
Documentário de Jornalismo mostra influência da Semana de 22 em artistas campineiros
Trabalho de Conclusão de Curso reúne depoimentos de artistas de diferentes gerações e estilos
O documentário “Os Filhos de 22″, realizado por estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), abordou o centenário da Semana de 22 de uma forma diferenciada. Henrique Bragança Sponchiado e Vinicius Vilas Boas Gonçalves, sob orientação do Prof. Me. Carlos Gilberto Roldão, buscaram diferentes gerações de importantes artistas plásticos de Campinas para mostrar como o Modernismo brasileiro influenciou suas artes e a cultura regional.
Os depoimentos se interligam não apenas pela regionalidade, mas também pelas influências que suas obras têm com o movimento artístico modernista. Foram ouvidos Egas Francisco, Paulo Cheida Sans, Fabiano Carriero, Luciane Moreira e Rogério Pedro, além da Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto, especialista em História da Arte.
“Nós buscamos mostrar por meio das falas dos entrevistados como o Modernismo influenciou seus trabalhos e a cultura local. E escolhemos a dedo os artistas pela característica de seus trabalhos e pelas diferentes gerações que representam”, disse Vinicius, que antes do Jornalismo se formou em Artes Visuais.
Egas Francisco, por exemplo, foi professor de Paulo Cheida Sans, que é professor do curso de Artes Visuais da PUC-Campinas há mais de 40 anos e formou alguns dos outros artistas. E seus trabalhos se diferenciam não só pelo estilo e técnicas, mas também pelos suportes utilizados, desde telas convencionais até plataformas digitais, esculturas e grafites.
“Desde o início da concepção dos projetos experimentais, insistimos para que os estudantes busquem esse recorte local para atingir mais o público próximo da Universidade. É aquela ideia de falar de sua aldeia para falar do mundo”, disse o Prof. Roldão, que orientou a dupla.
O documentário foi apresentado para a banca examinadora dia 7 de dezembro no Campus I da PUC-Campinas e agora está disponível no Youtube, podendo ser visto clicando aqui.