A Faculdade de Geografia da PUC-Campinas desenvolve um projeto de extensão intitulado Cartografias Sociais da Comunidade Afrodescendente em Campinas, SP, sob a coordenação da Profa. Vera Lúcia dos Santos Placido. O principal objetivo desse projeto é, através da Cartografia Social, promover o fortalecimento de demandas sociais e culturais que possam direcionar estratégias de atuação coletiva dessas comunidades, auxiliando-as na consolidação de suas legitimidades.

Como resultado deste trabalho são elaborados Fascículos que objetivam divulgar, de forma didática, não apenas o processo da elaboração dos mapas, mas, acima de tudo, o amadurecimento territorial das comunidades e/ou grupos envolvidos. Acredita-se que esse processo é fundamental para facilitar a gestão e a autonomia das comunidades afrodescendentes em Campinas.

Avelino Souza
18 de janeiro de 2019