TRADIÇÃO QUE CONSTRÓI VALORES
E INOVAÇÃO QUE TRANSFORMA A VIDA

Mais que formar, transformar. Há 75 anos, a PUC-Campinas constrói uma história pautada em valores que transformam a vida de seus alunos, revelando talentos e preparando profissionais mais humanos para a vida.

“Ao longo do ano de 2016, foi celebrado o Jubileu de Diamante da PUC-Campinas. Tiveram atividades e eventos de caráter social, artístico, cultural, esportivo e científico, além de solenidades e celebrações religiosas para marcar a data. Trate-se de resgatar a imensa contribuição da Universidade à causa do conhecimento, do saber e da formação humanística, bem como do envolvimento e da participação social, desde os primeiros momentos, na primeira metade do século passado, ainda como Faculdade, até a envergadura de Universidade Pontifícia do tempo presente, próxima de atingir a casa de 170 mil alunos formados.

Seja pelo período abarcado, seja pelos múltiplos e sólidos reflexos feitos sentir em todo o país e, em especial, na região de Campinas, essa história merece reverência, lembrança e conhecimento, elementos que adotamos como fio condutor dos eventos que celebram nosso Jubileu.

Marcados pela consolidação e pelo crescimento quantitativo e qualitativo, 75 anos de existência mostram que as realizações passadas designam compromisso sério com o tempo à nossa frente, cabendo, portanto, a todos nós, aprender com o passado. Dessa forma, esse resgate histórico é homenagem, mas também é lição, em que o passado nos ensina e estimula a forjar o futuro.

Acredito que entre esses polos, da homenagem merecida e do aprendizado conveniente, residem razões de sobra para a comunidade acadêmica aderir incontinente e participar ativamente da programação constante desta publicação, referente ao Jubilei de Diamante da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Esta é a história, esta é a nossa festa.”

Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht

EVENTOS COMEMORATIVOS DOS 75 ANOS DA PUC – CAMPINAS

Confira também as outras atividades que ocorreram em 2016 na comemoração dos 75 anos!

Semana Dom Gilberto Pereira Lopes

Esse evento, que foi realizado pelo Núcleo de Fé e Cultura, homenageou Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito de Campinas, por ocasião do aniversário de seus 50 anos de episcopado, 67 anos de ordenação presbiteral, 90 de anos de vida e 40 anos de sua presença em Campinas. Além disso, a PUC-Campinas publicou o livro: “Dom Gilberto: no tempo de Deus”, lançado durante o evento, que reúne escritos do homenageado de tempos e temas variados (cartas pastorais, palestras, homilias etc.), além de fotografias.

Semana Monsenhor Doutor Emílio José Salim

Por seu espírito humanistas, Monsenhor Salim dedicou-se intensamente às atividades de ensino e cultura, tendo recebido homenagens e condecorações nacionais e estrangeiras. A semana dedicada a ele – que contou com a participação de pesquisadores, religiosos, professores da PUC-Campinas e técnicos do Museu Universitário – foi mais uma forma de reconhecimento e agradecimento ao idealizador, em 1941, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, hoje, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Semana Cardeal Agnelo Rossi

O evento teve a finalidade de homenagear o Cardeal Rossi por seu valioso auxílio na consolidação dos alicerces da PUC-Campinas e compreendeu Mostra Temática, palestras e o lançamento de um livro com seus manuscritos, que aconteceram sempre com presença maciça de convidados, alunos e professores. Além de enorme colaborador na criação da Universidade, o Sacerdote, Bispo e Cardeal Rossi se tornou personalidade da maior proeminência da Igreja Católica do Brasil.

Dom Gilberto Pereira Lopes

Vídeo em homenagem ao Bispo Emérito de Campinas Dom Gilberto Pereira Lopes, que atuou como Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas no período de 1982 a 2004.

PUC-Campinas 75 anos

Programa mostra os eventos em comemoração ao Jubileu de Diamante da Universidade.

Celebração Eucarística da Abertura do Ano Letivo de 2016

Momento 75 anos –
4ª Edição

5ª Caminhada De Bem com a Vida -75 anos PUC-Campinas