Projeto leva estudantes de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas à megaloja da Leroy Merlin, em São Paulo

Alunos desenvolveram em sala de aula projetos arquitetônicos para espaço da loja de Campinas

Os estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas visitaram nesta quinta-feira, 30 de junho, a L’Espace – megaloja conceito da Leroy Merlin, em São Paulo. O passeio é um dos prêmios do concurso “Espaço Projeto Leroy Merlin e PUC-Campinas”, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade e a empresa durante o componente curricular de Conforto Ambiental, Iluminação e Acústica, sob o direcionamento da Professora Dra. Claudia Pezzuto e da Profa. Dra. Helena Zanlorenzi.

Na loja, os alunos puderam conhecer projetos instalados, ideias de decoração, de materiais e estar em ambientes de inspiração, importantes para a formação e o conhecimento de tendências de mercado. “Os alunos puderam ver uma outra dimensão dos ambientes, com alternativas de mobiliário, iluminação e conforto. Acho muito importante aproveitar uma oportunidade dessas de conhecer ambientes especialmente projetados para arquitetos e outros profissionais da construção atenderem os clientes”, comenta a professora Helena Zanlorenzi.

A parceria propôs aos alunos o desafio de, em grupos, criarem um projeto de iluminação e decoração para um novo espaço na unidade Dom Pedro da Leroy Merlin, em Campinas. Três projetos foram selecionados e ficarão durante todo o mês de julho expostos na loja para votação dos clientes. O vencedor será revelado em agosto e terá o seu projeto construído dentro da unidade Dom Pedro da Leroy.

Finalistas

Os projetos foram desenvolvidos em um período de aproximadamente um mês por 51 alunos, que se dividiram em 10 grupos, tendo por base informações sobre o espaço onde seria instalado o ambiente.

Depois de todas as apresentações e da análise da banca, realizadas no início de junho, três projetos foram selecionados: os desenvolvidos pelos grupos “Conecto“, “João de Barro” e “Lumens” foram os finalistas. O projeto “Conecto” foi criado pelos estudantes Gabriel Vidal, Gabriela Salvador, Livia Ariolli, Luca Ruggiero e Paula Melo. Já o “Lumens” tem a autoria de Ana Beatriz Figueiredo, Laís de Moraes, Michelle Maekawa, Paloma Melo Silva e Victoria Cordón. O “João de Barro” foi desenvolvido por Isabella da Silva, Jaqueline Lourenço, Juliano Fonseca, Laiane Oliveira e Pedro de Carvalho.

Confira aqui todos os projetos.

Carlos Giacomeli
1 de julho de 2022