PUC-Campinas lança programa com grandes empresas e novo laboratório de internet das coisas e inteligência artificial

Lançado pelo Mescla, programa terá parceria para capacitar profissionais e impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de internet das coisas e inteligência artificial

A PUC-Campinas, de olho no mundo do trabalho e na rápida evolução da tecnologia, lança, por meio do Mescla, em parceria com a JumpCorp, no próximo dia 19 de fevereiro, o “Programa AIoT Lab Brasil”. A iniciativa prevê a capacitação de profissionais para a criação de tecnologias nas áreas de internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA). Esse é mais um passo do Mescla para ampliar o alcance da atuação do programa no mercado de inovação e trazer para a Universidade um elo ainda mais forte e importante entre a academia e o trabalho, de forma a levar novas soluções à sociedade.

Com o Programa, será possível acelerar o desenvolvimento de tecnologias a partir de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, conduzidos em parceria com empresas que fazem parte do programa. O AIoT Lab Brasil inicia com a participação das empresas: American Tower; Constanta; Everynet; Khomp; Nokia; Qualcomm; Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy e da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas). Elas irão apoiar projetos que fazem uso de tecnologias de IoT e IA dentro da Universidade. Por sua vez, a Universidade estará aberta, oferecendo toda sua expertise de pesquisa para desenvolver soluções de demanda do mercado. A direção do programa será feita pelo Mescla, em parceria com a JumpCorp, e contará com comitê técnico e conselho, composto por representantes da Universidade e das empresas que também estarão no programa, reforçando assim a capacidade do projeto.

A iniciativa contará com um laboratório exclusivo para esse ambiente de inovação, no Mescla, com estrutura de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Tecnologia Assistiva.

O novo programa funcionará atendendo a demanda do mercado ou propondo soluções. Ou seja, de forma proativa ou reativa. As trilhas de capacitação disponibilizadas, introdutórias e avançadas, formarão alunos e alunas para integrar os projetos apresentados por empresas ou fruto de ideias propostas pelos próprios alunos.

A ideia é que o programa tenha frentes de pesquisa e desenvolvimento envolvendo pesquisadores da Universidade focados em demandas propostas pelas empresas para projetos guiados pelo mercado ou também em projetos desenvolvidos nas pesquisas dentro da PUC-Campinas.

Os projetos criados na Universidade, por exemplo, poderão buscar apoio das empresas para potencializar a transferência do conhecimento. Assim, eles poderão receber recursos captados junto a programas de incentivo e subsídio à inovação e desenvolvimento tecnológico.

Além disso, haverá um banco de oportunidades e desafios de inovação para as startups e apoio do Mescla para acelerar os novos negócios.

Logo de início, o Programa será direcionado a estudantes, professores, pesquisadores, startups e empreendedores que fazem parte do ecossistema da PUC-Campinas, além de empresas e fornecedores de tecnologia.

A iniciativa é um passo adiante de tudo que vem sendo desenvolvido no Mescla. A estrutura e a rede de inovação terão um papel importantíssimo no desenvolvimento das startups e spin-offs geradas na PUC-Campinas, com possibilidade de apoio direto de players do setor.

“A proposta é ter uma rede bastante ativa, compartilhando informações sobre o mercado e seus desafios, além de atuar nas frentes de capacitação com conteúdo técnico e vivência na área com projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções. Reunimos grandes players do segmento para integrar ao ambiente de inovação e tecnologia da PUC-Campinas equipamentos e sistemas para testes, aprimorando nossa estrutura de acesso a redes IoT e IA”, afirmou Diane Teo de Moraes, gerente do Mescla.

“O programa consolida um modelo de governança da tríplice hélice, onde nós temos a parceria de empresas, Universidade e de entes públicos. Isso ajuda para que o laboratório se consolide como referência na produção de novas tecnologias e de novos conhecimentos. O programa também ganha importância para a Universidade, na medida em que será espaço para a imersão dos nossos estudantes em projetos específicos e também do nosso corpo docente e pesquisadores, quando os projetos assim os requisitarem. Essa parceria é muito importante também no que diz respeito ao compromisso das suas atividades fins: que é o ensino, a pesquisa e a extensão, e confirma a identidade católica da PUC-Campinas, que faz com que ela busque respostas aos desafios que são colocados a ela pela sociedade”, reforçou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Agenda

Após o lançamento, o Mescla irá divulgar datas para as trilhas que serão oferecidas pelas empresas à comunidade acadêmica. No cronograma, também haverá oportunidades para participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As startups que poderão participar do programa serão selecionadas pelo Mescla por meio do Motiv.se e fluxo contínuo para apresentação dos projetos para o CRIA.

Carlos Giacomeli
22 de janeiro de 2024