PUC-Campinas e Leroy Merlin escolhem projetos de Arquitetura finalistas para criação de ambiente dentro da loja

Três projetos foram selecionados e serão exibidos dentro da unidade Dom Pedro da Leroy Merlin. Um deles será executado em nova área da loja

Os estudantes do 3º ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas tiveram uma noite para guardar na memória nesta quinta-feira, 9 de junho. Eles apresentaram os projetos desenvolvidos para o novo espaço que será criado na loja da Leroy Merlin, na unidade Dom Pedro. Tudo só foi possível por meio de uma parceria entre a Universidade e a loja, que criou o concurso “Espaço Projeto Leroy Merlin e PUC-Campinas”.

Ao todo, 51 alunos divididos em 10 grupos, desenvolveram projetos robustos em apenas um mês, para apresentar a uma banca formada por representantes da PUC-Campinas e da Leroy Merlin. O trabalho é uma atividade que faz parte da disciplina de Conforto Ambiental, Iluminação e Acústica, sob o direcionamento das professoras Claudia Cotrim Pezzuto e Helena Padovani Zanlorenzi.

Representantes da PUC e da Leroy Merlin avaliaram os trabalhos

Para Bárbara Mendes Barbosa, aluna do 3º ano, que participou do concurso, é uma experiência que contribui muito com a formação profissional. “É muito gratificante. Estar participando com uma grande marca, uma grande empresa, traz muita oportunidade para entender como funciona o nosso futuro mercado de trabalho, como lidar com cliente, como ele pensa no projeto, trabalhar com orçamento e uma série de questões. Então, traz um crescimento para nós jovens arquitetos, que vamos para o mercado. É uma oportunidade maravilhosa que estamos tendo”, reforça.

Depois de todas as apresentações e da análise da banca, três projetos foram selecionados: os desenvolvidos pelos grupos “Conecto“, “João de Barro” e “Lumens” foram os finalistas.

O projeto “Conecto” foi desenvolvido pelos estudantes Gabriel Vidal, Gabriela Salvador, Livia Ariolli, Luca Ruggiero e Paula Melo. Já o “Lumens” tem a autoria de Ana Beatriz Figueiredo, Laís de Moraes, Michelle Maekawa, Paloma Melo Silva e Victoria Cordón. O “João de Barro” foi criado por Isabella da Silva, Jaqueline Lourenço, Juliano Fonseca, Laiane Oliveira e Pedro de Carvalho.

Ainda neste mês, eles serão expostos na loja da Dom Pedro. O mais votado terá o projeto desenvolvido e implantado na loja.

O resultado final de todos os estudantes impressionou a equipe de docentes e representantes da Leroy Merlin pela qualidade e criatividade, principalmente pelo tempo curto de criação, que foi de um mês. A Professora Doutora Ana Paula Giardini Pedro Trevisan, diretora da FAU, celebrou a troca de experiência presencial entre os alunos, que ficou, de certa forma, comprometida durante a pandemia. “Foi muito satisfatório, seja pela integração entre eles – que eu acho que era o que eles mais sentiam falta, porque eles já trabalhavam juntos de forma remota – seja, especialmente, por ver o resultado que eles atingiram, que mostra que, de fato, eles assimilaram o que foi discutido em sala de aula e tiveram um posicionamento muito profissional”, pontua.

Além disso, o projeto comprovou mais uma vez a qualidade da formação oferecida pela Universidade. “A gente fica seguro da construção que estamos fazendo enquanto Universidade e sinaliza que estamos percorrendo o caminho certo”, completa a diretora da FAU.

Para Taisa Sanitá Selis, gerente de Relacionamento Cliente da Leroy Merlin, a qualidade dos projetos chamou a atenção de toda a equipe da Leroy. “A gente ficou encantado com tudo. Foi além das nossas expectativas. A nossa ideia era trazer realmente a inovação deles, o que eles realmente esperam para a Leroy Merlin. E foi realmente o que eles trouxeram para nós. Esse olhar focado no humano, que é realmente o que a Leroy quer”, explicou.

Para as professoras da disciplina contemplada, ficou a sensação de dever cumprido e o orgulho em ver o empenho e a rapidez para colocar as ideias de forma tão bem executada nos projetos.

“Eu estou muito orgulhosa porque eles se dedicaram muito. Agora que eles estão conhecendo a Universidade de verdade e tendo essa oportunidade.  É muito interessante fazer esse trabalho já com uma relação com uma empresa real e em muito pouco tempo. Foi muito gratificante para nós, como professores”, salienta a Professora Doutora Helena Padovani Zanlorenzi.

“Para os alunos foi uma oportunidade de sair um pouco da sala de aula e trazer a realidade do mercado: o contato com o cliente, com os materiais. Foi um desafio para todos eles. E foi todo um processo de aprendizado. Hoje, assistindo a todas as apresentações, a gente viu que todas as equipes atingiram o objetivo com bastante competência”, completa a Professora Doutora Claudia Cotrim Pezzuto.

Confira os projetos apresentados:

Carlos Giacomeli
10 de junho de 2022