Semana Acadêmica é aberta com transmissão de palestra por holograma

Evento foi com vice-reitor Acadêmico e de Inovação Educacional do Instituto Tecnológico de Monterrey, do México

A Semana Acadêmica da PUC-Campinas foi aberta na manhã de 24 de outubro com uma palestra virtual, feita em tempo real com a utilização de um simulador de holograma, com Prof. Joaquím Guerra, vice-reitor Acadêmico e de Inovação Educacional do Instituto Tecnológico de Monterrey, do México. A abertura da semana, no auditório do Campus I, contou com a presença do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, e dos pró-reitores Cyntia Andretta (Graduação), Alessandra Borin Nogueira (Pesquisa e Pós-Graduação) e Rogério Bazi (Extensão e Assuntos Comunitários).

Clique aqui para ver programação

“O objetivo do uso do holograma no evento da Semana Acadêmica foi proporcionar uma experiência educacional imersiva síncrona, de forma que os alunos da nossa universidade pudessem sentir a presença do palestrante do México, na qual ele é percebido anatomicamente proporcional em fullbody, através da sua transmissão por videoconferência. A folha de projeção holográfica retém os fótons e então, a imagem do professor aparece como se estivesse flutuando”, disse o Prof. Me. Alexandre Monteiro da Silva, coordenador do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE).

“Nesta semana acadêmica, professores, estudantes, gestores e convidados externos debaterão diversos temas seguindo nosso princípio do diálogo baseado na racionalidade. Na área acadêmica, vamos discutir a implantação de currículos por competência, bem como a formação por meio de projetos. Na área científica, os bolsistas apresentarão seus desafios, projetos e resultados obtidos. Na extensão, serão mostrados os resultados nos projetos realizados junto à sociedade local. Na área de empreendedorismo, no Motiv-se, serão apresentadas iniciativas de estudantes. E encerramos dia 28 com o Para Sempre PUC-Campinas, que promove o reencontro de muitos dos nossos mais de 200 mil ex-alunos”, disse o Reitor.

Tecnologias educacionais

O Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), que organizou a transmissão da palestra virtual, é um órgão auxiliar da Reitoria que atua no desenvolvimento e oferecimento de capacitações para os docentes no manuseio de tecnologias educacionais digitais e no suporte do uso das plataformas virtuais TEAMS e LMS Canvas para a organização dos conteúdos, atividades e fóruns de discussão das disciplinas EaD, e para a ministração das aulas.

Há a perspectiva de utilizar a tecnologia de holograma em outras palestras internacionais, em aulas do ensino híbrido no âmbito da graduação e no projeto COIL (Cooperative Online International Learning), que busca desenvolver aprendizados on-line Internacional de forma colaborativa.

Marcelo Andriotti
24 de outubro de 2022