupo de Medicina Esportiva da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas
Segunda (09/10) – às 21h
Terça (10/10) – à 0h da madrugada
Quarta (11/10) – às 15h
Quinta (12/10) – às 16h
Domingo (15/10) – às 19h

Ponto de Encontro Vida Saudável
Entrevista sobre o tema: Orientação profissional
Sinopse – Pesquisas realizadas por universidades públicas do Brasil constatam que até 40% dos jovens abandona seu curso universitário nos primeiros semestres e até 30% deles realiza novo vestibular para trocar de curso. O programa Ponto de Encontro orienta pais e jovens nesse momento decisivo de escolha da profissão.
Entrevistada
Fátima Rosely Schette – psicóloga e professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas
Segunda (09/10) – às 17h
Terça (10/10) – às 22h
Quinta (12/10) – às 21h
Domingo (15/10) – às 15h

“Campinas Século XXI. Os desafios da Metrópole”
Palestras do I Encontro Internacional da Extensão e da Pesquisa
Sinopse – Um dos palestrantes, professor Rubens de Toledo Júnior, do Instituto de Geociências da Unicamp, fala sobre o “Papel das Telecomunicações na Formação Metropolitana Campineira”.
Quarta (11/10) – às 23h
Quinta (12/10) – às 17h
Domingo (15/10) – às 23h

Fala Foca
Exibição de documentários e do programa Espelho Urbano
O Espelho Urbano desta semana apresenta reportagens que tratam da responsabilidade social e da educação para o desenvolvimento da metrópole. Ser diferente é normal: os desafios encarados pelos portadores da Síndrome de Down e a superação do preconceito são questões abordadas no quadro Personagem Urbano. No quadro X da Comunicação, um debate sobre novas tecnologias versus fotojornalismo: será que a qualidade das imagens captadas por câmeras embutidas em celulares é capaz de fazer frente ao profissionalismo das fotografias analógicas? O projeto experimental Filhos do Jaraguá, produzido em 2005, revela o universo de uma aldeia situada ao pé do Pico do Jaraguá. Lá, mais de duzentos índios Guaranis, mesmo cercados pela cidade de São Paulo e convivendo com toda a tecnologia da vida moderna como televisão, internet e celular, lutam para manter viva a cultura e tradição do seu povo.
Sexta-feira (13/10) – às 16h e 20h
Sábado (14/10) – às 12h e 16h

Casa da Árvore, Novolhar, Projetos PUC e Espaço Comunitário
Terça (10/10) – às 14h e 18h
Domingo (15/10) – às 13h

Diálogos Impertinentes
Tema: A Morte” de David Everson Uip e Lygia Fagundes Telles
Quarta (11/10) – às 19h
Sexta (13/10) – às 23h
Sábado (14/10) – às 19h

TV Povos do Mar e Documentários
Quarta (11/10) – às 20h
Sexta (13/10) – à 0h da madrugada
Sábado (14/10) – às 20h

Videoteca (Memória TV)
Tema – O neurologista Clodoaldo Pirani Jr., coordenador dos Ambulatórios de Demência do Hospital Celso Pierro



Portal Puc-Campinas
9 de outubro de 2006