Com o objetivo de discutir temas de relevância sobre o meio ambiente, sobretudo no que se refere ao desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica, o geógrafo Aziz Ab´Saber, professor emérito da USP, fará palestra nesta segunda-feira (05/06), às 19h30, no Auditório Dom Gilberto da PUC-Campinas. A palestra de Saber é destinada aos alunos de Geografia, profissionais que atuam na área e demais interessados pelo tema. O Auditório fica no Campus I da Universidade, na Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades.

De acordo com a diretora da Faculdade de Geografia, Damaris Puga de Moraes, a palestra de Ab’Saber remete a três comemorações importantes: o Dia do Geógrafo (29 de maio), o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) e o aniversário de criação do curso. “A Faculdade de Geografia é uma das mais antigas na Universidade. Sua fundação ocorreu também há 65 anos”, explica a diretora.

Os participantes da palestra nesta segunda-feira deverão ouvir de um dos mais importantes cientistas brasileiros a abordagem de temas tão complexos e díspares quanto a formação geológica do Brasil, o desenvolvimento sustentável para a Amazônia e a importância dos índios tupis para a geografia brasileira.

Para quem acompanha a evolução da ciência nacional, Ab” Saber dispensa apresentações. Ele é o autor da Teoria dos Redutos, desenvolvida na mesma linha de pensamento da Teoria da Evolução das Espécies do biólogo inglês Charles Darwin. Professor há muitos anos, Ab” Saber formou gerações e gerações de geógrafos. Todos os alunos o admiram por sua dedicação à pesquisa, à transmissão do conhecimento adquirido e pela defesa intransigente dos interesses e da cultura do País.

Ab’Saber é um dos primeiros e principais pesquisadores da Floresta Amazônia. Resultados dos seus estudos sobre a região estão no livro Amazônia: do discurso a práxis, que trata da complexidade física do mundo Amazônico. No livro também aborda as múltiplas variantes decorrentes da tentativa de desenvolvimento na região.

Sua produção científica teve início a partir de 1957, em pesquisas realizadas pelo interior paulista, em companhia do geógrafo francês e professor da USP Jean Tricart. A partir de observações feitas na época, Ab´Saber começou a desenvolver a Teoria dos Redutos. Também realizou importantes estudos de campo nas quatro grandes ilhas oceânicas brasileiras: São Luís, Marajó, Florianópolis e Vitória.

Ab’Saber foi amigo e companheiro de pesquisas de outro importante cientista brasileiro: o também geógrafo Milton Santos (1926-2001), cujos estudos são referência para as atuais estratégias de extensão universitária da PUC-Campinas para a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Serviço

A Faculdade de Geografia da PUC-Campinas, uma das mais antigas da Universidade, comemora este ano 65 anos de fundação. Está vinculada ao Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec) e sua diretora é a professora Damaris Puga de Moraes. A palestra do geógrafo Aziz Ab´Saber ocorrerá na segunda-feira (05/06), às 19h30, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. O evento é gratuita e aberto aos interessados. Não é necessário fazer inscrição.

2 de junho de 2006