Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunas de jornalismo são finalistas do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Produções acadêmicas das estudantes, que remetem ao tema da saúde da criança e do adolescente, concorrem à premiação de R$ 2 mil no dia 30 de setembro

As alunas Fernanda Gonçalves de Almeida e Fernanda Martins Machado, do Curso de Jornalismo da PUC-Campinas, são finalistas do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Elas concorrem à premiação de R$ 2 mil na subcategoria texto, destinada aos estudantes de graduação, em cerimônia que será realizada no dia 30 de setembro.

As estudantes utilizaram suas produções acadêmicas, que remetem ao tema da saúde da criança e do adolescente, para concorrer ao Prêmio, que busca ampliar e qualificar os debates em torno desta questão. As matérias inscritas foram divulgadas no Digitais, portal noticioso da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

A reportagem de Fernanda Almeida explorou a problemática da socialização de crianças durante a pandemia. A aluna reuniu relatos de mães que temem pelo atraso no desenvolvimento social de seus filhos, nascidos no contexto de isolamento social provocado pelo coronavírus. Também foram ouvidas especialistas das áreas de pedagogia e medicina para comentar o assunto. (Leia)

Fernanda Machado, por sua vez, abordou em sua matéria a importância do consumo consciente por parte das crianças. De acordo com a reportagem, que agrupou depoimentos de profissionais de pedagogia, da pediatria e da nutrição, o crescimento do número de pessoas ameaçadas por insegurança alimentar na América Latina, incluindo o Brasil, exige modificações dos padrões de alimentação para evitar diabetes, obesidade e outras complicações na infância. (Leia)

As matérias serão avaliadas por um time de jurados, incluindo o pediatra José Luiz Setúbal, atual presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. O anúncio do vencedor em cada categoria – que engloba produções em áudio e vídeo, além de iniciativas digitais e campanhas de comunicação – será feito em evento no dia 30 de setembro.



Vinícius Purgato
24 de setembro de 2021