Informação é um dos recursos mais importantes no mundo atual. Dados sobre a sua empresa, seus clientes e parceiros de mercado são usados diariamente nas tomadas de decisões empresariais, para o crescimento do seu negócio ou para a proteção de dados sensíveis do seu público.

O gerenciamento de informações na empresa se refere à forma como você coleta, trata e distribui dados importantes como nomes, endereços, pesquisas de mercado, relatórios financeiros, entre outras informações.

A proteção de dados envolve não apenas impedir o vazamento dessas informações, mas também impedir que elas sejam adulteradas.

Para ajudá-lo a cumprir essa obrigação da lei, trouxemos aqui algumas dicas. Acompanhe.

1. Entenda o panorama da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, é um conjunto de normas sobre como as empresas devem tratar informações coletadas tanto em ambientes físicos quanto digitais. Ou seja, ela define restrições sobre a coleta de dados, sua classificação e como eles podem ser usados no dia a dia.

Além de manter seu negócio dentro da lei, conhecer a fundo as normas da LGPD também possibilita usar esses dados a favor da sua empresa.

2. Mantenha suas ferramentas de gerenciamento de dados atualizadas

A tecnologia digital está em constante evolução, tanto em termos de hardware quanto de software. E um dos motivos para esses avanços é adicionar funcionalidades que facilitem seu uso no dia a dia e que melhorem a segurança do sistema, protegendo contra vírus e invasões.

3. Use criptografia

Mesmo com diversas ferramentas de segurança para impedir o vazamento de informações, ainda é possível que elas sejam comprometidas. Esse risco pode ocorrer, por exemplo, quando os dados são transferidos de um centro para outro e podem ser interceptados por um criminoso.

Por isso, a recomendação é usar a criptografia, que converte os dados da mensagem em um conjunto de símbolos ilegíveis usando uma chave criptográfica. Assim, mesmo que o arquivo seja vazado, não é possível acessar seu conteúdo.

A única forma de recuperar essa informação é usando a mesma chave criptográfica para reverter a criptografia.

4. Centralize as informações da empresa

Em muitos negócios menores, é comum que colaboradores administrem informações, criando seus próprios métodos e padrões. Com o tempo, isso cria uma série de problemas, como perda de informações, duplicidade e maior custo de manutenção. Também fica difícil resgatar os dados ou rastrear a sua localização.

A melhor solução é a centralização dos dados. Em vez de deixar arquivos espalhados em várias máquinas, crie um servidor central, a partir do qual todos os usuários da empresa podem acessar as  informações e cada alteração já fica  acessível para todos.

5. Torne a proteção de dados parte da cultura organizacional

No fim das contas, o fator mais importante na proteção de dados da empresa é o comportamento dos próprios funcionários. Se a sua equipe acessa links sem confirmar sua segurança ou conecta dispositivos externos à rede, é bem mais difícil garantir a segurança da informação cotidiana.

Treine sua equipe para que a segurança e proteção de informações sejam parte da cultura empresarial, algo a ser incentivado por todos os gestores e colaboradores.

6. Faça diagnósticos de vulnerabilidade regularmente

Um dos maiores erros no gerenciamento de dados é acreditar que seu sistema é perfeito. Quanto mais tempo passa, mais defeitos, erros e inconsistências vão aparecendo, até que uma dessas brechas passe a ser usada contra você. E uma vez que o problema já ocorreu, é bem mais caro e demorado reparar os danos.

A melhor opção é sempre prevenir, mantendo uma equipe dedicada a encontrar esses furos e eliminá-los. Além disso, cada diagnóstico também pode revelar ameaças que passaram despercebidas, dando uma chance de removê-las antes que causem um dano real.

7. Crie backups

Mesmo com todas essas precauções, ainda há o risco de que as informações da sua empresa sejam comprometidas. Nesses casos, pode ser melhor deletar por completo sua base de dados do que deixar essas informações vazarem, mesmo que isso impeça o funcionamento da empresa por algum tempo.

E, para não interromper por completo o trabalho, não esqueça de fazer os backups. Assim, se for necessário limpar todo o seu banco de dados, haverá uma versão de todas as informações perdidas, às quais você ainda pode recorrer, mesmo que nem todas estejam atualizadas.

8. Invista em qualificação e formação

A qualidade e capacitação da sua equipe também fazem toda a diferença no desempenho do gerenciamento de dados. Por isso, é importante buscar profissionais já especializados ou capacitar a sua equipe oferecendo um curso de pós-graduação em Gestão de dados. O curso da PUC-Campinas prepara o profissional para lidar com as várias complexidades desse processo, desde machine learning até a ética e a legislação no uso de dados.

Quer continuar recebendo mais dicas e novidades? Então, assine a nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.

8 de abril de 2024