Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2022

Apresentação

A Semana Integrada do CEATEC (Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias) é um evento realizado por estudantes para estudantes. No ano de 2021, será realizada entre os dias 20 e 24 de setembro, com o tema Mundo pós-pandemia: desafios e estratégias de inovação.

O objetivo do evento é proporcionar aos estudantes a possibilidade de articular entre os conceitos e teorias vistos em aula e as novidades e tendências do mercado de trabalho, bem como apresentar as áreas de atuação dos profissionais, através de palestras, minicursos, oficinas, workshops e visita técnica através de Tour Virtual em empresas.

Além disso, é uma oportunidade para integrarmos as diversas áreas de atuação dos nossos cursos e destacar as convergências entre diferentes profissões.

Programação

Manhã

(09:00 - 11:00) Crises que deixam marcas, mas que nos impulsionam

Palestrante: Andrius Henrique Sperque

Sobre a atividade: Uma breve introdução sobre nossa empresa no Vale do Silício – Crises locais de nossa Startup e como elas nos fizeram crescer.

Acesso à atividade

Tarde

(16:00 - 18:00) Gringo Cardia - Arquitetura, Design e Cenografia

Palestrante: Gringo Cardia

Sobre a atividade: Gringo Cardia, referência em cenografia, dirigiu vários desfiles nas semanas de moda de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de várias cerimônias de premiação nas áreas de moda, música, teatro, televisão e esportes. Além disso, é curador e designer de vários museus. Com toda essa experiência e sendo uma referência, o Arquiteto e Designer falará sobre como se da a interlocução de sua carreira da arquitetura para a atuação em cenografia, curadoria de museus e design, mostrando a ampla possibilidade que a arquitetura de campo profissional.

Acesso à atividade

Noite

(18:00 - 19:00) História Urbana de Campinas-SP: Elaboração de um SIG Histórico (1878-1952)

Palestrantes: Ana Beatris Fernandes Menegaldo; Ana Laura Scavassa Magro; Bruna Catarina Ludovico; Isabelle Contiero; Julia Fernandes; Renata Baesso Pereira

Sobre a atividade: Apresentação dos resultados obtidos nas pesquisas de Iniciação Científica do Grupo de História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos, orientadas pela Profa. Dra. Renata Baesso. Discussão sobre a importância de um SIG histórico na construção de novas perspectivas da história urbana, nesse caso, de Campinas.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) A força do 1%

Palestrante: Maria Contantino Emídio

Sobre a atividade: Por que precisamos crescer e contribuir? A força do 1% melhora a sociedade juntamente com as pessoas, sendo esta que a sociedade precisa.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Desenvolvimento de Tecnologias de Nióbio e suas Aplicações em Baterias Avançadas de Íon-Lítio

Palestrante: Luanna Parreira

Sobre a atividade: Com a intensificação do mercado de veículos elétricos, a demanda por baterias de íon-lítio que possuam alta densidade energética, menores tempos de recarregamento e maiores tempos de vida útil tem resultado numa busca constante por soluções tecnológicas. A palestra abordará aspectos importantes do nióbio – científicos e tecnológicos – considerando estes desafios e a sua aplicação em componentes, como ânodos e cátodos, para uma geração mais avançada de baterias de íon-lítio de alta performance, segurança e durabilidade.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Gestão Ambiental no Aeroporto Internacional de Viracopos – oportunidades e desafios

Palestrante: Moisés Alves de Araújo Junior

Sobre a atividade: Apresentação da Gestão Ambiental no Aeroporto Internacional de Viracopos com a abordagem das boas práticas de gestão, oportunidades para inovação de processos e os desafios futuros.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Instituto Principia, onde a ciência expande o mundo

Palestrante: Norma Reggiani

Sobre a atividade: O Instituto Principia foi criado em 2017 como centro de produção e difusão do conhecimento científico e de conexão da ciência com a sociedade e tem três frentes de atividades: um Centro de Pesquisa, uma Escola de Talentos e um Centro de Ciências. A Escola de Talentos visa ser uma fonte de inspiração para despertar vocações científicas, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico a jovens que tenham grande interesse e altas habilidades para a ciência. O Centro de Ciências visa ser um polo de divulgação científica para o público em geral e de orientação profissional para jovens interessados em seguir uma carreira científica. Para tanto são organizados vários eventos como o YouScience, Cinema Científico, mês da Astronomia, cursos e exposições. A mantenedora do Instituto Principia é a Fundação Instituto de Física Teórica, criada em 1951, como entidade de direito privado sem fins lucrativos.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Mulheres: como se destacar no mercado de trabalho?

Palestrante: Miriam Koga

Sobre a atividade: Palestra que abordará o papel da mulher no mercado de trabalho e no setor de tecnologia.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Sistemas de Combate à Incêndio

Palestrante: Helton Wilian Vezone Dino

Sobre a atividade: Apresentação de linhas de produtos para os sistemas de combate à incêndio por sprinklers e também hidrantes.

Acesso à atividade

(18:00 - 20:00) Por mais engenheiros nesse mundo

Palestrante: Ronaldo Florentino dos Santos; Vinicius Marchese

Sobre a atividade: Apresentaremos um pouco do institucional do CREA-SP, com suas diretrizes, e falaremos sobre o mercado de trabalho em geral, mostrando como está hoje e o que o que esperam dos futuros profissionais. Também será feita uma breve explicação sobre a Mútua-SP.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Desafios e Especificidades na prática da Engenharia Civil no Canadá

Palestrante: Paula Carteado

Sobre a atividade: Contarei um pouco da minha trajetória e experiência trabalhando como engenheira civil desde 2013 no Canadá. Falarei um pouco sobre os desafios da prática da engenharia por estrangeiros no país. Apresentarei alguns projetos interessantes do qual fiz parte e algumas especificidades relacionadas as regiões dos projetos como considerações climáticas, sísmicas, ambientais, logísticas, técnicas entre outros.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Estado social, saúde e suplementação de renda na pandemia

Palestrante: Tadeu Alencar Arrais

Sobre a atividade: Estado social, saúde e suplementação de renda na pandemia.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Impactos da Pandemia no Gerenciamento de Projetos de Software

Palestrante: Felipe Kashiwagura

Sobre a atividade: Um overview dos Impactos da Pandemia no Gerenciamento de Projetos de Software envolvendo metodologias ágeis.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Mesa Redonda: Experiências e Desafios da Docência Antes e Após a Pandemia

Palestrante: Jonathas Bueno Hara

Sobre a atividade: Uma Mesa Redonda entre alunos, ex-alunos e professores, onde trarão seus relatos do dia a dia na profissão e os impactos da pandemia na educação.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Reflexões Sobre os Cenários Macroeconômicos Pré e Pós-Pandemia

Palestrante: Daniela Scarpa Beneli

Sobre a atividade: Nesta palestra serão abordados: Apontamentos sobre a Formação da Economia Brasileira: levantando algumas características; Aspectos Macroeconômicos da Economia Brasileira em 2020; Aspectos Macroeconômicos da Economia Brasileira em 2021. Nestes temas, serão discutidos: os aspectos econômicos históricos; as políticas macroeconômicas dos anos 2000; análise do PIB (2012 a 2021) quanto ao baixo ritmo de atividades produtivas; os choques de oferta e demanda; análise do setor de serviços; políticas fiscal e monetária; deterioração da base fiscal e aumento da dívida pública; ritmo das reformas estruturais e as oportunidades de investimento.

Acesso à atividade

Manhã

(09:00 - 11:00) Inovação, atualização e renovação: vida real durante e pós-pandemia

Palestrante: Célia Christina de Almeida Padreca Nicoletti

Sobre a atividade: A temática retrata a importância de se reinventar e de se atualizar mediante os desafios da vida real durante e pós-pandemia. O contexto nos conduz à uma revisão de diversos papeis profissionais, sociais e pessoais que se transformaram completamente em um espaço antecipado de tempo. Assim, é fundamental compreender o quanto é necessário se renovar, se humanizar e passar a respeitar todos os seres vivos e a vida, pois necessidades e mudanças nos impõem significativas transformações.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) O que é Inteligência Artificial e como isso se aplica no mundo atual?

Palestrante: Victor Salles

Sobre a atividade: O palestrante, especialista em inteligência artificial com mais de 10 anos de experiência vai contar sobre conceitos básicos sobre o tema, cases e também como o iFood aplica essas tecnologias para alavancar o seu negócio.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Transformação Digital na Método Engenharia

Palestrantes: Rafael Tadeu Souza; Camila de Andrade Kfouri

Sobre a atividade: A palestra tem como objetivo mostrar de que forma a transformação digital vem acontecendo na cadeia da construção civil, exemplificando alguns cases de sucesso com a utilização das metodologias BIM e Lean nas três unidades de negócio da empresa, bem como de que forma a Método tem atuado em soluções de inovação aberta e implantação de metodologias de Design Thinking para solução de problemas.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Meio ambiente e pandemia: Novos caminhos para produção e consumo

Palestrante: Edy Maicon Merendino

Sobre a atividade: A temática de sustentabilidade já vinha ganhando força e espaço antes da pandemia de COVID-19. Fica cada vez mais claro que os modelos de produção e consumo precisam se adequar sob pena de termos que enfrentar mudanças severas no planeta em que vivemos. Vamos conversar sobre estes pontos, sob a perspectiva do momento que vivemos, e pensar no que podemos fazer para colaborar com as mudanças necessárias.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Tecnologia aplicada no Supply Chain Planning

Palestrantes: Ivaner Mandello Junior; Marcelo Fiusa Carneiro; Wagner José Montoro

Sobre a atividade: Uma cadeia de suprimentos típica, ou supply chain, é composta por todos os parceiros de negócio e processos que se conectam e sustentam a existência de qualquer empresa. Normalmente envolve uma empresa e seus fornecedores de matéria-prima ou de produto acabado, suas fábricas, seus centros de distribuição, seus provedores de serviços de transporte, seus clientes e/ou lojas. Ou seja, vai da matéria-prima até o ponto de venda do produto acabado. Um dos maiores desafios das empresas é justamente como definir de forma ótima os seus diversos planos operacionais no dia-a-dia, envolvendo todos esses componentes. Entre esses, os principais são: planejamento de demanda, planejamento de produção, planejamento de compras, planejamento dos estoques, planejamento dos transportes. Esta apresentação deverá tratar justamente deste tema: planejamento no supply chain. Seus maiores desafios; principais componentes e variáveis envolvidos; a tecnologia auxiliando no suporte às decisões e elaboração dos planos; uso de algoritmos estatísticos e motores de otimização (solvers) para obtenção de cenários alternativos, baseados em análises de trade-off.

Acesso à atividade

(10:00 - 12:00) A representação na arquitetura e a construção de um discurso gráfico

Palestrante: Marcus Vinicius Damon

Sobre a atividade: A representação na arquitetura e a construção de um discurso gráfico.

Acesso à atividade

Tarde

(14:00 - 15:00) Outras formas de ser urbanista para um mundo pós-pandemia

Palestrante: Pedro Renan Debiazi

Sobre a atividade: PALESTRA – Caminhos do urbanismo e atuação profissional em um mundo pós pandemia.

Acesso à atividade

(14:00 - 17:00) Visita Técnica Virtual - Ypê

Palestrante: Programa de visitas Ypê

Sobre a atividade: Visita Técnica Virtual – Ypê – Limite de participantes: 40 pessoas.

Noite

(18:00 - 19:00) LADEUR - Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais: linhas de pesquisa, atividades e resultados

Palestrante: Manoel Lemes da Silva Neto; Vera Santana Luz

Sobre a atividade: Apresentação do Grupo de Pesquisa Laboratório de Desenho de Estarágias Urbano-Regionais (LADEUR), atividade ministrada pela Dra. Vera Santana Luz. Líder do grupo de pesquisa Dr. Manoel Lemes da Silva Neto.

Acesso à atividade

(19:00 - 22:00) Uso do software TQS para cálculo de estruturas

Palestrante: Lidiane Faccio de Faveri

Sobre a atividade: Abrangerá o lançamento de elementos estruturais, pilar, vigas e lajes, de uma pequena e hipotética edificação, assim como seu processamento, verificações e análises, com o objetivo do conhecimento do software. O workshop será expositivo, e os alunos poderão reproduzir posteriormente os comandos aprendidos, revendo o vídeo gravado, utilizando a versão TQS Estudante (gratuita para download): https://www.tqs.com.br/systems/tqs-estudante/kd04pfvhi1.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Transformação digital

Palestrante: Pedro Carlos Xavier

Sobre a atividade: Debater os Hard Skills e os soft skills necessários para esse momento.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) As áreas de atuação de uma Engenheira - SWE

Palestrantes: Cátia Silva; Lorena Mascioli

Sobre a atividade: A palestra tem como objetivo mostrar as diferentes áreas que de atuação que um(a) Engenheiro(a) pode seguir, demonstrando as inúmeras possibilidades, trazendo em especial a participação de membros da Sociedade de Mulheres Engenheiros (SWE).

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Curtir a Jornada

Palestrantes: Fernando Castro

Sobre a atividade: Contando um pouco da sua trajetória profissional, Fernando Castro vai falar sobre a jornada de crescimento da área de tecnologia do banco digital Agibank até a emancipação com o spin off que deu origem à HypeFlame. Ele, que começou com 20 anos na área tech, compartilha os principais desafios pessoais e profissionais até aqui e fala sobre a importância da tecnologia para o mundo hoje em dia.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Nem N-95 e nem máscara nenhuma: uma sala de aula para todos num mundo (pré/peri/pós)pandêmico

Palestrante: Ruan Sousa Diniz

Sobre a atividade: Uma palestra, onde será apresentado as questões da linguagem de sinais no cenário de pandemia, dentro também do contexto da educação.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Psicologia do eSport - Experiências e Desafios de atuar com o esporte eletrônico profissional.

Palestrante: Júlia Grannier

Sobre a atividade: Bate papo voltado para falar sobre a experiência de atuar com a psicologia do esporte eletrônico, buscando envolver aspectos relacionados ao dia-a-dia do trabalho com atletas profissionais de eSports e o meio competitivo de alta performance, destacando também a forma de entrada no cenário e seus desdobramentos.

Acesso à atividade

(18:00 - 20:00) Sustentabilidade em canteiro de obras

Palestrante: Rafael Alves de Carvalho Gonzalez

Sobre a atividade: Apresentar aos participantes algumas ações desenvolvidas pela Rocontec que visam reduzir os impactos ambientais em seus canteiros, além da implantação de boas praticas em época de pandemia.

Acesso à atividade

(20:00 - 21:00) Pós-graduação na Austrália: um novo mundo para a pesquisa

Palestrante: Barbara D. Giorgini Sepulveda

Sobre a atividade: Você já pensou em continuar seus estudos fora do país? E se esse país estiver do outro lado do mudo? E se, alem do mais, você conseguir a universidade paga e receber para estudar? Te convido a conhecer um pouco mais sobre como é fazer um mestrado ou doutorado na Austrália. Aqui vamos falar dos desafios de um estudante quando se estuda em outro país, apresentar como é viver fora, em outra lingua, numa cultura que tem povos e influências de todos os cantos do mundo. E para completar, como eu consegui uma bolsa de estudos que inclui a mensalidade da Universidade, um salário mensal e até a passagem de avião para cá! Bem vindo à Australia!

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Como gerenciar sua carreira: o poder do conhecimento

Palestrante: Claudio Santana

Sobre a atividade: Você sabe quem você quer ser? Qual a importância do conhecimento e do autoconhecimento na sua vida profissional e pessoal? O quanto se aperfeiçoar e aprender constantemente são fatores decisivos para crescer e se destacar profissionalmente.  Vou lançar um olhar sobre estas  perspectivas e o que fazer para trilhar um caminho com mais felicidade e sucesso.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Construção do processo de recrutamento e seleção nesse novo momento do mundo

Palestrante: Bruna Marina dos Santos Souza

Sobre a atividade: Nesta palestra, os temas abordados serão: o processo de recrutamento e seleção nesse momento atual que estamos vivenciando e suas práticas de processos.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) IA e suas aplicações

Palestrante: Mikaeri Ohana

Sobre a atividade: A visão da segunda mulher no Brasil a conquistar o título de Google Developer Expert em Machine Learning e uma dos cerca de 700 GDEs espalhados pelo mundo sobre Inteligência Artificial e suas aplicações.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Projetos Extracurriculares

Palestrantes: Milena Arruda Silva; Rafaela Neves; Saulo Cana Brasil

Sobre a atividade: Apresentação dos projetos de extensão da PUC: o que são, como funcionam, vantagens vinculadas e como participar.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Pesquisa Científica na Universidade: da Iniciação Científica ao Mestrado.

Palestrantes: Alessandra Leite e Natália Esteves

Sobre a atividade: Palestra Informativa.

(20:00 - 22:00) Uso Público como estratégia para a conservação da ARIE Mata de Santa Genebra.

Palestrante: Cristiano Krepsky

Sobre a atividade: Propõe realizar uma debate com os participantes através do estudo de projetos de Uso Público realizados na ARIE Mata de Santa Genebra. Espera-se colaborar para o entendimento da importância de programas de uso público em áreas naturais para a conservação da biodiversidade.

Acesso à atividade

Manhã

(09:00 - 11:00) As mudanças trazidas pela pandemia que sobreviverão a ela

Palestrante: Paulo Fernando Silvestre Júnior

Sobre a atividade: A pandemia provocou profundas mudanças em nossas vidas e também na maneira como as empresas operam, alterando produtos, modelos de negócios, comercialização e relacionamento com o cliente. Com a flexibilização das medidas de restrição, observa-se que muitas transformações impostas pela pandemia permanecerão mesmo após seu fim completo, pois se demonstram vantajosas sobre os formatos anteriores.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Desenvolvimento de software web para engenharia civil

Palestrante: Alexandre Barros

Sobre a atividade: Serão abordados os seguintes tópicos: Linguagens de Programação 2020 / 2021, Linguagens de Programação: Impacto Pandemina COVID-19, Tecnologias: O que mudou COVID-19, Software para Engenharia Civil: introdução, Tipos de Software, Standalone x Web Software, Desafios globais, Softwares desenvolvidos pela Maccaferri (Demonstração/Desafios/Times Globais, Database): HIDRAULICA, GEOTECNIA, QUEDA DE ROCHAS, RODOVIAS, DRENAGEM, Software Development Cycle (6 Etapas), Solution Development Cycle (9 Etapas), Tecnologias Web de desenvolvimento de software, Visual Studio 2019 (C#, HTML5, CSS, Javascript, Microsoft Azure, SQL Server), Software para engenharia: o Futuro, Qual será o Futuro da Tecnologia pós COVID-19?

Acesso à atividade

(10:00 - 11:00) Apresentação do site do grupo de pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial

Palestrantes: Ana Paula Farah; Bia Carvalho Costa Santos; Bianca Maria Batista Janotti; Camila Cristina Piccoli Campoy; Heloísa França Madeira Muzzi; Laura Panetto Simon; Letícia Ferreira Ranolfi; Maria Cristina da Silva Schicchi; Mariana Figueiredo Raposo; Marlon Paiva

Sobre a atividade: I. Apresentação do site do grupo de pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial, com compartilhamento dos participantes para que conheçam como funciona um grupo de pesquisa: membros, publicações, eventos e outras atividades.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Biotecnologia e Biofabricação: startup 3D Biotechnology Solutions case

Palestrante: Ana Luiza Millás

Sobre a atividade: Biotecnologia e Biofabricação: startup 3D Biotechnology Solutions case.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Inspeção, Recuperação e Reforço de Pontes

Palestrante: Rafael Timerman

Sobre a atividade: Apresentação de metodologias para inspeção, recuperação e reforço de pontes e viadutos de concreto.

Acesso à atividade

Tarde

(15:00 - 16:00) Acessibilidade e Mobilidade Geográfica na Região Metropolitana de Campinas: analisando os corredores de ônibus

Palestrante: Caio da Silva Lourenço de Oliveira

Sobre a atividade: O presente trabalho tem como objetivo analisar a acessibilidade e a mobilidade geográfica na Região Metropolitana de Campinas por meio da análise dos corredores exclusivos e preferenciais presentes em toda a sua extensão. Outro ponto a ser abordado é se a mobilidade geográfica realmente é ampliada quando são criados novos corredores de ônibus, sejam eles de caráter exclusivo ou preferencial, municipal ou metropolitano.

Acesso à atividade

Noite

(18:00 - 20:00) 40 anos de Engenharia em Madeira

Palestrante: Daniel Salvatore

Sobre a atividade: PALESTRA. Apanhado histórico das obras da empresa, do início dos trabalhos conjuntos com o mestre Zanine utilizando madeira nativa, até as recentes obras de grande porte com a Madeira Lamelada Colada (MLC) de Eucalipto. Processo de concepção e detalhamento das estruturas de madeira, desenvolvido pela empresa para a fabricação e usinagem das peças, e montagem do pré-fabricado na obra.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) AIoT: como os diferentes setores serão impactados pela transformação digital pós-pandemia

Palestrante: Marcelo Ferreira

Sobre a atividade: A pandemia de Covid-19, as mudanças climáticas, a saúde, a educação e a sustentabilidade são exemplos de como as necessidades e desejos das pessoas estão mudando. Para lidar com essa rápida transformação é importante combinar a experiência em conectividade (internet das coisas – IoT) com a inteligência artificial (IA) através do desenvolvimento de inovações e gerando novas oportunidades no campo de AIoT. A palestra abordará como os diferentes setores serão impactados pela transformação digital pós-pandemia e como essas tecnologias estão transformando as organizações.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Efeito Arco na Alvenaria Estrutural

Palestrante: Éder Murilo Parizzoto Sabino

Sobre a atividade: Serão abordados desde conceitos básicos de alvenaria estrutural, passando pela determinação dos carregamentos verticais e horizontais; esforços solicitantes; aspectos normativos e controle de qualidade, até a modelagem computacional e dimensionamento das transições com a consideração do efeito arco. O enfoque principal será na interação entre as paredes e o pavimento de transição, que pode ser constituído de vigas e/ou lajes armadas ou protendidas. Serão apresentados exemplos de dimensionamento dos elementos de transição com e sem a consideração do efeito arco.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Mercado de trabalho em SGI para engenheiros

Palestrante: Alessandra Leite; Ivo Neves

Sobre a atividade: Oportunidades do mercado de trabalho para atuação em Sistema de Gestão Integrado.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Os "vales da morte" da inovação: Quais os desafios da nanotecnologia em um mercado maduro

Palestrante: Fernando Menegatti de Melo

Sobre a atividade: A palestra abordará o tema nanotecnologia, suas aplicações e os desafios da área no atual momento.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Projetos Extracurriculares

Palestrantes: Milena Arruda Silva; Rafaela Neves; Saulo Cana Brasil

Sobre a atividade: Apresentação dos projetos de extensão da PUC: o que são, como funcionam, vantagens vinculadas e como participar.

Acesso à atividade

(19:00 - 22:00) Aplicação da simulação computacional na engenharia utilizando as ferramentas ANSYS (CFD e FEA)

Palestrantes: Giuseppe Mirlisenna; Tiago Gonçalves Faria

Sobre a atividade: A utilização de simulação computacional é uma realidade cada vez mais presente no desenvolvimento de projetos nas indústrias. Este mini curso tem como intuito apresentar algumas das aplicações da simulação dentro do universo de engenharia. Serão apresentados exemplos de aplicação de simulação computacional em diversos setores da engenharia sendo divididos em duas diferentes áreas: Análise Estrutural (FEA) e Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) . O curso também apresentará demonstrações do uso dos softwares da ANSYS para cada uma das áreas citadas anteriormente. Link para download da versão de estudante do ANSYS (não é obrigatório ter o ANSYS instalado para acompanhar a atividade): https://www.ansys.com/academic/free-student-products.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Do estágio a efetivação

Palestrante: Ramarys Vasconcellos dos Santos Souza

Sobre a atividade: Um pouco da minha carreira desde o estágio até a efetivação e os novos desafios impostos pela pandemia na área que atuo.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Light Steel Framing - Projeto, Aplicações e Execução

Palestrante: Alexandre Kokke Santiago

Sobre a atividade: A palestra apresenta os principais conceitos e soluções do Light Steel Framing, além de requisitos e exemplos relevantes do desenvolvimento de projetos e execução de obras utilizando o sistema LSF de forma eficiente e sustentável.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Oportunidades e Papel do Engenheiro Ambiental diante aos desafios do Novo Marco Legal do Saneamento

Palestrante: Gustavo Basílio

Sobre a atividade: A pandemia do novo coronavírus expôs as falhas no serviço de saneamento básico no Brasil. Medidas de higiene, como a lavagem das mãos, estão entre as formas mais importantes de prevenção à doença, mas grande parte da população encontra dificuldades para segui-las. O Projeto de Lei do Saneamento (PL 3261/2019) em discussão impõe metas ambiciosas para o setor até 2033. O novo marco regulatório estabelece que 99% da população deverá ser atendida por água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto no período. O Engenheiro ambiental e sanitarista é, por excelência, o engenheiro da área de saneamento. Atuando nesse setor, ele é responsável por acompanhar projeção, construção e operação dos sistemas de saneamento básico – ou seja, o profissional terá oportunidades tanto durante a implementação do novo marco de saneamento quanto depois, quando ele já estiver consolidado.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Transformação digital: Six sigma e Agile

Palestrante: Kalen Carvalho

Sobre a atividade: Transformação digital: Six sigma e Agile

Acesso à atividade

Manhã

(09:00 - 11:00) Alinhamento de Máquinas usando um Equipamento Tridimensional

Palestrante: Nelson Carvalho

Sobre a atividade: Descrição das ferramentas utilizadas para efetuar o alinhamento de máquinas e comportamento dos parâmetros analisados através de um software desenvolvido para diferentes modelos existentes no mercado.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Inovação através do Design centrado no usuário

Palestrante: Antonio Evio Salgado Farsura de Souza

Sobre a atividade: Como a mentalidade centrada no usuário pode nos ajudar a conceder produtos que entregam valor e atendem as reais necessidades dos nossos público-alvo.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Tecnologia BIM – O Ciclo de Vida da Construção

Palestrante: Daniel de Morais Severino

Sobre a atividade: A tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) é a base da transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção. Muito além de um software, é a unificação de todas as áreas de uma construção: projeto, execução e manutenção. É através da tecnologia BIM que todos os envolvidos em um projeto se comunicam, diminuindo assim o tempo de execução do mesmo e reduzindo seus custos e retrabalhos.

Acesso à atividade

(09:00 - 12:00) Visita Técnica Virtual - Ypê

Palestrante: Programa de visitas Ypê

Sobre a atividade: Visita Técnica Virtual – Ypê – Limite de participantes: 40 pessoas.

(09:00 - 11:00) APIs transformando o mundo para uma jornada digital

Palestrantes: Adilson Salomão Cavati; Aline Bender Dias; André Beraldi Chiosini; Camila Rebeca Paulino; Filipe Torqueto; Gabriel Jacob Babler; Livia Scoz Trevisani; Matheus Cumpian

Sobre a atividade: Venha descobrir com a Sensedia como trabalhamos a transformação digital de clientes de diferentes eixos, passando por todos os processos, etapas e áreas da empresa. Entendendo na prática qual a função estratégica de cada área e como todo o processo se conversa no todo e traz para o digital soluções inovadores. Durante o período da manhã, entenderemos o funcionamento e parceria das áreas de Cloud Architect, Cloud Operation e Produto e no período da tarde acontecerá a apresentação de Sales, pré-sales e consultoria. Venha participar dessa jornada conosco e conhecer o maravilhoso mundo das APIs!!!

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Por trás do Digital

Palestrante: Isabela Fidelis Vianna

Sobre a atividade: A pandemia está nos transformando de diversas maneiras. Uma das grandes mudanças é a forma como consumimos produtos e serviços. Para ter um negócio de sucesso, não basta se preocupar apenas com o físico ou o digital, tem que pensar em todos os pontos de contato com o cliente, e o marketing é parte fundamental disto.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Utilização de Drones na Engenharia

Palestrantes: João Paulo Stach Giacometti; Lucas Soares Barbosa

Sobre a atividade: Aplicações de aeronaves remotamente pilotadas no auxílio de atividades, cálculos e obtenção de dados aerofotogramétricos para diversas finalidades. Demonstração das diferenças entre os sensores, e possíveis aplicações destes.

Acesso à atividade

(10:00 - 11:00) Políticas Territoriais e a Água no Meio Urbano

Palestrantes: Cíntia de Santana Souza; Patrícia Rodrigues Samora

Sobre a atividade: Apresentação do grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e a Água ministrada por: Dra. Patrícia Rodrigues Samora; Dra. Cíntia de Santana Souza

Acesso à atividade

Tarde

(15:00 - 18:00) Criative-se, Oficina de desenho a mão livre e colagem digital

Palestrante: Isabelle Contiero; Luana Coelho; Luiza Budahazi

Sobre a atividade: Oficina online do Grupo PET Arquitetura e Urbanismo da Puc-Campinas, ministrada pelas integrantes: Luana Coelho e Luiza Budahazi, em colaboração com Isabelle Contiero, estudante do 4° ano de graduação da FAU PUC-Campinas. A atividade será realizada no formato de uma oficina interativa e criativa, organizada em dois momentos: em um primeiro momento, haverá o desenvolvimento de desenhos na forma de croquis, que busquem valorizar a individualidade de cada traço e incentivar a criatividade nos alunos. Serão propostos exercícios dinâmicos para que os participantes adquiram confiança no traço e expandam o olhar quanto às diferentes maneiras de representar aquilo que está ao nosso redor. Os exercícios dinâmicos guiarão os participantes a produzirem um desenho final, usado no segundo momento da oficina, da colagem digital. O objetivo é estimular a sensação libertadora do desenho gestual, sendo assim, não é necessário saber desenhar para participar da atividade. Em um segundo momento, o desenho que foi produzido à mão será utilizado para a colagem digital no Photoshop. Dessa maneira, os participantes terão um tempo para escanear ou fotografar suas artes. Além do desenho, a colagem será composta por uma fotografia previamente disponibilizada pelas apresentadoras. O objetivo é apresentar a interface do software e criar uma composição criativa com o desenho à mão livre e a fotografia, a fim de que os participantes percebam as possibilidades de representação gráfica para além daquela exclusivamente computacional. Espera-se que eles sejam capazes de aplicar em seus próprios projetos da faculdade os conhecimentos passados na oficina. Materiais sugeridos para a primeira parte da oficina (desenho à mão): folha sulfite A4, lápis grafite, caneta nanquim e lápis de cor. Material para a segunda parte da oficina (colagem digital): Adobe Photoshop instalado.

Acesso à atividade

Noite

(18:00 - 19:00) A política de implementação de habitação de interesse social (HIS) e a segregação socioespacial em assentamentos precários: Estudos de caso em Jundiaí (SP)

Palestrantes: Felipe da Motta Bueno; Wilson Ribeiro dos Santos Junior

Sobre a atividade: Apresentação do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana ministrada por: Wilson Ribeiro dos Santos Junior e Felipe da Motta Bueno

Acesso à atividade

(19:00 - 22:00) Formação White Belt Six Sigma

Palestrante: Ricardo Nagano

Sobre a atividade: O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma metodologia criada pela Motorola na década de 80 e visa entre outros fins, a eliminação de falhas e defeitos nos processos por meio da redução de variabilidade nos mais variados tipos de processos com foco no ZERO DEFEITO. Considerada como uma estratégia de negócios, várias empresas dos mais diferentes segmentos de mercado utilizam o Seis Sigma como um grande diferencial competitivo. Age como um poderoso agente de mudança, pois muda a forma das pessoas compreenderem o que é qualidade. Conteúdo programático: O que é o Seis Sigma Indicadores de Eficácia e Eficiência Capacidade do Processo Custo da Qualidade Desvio Padrão Histograma Estrutura do Seis Sigma Cálculo do Nível Sigma Validar a causa raiz Gerenciar a mudança Padronização e Melhoria Contínua A Metodologia DMAIC O Seis Sigma e o Mercado de Trabalho.

Como instalar o software estatístico gratuito que será usado na Formação White Belt Six Sigma do dia 23/9 das 19:00 às 22:00

https://drive.google.com/file/d/1ARvsJfAad2HK0mtWxhaKvMMGe_v41tvv/view?usp=sharing

Salvar estes arquivos em seu computador:

Arquivo 1-Vídeo (deixar para assistir durante o curso)

Arquivo 2- Estudante

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Deep Learning vs Shallow Knowledge – É possível aprender geociências com a máquina?

Palestrante: Elita de Abreu

Sobre a atividade: Por muitos anos a geociências dedica-se ao estudo e entendimento da formação e evolução do planeta Terra, tendo aplicações diretas em diversas áreas das nossas vidas: produção de energia, meio-ambiente, meteorologia, predição e prevenção de desastres ambientais, etc. Inicialmente a geociências não passava de um ciência descritiva, que, através da a observação do presente e integração de dados de diversas natureza e escalas. Décadas depois, com os avanços tecnológico e grande quantidade de dados aferidos, e agora, o “boom” do aprendizado de máquinas, um novo paradigma tem se estabelecido em geosciências: é possível aprender algo novo através de modelos de inteligência artificial? Nesta palestra irei tocar em alguns destes pontos, com o intuito de provocar a comunidade a pensar sobre o assunto e não de responder ao questionamento proposto.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Engenheiro de Produção na Área da Saúde e Fabricação de Remédios

Palestrante: Thais Mendes da Grava

Sobre a atividade: Nesta palestra será apresentado pontos-chave da estrutura de uma Indústria Farmacêutica, voltados para normas e instruções diretas de Boas Práticas de Fabricação emitidas pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional de Farmácia. Também serão abordadas as atividades que o Engenheiro de Produção poderá exercer dentro da Indústria Farmacêutica.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Pesquisa Científica na Universidade: da Iniciação Científica ao Doutorado

Palestrante: Alessandra Leite; Natália Esteves

Sobre a atividade: Oportunidades, Experiências e Perspectivas

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Startups e Modelos de Negócios de Software

Palestrante: Renato Toi

Sobre a atividade: Uma palestra sobre Startups e Modelos de negócios no mercado de Tecnologia da Informação

Acesso à atividade

(18:00 - 20:00) APIs transformando o mundo para uma jornada digital

Palestrantes: Adilson Salomão Cavati; Aline Bender Dias; André Beraldi Chiosini; Camila Rebeca Paulino; Filipe Torqueto; Gabriel Jacob Babler; Livia Scoz Trevisani; Matheus Cumpian

Sobre a atividade: Venha descobrir com a Sensedia como trabalhamos a transformação digital de clientes de diferentes eixos, passando por todos os processos, etapas e áreas da empresa. Entendendo na prática qual a função estratégica de cada área e como todo o processo se conversa no todo e traz para o digital soluções inovadores. Durante o período da manhã, entenderemos o funcionamento e parceria das áreas de Cloud Architect, Cloud Operation e Produto e no período da tarde acontecerá a apresentação de Sales, pré-sales e consultoria. Venha participar dessa jornada conosco e conhecer o maravilhoso mundo das APIs!!!

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Comunicação online: Uma demanda pessoal, uma exigência profissional

Palestrante: Hugo Santos

Sobre a atividade: O mundo da comunicação omnichannel, ou seja, onde precisamos nos relacionar em diversos meios de comunicação diferentes, sejam ele presenciais ou não, está tomando conta das preocupações das pessoas e profissionais antenados com a transformação do comportamento em sociedade. Principalmente para profissionais e futuros profissionais importância da comunicação pelas redes sociais e meios online de relacionamento cresce todos os dias, mas as complicações de comunicação trazidas por ela crescem também. Podemos incluir aqui as mensagens do WhatsApp, as conversas nos “Inbox da vida” e as cada vez mais comuns reuniões online. Como acertar melhor minha comunicação online? Como deixar de cair nas pegadinhas do relacionamento online para melhorar a vida, a carreira e os negócios? Como promover uma comunicação com conveniência para meus clientes, parceiros e colegas de trabalho? Vamos responder estas e outras questões nesta palestra online.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Elaboração de espumante pelo método tradicional

Palestrante: Rafael Vicchini

Sobre a atividade: Serão abordados os seguintes tópicos: elaboração do vinho base, licor de tiragem, remoagem, degorgement, licor de expedição e roupagem.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Inovação Pós Pandemia

Palestrante: Anatoli Ivanov

Sobre a atividade: Como realizamos inovações e como acreditamos que teremos que ser pós pandemia.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Qualificação dos Produtos para o Financiamento a Empreendimentos Habitacionais - CAIXA

Palestrantes: Mariana Ferrini Giacon; Silvia Regina Merendas Raymundo

Sobre a atividade: Apresentação sobre a qualificação dos produtos da CAIXA para o financiamento de empreendimentos habitacionais lançados ou atualizados em 2021. A palestra abordará a modernização e customização das esteiras de análise e acompanhamento de obras pela CAIXA, a atualização do Selo Casa Azul + CAIXA que é um instrumento de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança) de empreendimentos habitacionais e a criação do Nível de Desempenho Técnico (NDT) para a classificação técnica das construtoras que operam com a CAIXA e que permite acesso diferenciado a produtos CAIXA.

Acesso à atividade

(20:00 - 22:00) Workshop: Realidade aumentada aplicada a projetos estruturais

Palestrante: Rangel Lage

Sobre a atividade: Entendendo e aplicando realidade aumentada em projetos estruturais com aplicativos gratuitos, e com objetivo de uma nova experiência na relação dos projetos e obra. Recomendado que os alunos tenham o TQS instalado no computador pessoal para acompanhar melhor o Workshop, porém, não é obrigatório. Versão TQS Estudante (gratuita para download): https://www.tqs.com.br/systems/tqs-estudante/kd04pfvhi1

Acesso à atividade

Manhã

(08:00 - 11:00) Rumo - Somos o Brasil em Movimento - A Engenharia que movimenta o Brasil!!!

Palestrante: Maurício José de Paiva Salomão

Sobre a atividade: Será apresentado como funciona uma ferrovia, passando por todas as áreas onde estudantes de engenharia e exatas podem nos ajudar a desenvolver o nosso país.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Como a Realidade Virtual e Realidade Aumentada pode ajudar o seu negócio em momentos de pandemia

Palestrante: Fábio Costa

Sobre a atividade: O tema irá abordar diversos cases de Realidade Virtual e Aumentada que a agência Casa Mais realizou para diversos clientes de diversos segmentos em momentos de pandemia.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Motorola Backstage

Palestrante: Alexandre Olivieri; Eliana Ravagnani

Sobre a atividade: Apresentação da Motorola e Programa de estágio Motorola

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) A Importância do UX no "Novo Normal"

Palestrante: Augusto Scarelli Silva

Sobre a atividade: O meio digital se tornou ainda mais forte nesses últimos 2 anos. Com isso, muitas empresas investiram em marketing e ferramentas para suprir necessidades. É ai que o UX entra! Como se adaptar as novas necessidades do mercado de forma que agrade a grande maioria e, qual a importância de entender o cliente para fazer essas adaptação e criações.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Incorporação da Produção e do Controle de Qualidade da Vacina COVID-19 (recombinante) em Bio-Manguinhos/Fiocruz para atendimento à pandemia no Brasil

Palestrante: Priscila Ramos Coimbra Martins

Sobre a atividade: Nessa palestra apresentarei as etapas do processo produtivo e do controle de qualidade da Vacina COVID-19 (recombinante) que Bio-Manguinhos absorveu para atender à demanda do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Esse projeto é oriundo de uma parceira de transferência de tecnologia com a biofarmacêutica AstraZeneca. Além disso, trarei conceitos de boas práticas de fabricação que precisam ser seguidos para que um lote de vacina seja liberada ao mercado.

Acesso à atividade

(09:00 - 11:00) Navegando na tempestade - Boas Práticas para tempos de crise

Palestrante: Gustavo Benatti

Sobre a atividade: Navegando na tempestade – Boas Práticas para tempos de crise.

Acesso à atividade

Tarde

(16:00 - 17:00) Lab.MaP - Primeiro laboratório que tirou ideias do papel de 10 equipes espalhadas pelo Brasil para melhorar as condições de caminhar

Palestrantes: Paola Bernardi

Sobre a palestra: O Lab.MaP – Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé, idealizado pelo Projeto Como Anda, aconteceu entre março e agosto de 2021, em meio a pandemia da Covid-19, e trouxe o desafio para qualquer equipe do Brasil que atuasse no tema da mobilidade para pedestres para tirar suas ideias do papel! Com projetos voltados à comunicação e sensibilização, incidência política e intervenções urbanas em suas cidades, as iniciativas participantes trabalharam pautas correlatas ao caminhar em prol de cidades mais inclusivas, justas, resilientes, saudáveis e sustentáveis. Dez equipes, representando 4 das cinco regiões do Brasil e apresentando soluções adaptáveis a outras localidades foram selecionadas e o Lab.MaP se mostrou como uma potente jornada de construção e materialização de iniciativas para melhorar e incentivar as condições de caminhar nas cidades. Em uma roda de conversa, vamos compartilhar os desafios e oportunidades ocultas de cada localidade para incentivar o caminhar e lembrar que todos e todas nós somos pedestres em algum momento do dia e as condições de infraestrutura que enfrentamos nos nossos deslocamentos influenciam muito no tipo de experiência que podemos ter na cidade.

Acesso à atividade

Noite

(19:30 - 21:30) Carreira & mundo do trabalho pós-pandemia - algumas reflexões.

Palestrante: Silvana Faria Bobbio

Sobre a atividade: Carreira: O que foi? O que é? O que será?
A pandemia – influências no mundo do trabalho.
Primeiro emprego: desafios e oportunidades.

Acesso à atividade

Patrocinadores

Ouro

Prata