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Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em "Linguagens, Mídia e Arte" tem como objetivo qualificar seus alunos para a pesquisa, a docência e para inovação em sua prática profissional.

 

O Programa, em nível de Mestrado Acadêmico, possui os seguintes objetivos específicos:
(a) Conferir ao aluno grau de Mestre em Linguagens, Mídia e Arte.
(b) Ressaltar a vocação interdisciplinar do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas por meio da ênfase em questões contemporâneas que se configuram nas e pelas linguagens poéticas, verbais e não verbais e midiáticas que estão presentes em processos dialógicos de intrincadas redes culturais, sociais e históricas.
(c) Desenvolver pesquisas que determinem reflexões capazes de contribuir efetivamente para análises interdisciplinares sobre as linguagens verbais e não verbais, sejam poéticas e midiáticas, de modo a ressaltar questões pertinentes à contemporaneidade.
(d) Abordar aspectos da cultura de modo geral e da cultura de massa de modo específico, bem como estudar as questões relacionadas às tecnologias e às tecnologias de informação e comunicação e, a partir disso, criar redes de significados para uma abordagem amplificada sobre a produção de conhecimento prático e/ou teórico.
(e) Constituir um polo de produção e difusão de reflexões no campo da produção de linguagens poéticas e/ou verbais e não verbais e/ou midiáticas; e do pensamento teórico-prático com ênfase em questões contemporâneas.
(f) Habilitar profissionais capazes de contribuir no processo de desenvolvimento das Áreas de Conhecimento e de áreas afins, possibilitando e fortalecendo a produção e reflexão acadêmica da região e do país.
(g) Colaborar para a formação de pesquisadores e professores qualificados para o ensino das áreas específicas e afins, que tratam de linguagens, mídia e arte, principalmente no nível superior de ensino.

Histórico

O Mestrado Acadêmico em Linguagens, Mídia e Arte – Área Interdisciplinar - foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico de Educação Superior - CTC/ES da CAPES/MEC, em 11 de dezembro de 2015.

Público Alvo

Graduados das áreas de humanas e ciências sociais aplicadas e/ou áreas específicas como artes, comunicação, letras e linguística, jornalismo, design, publicidade e propaganda, computação e informática, tecnologia.

Processo Seletivo

Período de Inscrições: 1º a 31 de outubro de 2017

documentos necessários - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:

- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos
Data: 06/11/2017 (segunda-feira, das 14h às 17h)
Local: Sala 849 (H7) - Campus I

 

Exame de suficiência em língua estrangeira:
Data: 07/11/2017 (terça-feira, das 14h às 17h)
Local: Laboratório de Línguas (H3) - Campus I

Opções: Inglês ou Espanhol

OBS.: O candidato poderá levar dicionário para consulta durante o exame.

 

Exame de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros:
Data: 10/11/2017 (sexta-feira, das 14h às 17h)

Local: Laboratório de Línguas (H3) - Campus I

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)

Data: 17/11/2017 (sexta-feira, a partir das 14h)

 

Entrevistas

Data: 21, 22 e 23/11/2017 (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, das 14h as 17h)
Local: Laboratório de Informática (H3) - Campus I

 

Publicação dos resultados classificatórios
05/12/2017 (às 17h)

 

Todo o processo de seleção será realizado no endereço abaixo:

PUC-Campinas - CAMPUS I - Centro de Linguagem e Comunicação - Prédio H5
Rodovia D. Pedro I, km 136 - Parque das Universidades - Campinas - SP
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/institucional/mapas/

 

Bibliografia recomendada:

 

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, 2007.
DE DUVE, T. A arte diante do mal radical. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 7, n. 13, p. 64-87, June  2009.
DI FELICE, M. Redes sociais digitais, epistemologias reticulares e a crise do antropomorfismo social. Revista USP, n.92, p.6-19, 2012.
FIGARO, R. Estudo de Recepção e Ergologia: novos desafios teórico-metodológicos. Ecompós: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v. 3, n. 12, p.1-11, 2009.
FOUCAULT, M. Tecnologias de si. Verve, 6: 321-360, 2004.

GONRING, G. M. Obras de arte, pontos de encontro, rastros de redes. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, p. 183-195, June 2014.
GREGOLIN, M. do R. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo. SP, Vol. 4, N 11, p.11-25, Nov. 2007.
HOFMAN, J. M.; SHARMA, A.; WATTS, D. J. Prediction and explanation in social systems. Science, v. 355, n. 6324, p. 486-488, 2017.
MANCINI, P. What scholars can learn from the crisis of journalism. International Journal Of Communication, Los Angeles, v. 7, p.127-136, 2013.
MANOVICH, L. What is visualisation? Visual Studies, vol.26, n.1, March 2011, pp.36-49.
MAURA, A. A trama da memória: sobre Ana Miranda, Adriana Varejão e Tatiana Salem Levy. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [S.l.], n. 50, p. 19-34, jan. 2017.
RECUERO, R. Contribuições da Análise de Redes Sociais para o estudo das redes sociais na Internet: o caso da hashtag# Tamojuntodilma e# CalaabocaDilma. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 16, n. 2, p. 60-77, 2014. 
RENAULT, D.; CATALDO, E. Múltiplas temporalidades nas plataformas em tempo real. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 17-28, abr. 2015. ISSN 1984-6924.
SA, T. Lugares e não lugares em Marc Augé. Tempo soc., São Paulo, v. 26, n. 2, p. 209-229, Dec. 2014 .
SOGABE, M. T. Falsa interface como recurso poético na obra interativa. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 12, n. 24, p. 62-69, Dec. 2014.
VANTI, N.; SANZ-CASADO, E. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 349-358, Dec. 2016.

 

 

Documentos Necessários

- Preenchimento do Formulário de Inscrição on-line
- Currículo Lattes *
- Histórico e Diploma **, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) ***
- CPF e RG

- Foto 3x4
- Anteprojeto de Pesquisa: 3 vias
 

* É necessário trazer uma cópia impressa do currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, documentado e com cópia das produções bibliográficas.

** Só serão aceitos os diplomas de graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

*** OBS.: por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.

 

Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O anteprojeto de pesquisa deverá obrigatoriamente vincular-se a uma das linhas de pesquisa: (1) Discursos, poéticas e tecnologia; (2) Sujeito e midiatização. Os itens para a elaboração do anteprojeto de pesquisa são: título; linha de pesquisa; resumo; palavras-chave; introdução teórica e problematização; objetivos geral; objetivos específicos; método e procedimentos; resultados esperados; cronograma e referências bibliográficas. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um dos temas que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de periódicos indexados QUALIS (disponível em QUALIS/CAPES) e livros qualificados.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O anteprojeto deve ter no máximo 10 páginas, figuras devem ser citadas no texto (como Figura 1, Figura 2 etc. no máximo cinco), formato A4, com letra Arial 11 e com margens superior/inferior/direita 2 cm e esquerda de 2,5cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Citações com menos de 3 linhas devem ser feitas no corpo do texto entre aspas, citações com mais de 3 linhas devem ser feitas com recuo de 4 cm e letra Arial 10 e espaçamento entre linhas simples. As citações e referências bibliográficas devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT.
Para candidatos que apresentarem projeto com questões em poéticas visuais (no caso de artistas-pesquisadores, linha 1) é indicada a apresentação de portfólio na entrevista.

 

Entrega da Documentação:

Os documentos devem ser entregues no período de 1º de outubro a 1º de novembro na Secretaria Acadêmica do Programa, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h ou das 13h às 17h.

ATENÇÃO: em função das datas de realização do Vestibular 2018 da PUC-Campinas, não será possível a entrega de documentos na Secretaria Acadêmica do Programa no dia 20 de outubro, sexta-feira.

Também serão aceitos os documentos enviados via correio para o endereço indicado abaixo, desde que a postagem ocorra até o dia 31 de outubro.

Obs: a inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da entrega dos documentos comprobatórios na Secretaria Acadêmica do Programa, além do pagamento da taxa de inscrição. Após o preenchimento e envio do formulário de inscrição on-line no portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

 

Endereço:
PUC-Campinas - CAMPUS I
Prédio Administrativo I - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
Rodovia D. Pedro I, km 136
Parque das Universidades - Campinas - SP
CEP: 13086-900

- CAPES/MEC: Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

Número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;

2) 04 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 12 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação;
5) Dissertação: 08 créditos.

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Linguagens, Mídia e Arte

- Questões Contemporâneas: Sujeito, Mídia e Tecnologia

 

A duração mínima do Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Eletiva (1) Eletiva (3) Orientação
Obrigatória (2) Eletiva (2) Eletiva (4) -
SAP (1) SAP (2) SAP (3) -
Orientação Orientação Orientação -

 

Disciplinas

  • (INTER)DISCURSOS E (PÓS)MODERNIDADE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda teorias contemporâneas a partir de perspectivas discursivas, relevando o carácter transdisciplinar do discurso e da linguagem, articulando tais estudos à psicanálise e à desconstrução.

  • ARTE E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS URBANAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as rupturas dos processos de produção tradicionais e ampliação das linguagens da arte, frente às manifestações culturais relacionadas aos coletivos e/ou as intervenções no espaço urbano e social que são apropriados e/ou convertidos em plataformas culturais. Aborda também o modo como os espaços museais e artistas lidam com as linguagens contemporâneas e suas formas de instauração em espaços institucionalizados e não institucionalizados.

  • DISSERTAÇÃO EM LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LINGUAGEM, MEMÓRIA E ARQUIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as relações entre linguagem e a constituição do sujeito, discutindo diferentes abordagens teóricas de arquivo e memória e o processo de construção de narrativas (de si e do outro) ao longo da história.

  • LINGUAGENS E IDENTIDADE(S)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os principais conceitos que envolvem a identidade e os processos de construção da mesma por meio da relação entre linguagens, tecnologias e culturas, refletindo sobre as representações constitutivas dos processos identitários, segundo as relações de poder que os permeiam na sociedade contemporânea, bem como sobre a diferença.

  • LINGUAGENS POÉTICAS: A "IMAGEM" CONTEMPORÂNEA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as linguagens contemporâneas frente ao hibridismo técnico, mestiçagem, estruturas relacionais e o modo como as poéticas se articulam por meio de determinadas propostas de artistas contemporâneos que levam em consideração rupturas e/ou amplificações de conceitos operacionais.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda diferentes paradigmas e perspectivas metodológicas da pesquisa científica, visando a um diálogo interdisciplinar entre as Áreas do Conhecimento e a construção de um saber teórico e prático constituído a partir de visões menos fracionadas, mais complexas e menos totalitárias da realidade.

  • MÍDIA E COMUNICAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a natureza das transformações da ação na época contemporânea percebendo as novas práticas e principalmente os novos significados que emergem da relação mídia, sociedade e comunicação. Observa a democracia e a forma participativa que tomam novos significados através da renovação dos fluxos comunicativos distanciando-se da distinção analógica entre emissor e receptor. Discute temas contemporâneos ligados às mídias, tais como regulamentação, autoria e privacidade.

  • MÍDIA, MERCADO E CULTURA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre as relações entre a mídia, o mercado e suas implicações nas relações culturais. Aborda as decorrências do universo contemporâneo onde não há separação entre economia e cultura e no qual o processo de mercantilização designa a relação entre as pessoas no consumo de imagens. Estuda as consequências desse processo, como o individualismo, crises identitárias, fragmentação social e o uso dos meios de comunicação como forma de construir uma representação segundo as necessidades da sociedade contemporânea.

  • MINERAÇÃO DE DADOS E DESCOBERTA DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o processo de descoberta de informação e conhecimento em grandes bases de dados (Big Data). Estuda métodos, ferramentas e aplicações de mineração de dados numéricos, textuais e multimídia. Foca a mineração da Internet, da Web e das mídias sociais. Estuda e discute a aplicação da mineração de dados nas áreas abrangidas pelo Programa.

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS: SUJEITO, MÍDIA E TECNOLOGIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda a constituição do sujeito na pós-modernidade em sua relação com os diferentes discursos midiáticos e tecnologias, de modo a refletir sobre seu modo de (se) dizer e de (se) representar (n)o mundo em consonância e dissonância com as diversas tecnologias.

  • RECUPERAÇÃO INTELIGENTE DE INFORMAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda e discute a existência de numerosos e diferentes repositórios de informação, para os quais existem estratégias de recomendação, que visam eficiência e eficácia na localização da informação desejada. Estuda e discute sistemas adaptáveis e adaptativos (personalizados) às características do usuário e do ambiente onde se encontra. Estuda e discute a filtragem de informação, com a utilização, entre outros, de ontologias e marcação (semântica ou não).

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A - LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B - LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C - LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • TECNOLOGIA E MÍDIAS INTERATIVAS EM ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Mostra as relações existentes entre arte e tecnologia. Demonstra as formas de utilização das tecnologias digitais em redes, sejam físicas ou informacionais como instrumento poético. Problematiza a tecnologia em sua relação com o corpo, o espaço e a mobilidade. Apresenta estudos sobre novas mídias e cibercultura. Aprofunda as reflexões sobre a relação arte-mídia-tecnologia.

  • TECNOLOGIZAÇÃO E SOCIEDADE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta o uso das tecnologias mediando relações humanas. Reflete sobre os usos e possibilidades, assim como adequações que se fazem necessárias para seu melhor aproveitamento. Observa seus impactos na construção da sociedade da informação.

Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)

Dedica-se ao estudo da linguagem e de seus funcionamentos discursivos, tendo em vista a compreensão interdisciplinar do sujeito em seus dilemas contemporâneos, na compressão e fragmentação constituídas e constitutivas das relações com a máquina, as tecnologias e o tempo e espaço, dentre outros aspectos da subjetividade. O grupo, que se institucionalizou no ano de 2015, teve sua proposta ampliada em 2016, em vista de ter-se inserido no Programa de pós-graduação stricto sensu LINGUAGENS, MIDIA E ARTE, o qual envolve diferentes olhares sobre o discurso, a poética e a tecnologia.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELIANE FERNANDES AZZARI
  • ELIANE RIGHI DE ANDRADE
  • MARIA DE FATIMA SILVA AMARANTE
  • RICARDO GAIOTTO DE MORAES

Produção e Pesquisa em Arte

Este grupo criado em 2010 realiza pesquisa em artes visuais tendo como base a produção artística, de modo a refletir sobre os processos de criação. Os projetos abrangem as questões da arte contemporânea, no que diz respeito às linguagens poéticas, aos sistemas e aos processos, estudando o fazer artístico e suas formas de instauração. A produção realizada pelo Grupo tem sido apresentada em exposições qualificadas e em eventos acadêmicos/científicos/culturais nacionais e internacionais. Nesse sentido, os pesquisadores tem se empenhado em participar de atividades de impacto na área como na organização de Simpósios no Encontro da ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas), participação em Congressos Internacionais como o CSO da FBAUL (Lisboa), divulgação da pesquisa em periódicos qualificados pelo WebQualis/Capes e realização de exposições. A formação de jovens pesquisadores também é evidenciada pelas orientações de IC e a continuidade dessas pesquisas em PPGs.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • LUISA ANGELICA PARAGUAI DONATI
  • MÁRCIA ELIANE ROSA
  • PAULA CRISTINA SOMENZARI ALMOZARA
  • TARCISIO TORRES SILVA

Sistemas Inteligentes

O grupo investiga abordagens que visam à construção de sistemas com elevado grau de flexibilidade, autonomia e capacidade de adaptação, necessários em domínios complexos e dinâmicos. Entre as áreas de aplicação consideradas pelo grupo destacam-se a Construção de Sistemas Distribuídos Abertos e Autônomos operando na Internet e na Web, a Web Semântica; a Busca, Recuperação e Extração de Informação na Web; a Informática na Educação e a Hipermídia Adaptativa.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • JUAN MANUEL ADAN COELLO

Sociedade Mediatizada: Processos, Tecnologia e Linguagem

Pesquisa e analisa aspectos da sociedade contemporânea sob influência e domínio dos suportes e padrões de cultura difundidos nos meios de comunicação, incluindo os modos de interação, produção e consumo possibilitados pelas chamadas tecnologias emergentes.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • CARLOS ALBERTO ZANOTTI
  • CESAR ANTONIO PEREIRA
  • ROGERIO EDUARDO RODRIGUES BAZI

Discursos, Poéticas e Tecnologias

Trata de estudos e práticas interdisciplinares que se valem de linguagens discursivas e poéticas sobre questões implicadas na e pela relação do sujeito com os processos estéticos, culturais, históricos.

Sujeito e Midiatização

Aborda aspectos da contemporaneidade, com enfoque no papel da midiatização na construção do sujeito (pós)moderno e a consequente relação entre processos sociais, tecnológicos e subjetivação.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
    Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte - Mestrado
  • Coordenador
    PAULA CRISTINA SOMENZARI ALMOZARA
  • Área de Concentração
    Processos e Práticas em Linguagens, Mídia e Arte
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial

Inscrição

  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-7494

 

Email

ppglimiar.clc@puc-campinas.edu.br