
29 de junho: Dia do Papa
Celebração é um convite à reflexão sobre a missão do Pontífice Leão XIV como sucessor de Pedro, o apóstolo considerado o primeiro Papa
Neste domingo, 29 de junho, a Igreja celebra o Dia do Papa, data que coincide com a solenidade de São Pedro e São Paulo, dois dos maiores ícones do cristianismo. Para a Igreja Católica, São Pedro e São Paulo são considerados as colunas basilares da Igreja e da fé cristã: Pedro, por ser o 1º bispo de Roma; e Paulo, por seu ardor missionário.
Neste dia, os católicos do mundo inteiro elevam preces pelo Papa e expressam gratidão pelo seu Ministério Petrino.
Mais do que uma homenagem litúrgica, a data é um convite à reflexão sobre a missão do Papa Leão XIV como sucessor de Pedro, o apóstolo considerado o primeiro Papa, a quem Jesus confiou a missão de conduzir Sua Igreja: “Por isso eu lhe digo: ‘você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.’” (cf. Mt 16,18-19).
Papa Leão XIV
O Papa Leão XIV é o 267º papa da Igreja Católica. Ele foi eleito no dia 8 de maio de 2025, após a morte do Papa Francisco.
Leão XIV é um Pontífice marcado por profunda experiência missionária, forte formação canônica e fidelidade à visão sinodal da Igreja. Ex-prefeito do Dicastério para os Bispos, seu nome surgiu como uma alternativa de consenso no conclave, reconhecido por unir sensibilidade pastoral, competência jurídica e compromisso com os povos da América Latina.
Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e professou votos solenes em 1981. Possui sólida formação acadêmica: é bacharel em Matemática pela Villanova University, mestre em Teologia pela Catholic Theological Union (Chicago), e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Sua tese de doutorado versou sobre a autoridade dos priores locais na tradição agostiniana — já indicando sua atenção à sinodalidade e às mediações da autoridade na Igreja.