Seja qual for sua área de trabalho, é provável que precise atuar em equipe para realizar grandes projetos. Se você quer assumir esse papel, vale a pena buscar a Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos.

Em geral, executar alguma tarefa no dia a dia e gerenciar um grande grupo multidisciplinar são habilidades completamente diversas, as quais exigem especializações diferentes. Por isso, cada vez mais empresas buscam profissionais capacitados na coordenação e gestão dessas atividades.

Acompanhe e veja mais sobre o curso de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da PUC-Campinas, como ele funciona e por que vale a pena investir nessa formação.

O que é gestão de projetos?

Segundo a APM (Association for Product Management), a gestão de projetos é:

“a aplicação de processos, métodos, habilidades, conhecimento e experiência para alcançar objetivos específicos. A gestão de projetos tem entregas finais que são restritas a uma escala de tempo e orçamento finitos”.

Em outras palavras, é uma área de conhecimento voltada para o melhor aproveitamento de recursos e cumprimento de prazos. O gerente de projetos deve observar todas as atividades de forma mais ampla, distribuindo tarefas e orientando o grupo para alcançar um objetivo comum.

Essa é uma habilidade separada de todo o conhecimento técnico necessário para a realização de um projeto. Pense, por exemplo, na gravação de um filme. Você tem atores, produtores, roteiristas, profissionais de som, edição, iluminação, contabilidade, marketing, segurança, entre outros. O gestor do projeto, nesse caso, coordena essas pessoas visando alcançar o objetivo do projeto, a criação e a realização do filme.

Mais oportunidades de trabalho

A pós-graduação é uma forma bem direta de aumentar suas oportunidades de trabalho. Quanto mais diverso e/ou aprofundado for o seu conhecimento em determinada área, mais atrativo será o seu perfil profissional.

O curso de Gerenciamento de Projetos, dá as ferramentas necessárias para coordenar qualquer grupo, independentemente de seu contexto. Esse é o tipo de conhecimento que pode ser aplicado em vários tipos de organizações.

Maior nível de especialização

Se você já tem algum cargo de liderança ou atua coordenando uma equipe multidisciplinar, a Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos também pode ser útil. Mesmo que você aplique esse conhecimento apenas às atividades cotidianas, você verá os resultados no desempenho do time.

Com essa formação, você se especializa mais na sua capacitação como líder. Isso significa que pode assumir a responsabilidade em projetos mais complexos e auxiliar todos os colaboradores para alcançarem melhores resultados no dia a dia.

Como funciona a Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da PUC-Campinas?

O mais importante para aproveitar ao máximo qualquer formação é contar com uma instituição de ensino de renome, algo que você encontra aqui na PUC-Campinas! Saiba mais sobre como funciona o curso.

Formato das aulas

O curso de Gerenciamento de Projetos da PUC-Campinas segue o formato EAD, o que dá mais flexibilidade na hora de planejar a sua formação. Ideal para quem já é um profissional ativo e precisa conciliar os estudos com outras atividades e obrigações do dia a dia.

Ao longo do curso, você terá tanto atividades síncronas quanto assíncronas, incluindo aulas e atividades de vivência. O principal objetivo da modalidade é garantir que os alunos, assim que formados, possam aplicar esses conhecimentos na prática e ver os resultados.

Duração

O período de duração do curso é de 12 meses, com 12 matérias divididas em quatro blocos. Cada matéria tem uma carga horária de 30 horas, totalizando 360 horas.

Para quem é indicado

O curso se aplica a todos os profissionais, graduados em qualquer área, que queiram atuar com gerenciamento de projetos. Trata-se de uma formação bastante abrangente, que ensina os fundamentos e metodologias específicas.

Os blocos de aprendizado são divididos em partes:

• o primeiro foca principalmente na avaliação e planejamento de projetos e como esses métodos se aplicam às organizações;
  • o segundo fala da metodologia preditiva, observando o planejamento de projetos de longo prazo, que exigem bastante análise;
  • o terceiro bloco fala sobre a metodologia ágil, ideal para projetos que exigem múltiplas interações e demandam melhorias incrementais — algo comum no desenvolvimento de softwares, por exemplo;
  • o último, por sua vez, fala sobre a gestão de pessoas — isso inclui desde a comunicação com stakeholders até a melhor maneira de coordenar a sua equipe interna.

A partir dos conhecimentos apreendidos ao longo da sua pós-graduação, será possível aprimorar seu trabalho e apontar caminhos de crescimento para todos os envolvidos e a empresa onde você atua.

Professores e infraestrutura de ponta

Para garantir o melhor aprendizado, é fundamental contar com boa infraestrutura ao longo de todo o curso. É por isso que a PUC-Campinas está sempre investindo em melhor tecnologia e recursos para aprimorar o processo de ensino em todos os seus setores.

Como parte desse objetivo, também buscamos apenas os melhores professores dentro do ramo para ministrar todas as aulas. Isso inclui doutores e mestres em suas respectivas áreas de formação, já com anos de experiência profissional para compartilhar com todos os estudantes.

Se você quer fazer a sua Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos com maior qualidade, o curso EAD da PUC-Campinas é o melhor caminho. Com a nossa ajuda, você terá todos os recursos, a expertise e o renome que precisa para crescer em sua carreira e ampliar seus conhecimentos.

Visite o nosso site, conheça mais sobre a Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na PUC-Campinas e faça a sua inscrição!

Marketing
27 de outubro de 2023