Universidade abre processo seletivo de mestrado em Psicologia com bolsas CNPq

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet até 29 de agosto

A PUC-Campinas abriu dia 17 de agosto o Processo Seletivo Complementar para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, para o Mestrado e com vagas com bolsa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O período de inscrições vai até 29 de agosto e elas podem ser feitas no site da Universidade clicando aqui.

A prova escrita de conhecimentos específicos será realizada dia 06 de setembro, das 9h às 12h, no Auditório da Biblioteca – Campus II. O exame de suficiência em língua estrangeira (língua inglesa) será também no dia 6, no mesmo local, das 14h às 17h.

O exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros) será dia 08 de setembro, das 9h às 12h, no Auditório 1 – Prédio Administrativo – Campus II.

A divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória) será no dia 09 de setembro, a partir das 17h. Os classificados farão entrevistas on-line entre os dias 13 e 14 de setembro, com a publicação dos resultados classificatórios no 16, a partir das 17h.

A matrícula dos candidatos aprovados será realizada de 29 e 30 de setembro, com início das atividades do curso dia 03 de outubro.

Inscrições

Após o preenchimento e envio do formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

Ela será validada apenas depois da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo ou sobre o curso, o candidato pode entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do Programa de Pós-Graduação.

Documentos

Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:

– Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado em campos específicos do formulário.

– Histórico Escolar do Curso de Graduação

– Diploma do Curso de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação)

– RG (ou RNM, se estrangeiro)

– CPF

– Anteprojeto de Pesquisa

Só serão aceitos os diplomas de graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Na matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.

Anteprojeto

O anteprojeto deverá ser apresentado de maneira clara e resumida ocupando, no máximo, 10 páginas digitadas em espaço 1,5, letra Arial 12. Deverá apresentar título; justificativa (científica, social, pessoal para realização da pesquisa); Fundamentação teórica (referencial teórico e conceitos básicos envolvidos nos eixos dos fundamentos); Métodos (fundamentos metodológicos, participantes, material e procedimento); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências.

O anteprojeto deve exclusivamente fornecer ao colegiado do Programa condições para identificar possibilidades de acolhida do candidato nas diferentes Linhas de Pesquisa, bem como dar indicações do grau de familiaridade do candidato com o campo da pesquisa.

Marcelo Andriotti
18 de agosto de 2022