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Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte

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Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em "Linguagens, Mídia e Arte" tem como objetivo qualificar seus alunos para a pesquisa, a docência e para inovação em sua prática profissional.

 

O Programa, em nível de Mestrado Acadêmico, possui os seguintes objetivos específicos:
(a) Conferir ao aluno grau de Mestre em Linguagens, Mídia e Arte.
(b) Ressaltar a vocação interdisciplinar do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas por meio da ênfase em questões contemporâneas que se configuram nas e pelas linguagens poéticas, verbais e não verbais e midiáticas que estão presentes em processos dialógicos de intrincadas redes culturais, sociais e históricas.
(c) Desenvolver pesquisas que determinem reflexões capazes de contribuir efetivamente para análises interdisciplinares sobre as linguagens verbais e não verbais, sejam poéticas e midiáticas, de modo a ressaltar questões pertinentes à contemporaneidade.
(d) Abordar aspectos da cultura de modo geral e da cultura de massa de modo específico, bem como estudar as questões relacionadas às tecnologias e às tecnologias de informação e comunicação e, a partir disso, criar redes de significados para uma abordagem amplificada sobre a produção de conhecimento prático e/ou teórico.
(e) Constituir um polo de produção e difusão de reflexões no campo da produção de linguagens poéticas e/ou verbais e não verbais e/ou midiáticas; e do pensamento teórico-prático com ênfase em questões contemporâneas.
(f) Habilitar profissionais capazes de contribuir no processo de desenvolvimento das Áreas de Conhecimento e de áreas afins, possibilitando e fortalecendo a produção e reflexão acadêmica da região e do país.
(g) Colaborar para a formação de pesquisadores e professores qualificados para o ensino das áreas específicas e afins, que tratam de linguagens, mídia e arte, principalmente no nível superior de ensino.

Histórico

O Mestrado Acadêmico em Linguagens, Mídia e Arte – Área Interdisciplinar - foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico de Educação Superior - CTC/ES da CAPES/MEC, em 11 de dezembro de 2015.

Público Alvo

Graduados das áreas de humanas e ciências sociais aplicadas e/ou áreas específicas como artes, comunicação, letras e linguística, jornalismo, design, publicidade e propaganda, computação e informática, tecnologia.

Processo Seletivo

Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2021

documentos necessários - clique aqui

calendário - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:

- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Orientações gerais:

Em virtude da pandemia de COVID-19 (novo coronavírus) que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2022 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.

Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.

Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.

O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.

É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.

Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).

Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.

A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.

As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.

O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.

Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

Obs. 2: As inscrições realizadas em 03/11/2021 devem ser pagas, exclusivamente, por meio da opção "cartão de crédito".

 

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos

08/11/2021 (segunda-feira, das 14h às 17h)

 

Exame de suficiência em língua estrangeira:

09/11/2021 (terça-feira, das 14h às 17h)

Opções: Inglês ou Espanhol

 

Exame de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros:

10/11/2021 (quarta-feira, das 14h às 17h)

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)

19/11/2021 (sexta-feira, a partir das 14h)

 

Entrevistas

29 e 30/11/2021 (segunda e terça-feira, das 14h às 17h)

 

Publicação dos resultados classificatórios

03/12/2021 (às 17h)

 

Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.

 

 

Bibliografia recomendada:

ANAZ, Sílvio Antônio Luiz. A imagem e seus sentidos imanentes e transcendentes. Revista Intexto, n. 49, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/86302. Acesso em: 28 jun. 2021.

BEIGUELMAN, Giselle. A pandemia das imagens: retóricas visuais e biopolíticas do mundo covídico. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. 2020, v. 23, n. 3. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1415-4714.2020v23n3p549.7. Acesso em: 28 jun. 2021.

DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. Disponível em: https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/03/coronavc3adrus-e-a-luta-de-classes-tsa.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 8, p. 21-44, jan./jun., 2014. Disponível em: www.revistas.usp.br/matrizes/ article/viewFile/82929/85963. Acesso em: 28 jun. 2021.

HOOKS, Bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 16, p. 193-210, jan./abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-335220151608. Acesso em: 28 jun. 2021.

LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia, São Paulo, n. 43, jan./abr., 2020, p. 54-66. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532020000100054&tlng=pt. Acesso em: 28 jun. 2021. 

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela e direitos humanos: a narrativa de ficção como recurso comunicativo. In: LEMOS, Ligia Prezia; ROCHA, Larissa Leda (org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. Alumínio, SP: Jogo de Palavras; Votorantim, SP: Provocare Editora, 2021. (Coleção Ficção Seriada; v. 3). p. 11-33. Disponível em: https://bit.ly/2UBhxEC. Acesso em: 28 jun. 2021.

MIZAN, Souzana; FERRAZ, Daniel de Mello. Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 433-466, abr. 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982021000200433&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 jun. 2021.  

MORESCO, Marcielly Cristina; RIBEIRO, Regiane. O conceito de identidade nos estudos culturais britânicos e latino-americanos: um resgate teórico. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 14, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497713570. Acesso em: 28 jun. 2021.

POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Revista Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141. Acesso em: 28 jun. 2021.

 

 

Documentos Necessários

Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:

- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).

- Histórico Escolar do Curso de Graduação *

- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **

- RG (ou RNE, se estrangeiro)

- CPF

- Anteprojeto de Pesquisa

- Caso o candidato deseje apresentar um portfólio (item não obrigatório), é possível inseri-lo no formulário eletrônico, em uma aba específica para esse arquivo.

 

* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.

 

Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O anteprojeto de pesquisa deverá obrigatoriamente vincular-se a uma das linhas de pesquisa: (1) Linguagens, poéticas e tecnologias; (2) Subjetivação, mídia e sentidos. Os itens para a elaboração do anteprojeto de pesquisa são: título; linha de pesquisa; resumo; palavras-chave; introdução teórica e problematização; objetivos gerais; objetivos específicos; método e procedimentos; resultados esperados; cronograma e referências bibliográficas. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um dos temas que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de periódicos indexados e livros qualificados.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O anteprojeto deve ter, no máximo, 10 páginas, as figuras devem ser citadas no texto (como Figura 1, Figura 2 etc., no máximo cinco), formato A4, com letra Arial 11 e com margens superior/inferior/direita 2 cm e esquerda de 2,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Citações com menos de 3 linhas devem ser feitas no corpo do texto entre aspas, e citações com mais de 3 linhas devem ser feitas com recuo de 4 cm, letra Arial 10 e espaçamento entre linhas simples. As citações e referências bibliográficas devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT.

 

Portfólio:

Para candidatos que apresentarem projeto com questões em poéticas visuais, literárias ou audiovisuais é indicada a apresentação de portfólio.

ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE - Doutor

CARLOS ALBERTO ZANOTTI - Doutor

ELIANE FERNANDES AZZARI - Doutora

ELIANE RIGHI DE ANDRADE - Doutora

JANE VICTAL FERREIRA - Doutora

JOÃO PAULO LOPES DE MEIRA HERGESEL - Doutor

JULIANA DORETTO - Doutora

LUISA ANGELICA PARAGUAI DONATI - Doutora

MARCELO PEREIRA DA SILVA - Doutor

PAULA CRISTINA SOMENZARI ALMOZARA - Doutora

ROGERIO EDUARDO RODRIGUES BAZI - Doutor

TARCISIO TORRES SILVA - Doutor

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
* As bolsas da CAPES/MEC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pela Agência de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

Número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;

2) 04 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 12 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação;
5) Dissertação: 08 créditos.

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Linguagens, Mídia e Arte

- Questões Contemporâneas: Sujeito, Mídia e Tecnologia

 

A duração mínima do Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Eletiva (1) Eletiva (3) Orientação
Obrigatória (2) Eletiva (2) Eletiva (4) -
SAP (1) SAP (2) SAP (3) -
Orientação Orientação Orientação -

 

Disciplinas

  • (INTER)DISCURSOS E (PÓS)MODERNIDADE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda teorias contemporâneas a partir de perspectivas discursivas diversas, relevando o carácter transdisciplinar do discurso e da linguagem, articulando tais estudos a teorias diversas envolvendo questões sociopolíticas de poder, afeto e representação.

  • ARTE E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as questões relacionadas às redes e aos sistemas das artes e da cultura, a partir de suas formas de instauração em espaços institucionalizados e não institucionalizados.

  • DISSERTAÇÃO EM LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTÉTICA DIGITAL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda as relações existentes entre tecnologia e suas interfaces no campo das Artes e das Mídias. Estuda as formas de utilização das tecnologias como instrumento poético.

  • ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A CULTURA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda questões e temas emergentes sobre a cultura contemporânea enfatizando teorias regionais, decoloniais e de identidade para entender os processos e práticas que abarcam as linguagens discursivas, poéticas e/ou midiáticas na sociedade brasileira e latino-americana.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LINGUAGENS E IDENTIDADE(S)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os principais conceitos que envolvem a identidade e os seus processos de construção por meio da relação entre linguagens, tecnologias e culturas, refletindo sobre as representações constitutivas dos processos identitários, segundo as relações de poder que os permeiam na sociedade contemporânea, bem como sobre a diferença.

  • LINGUAGENS, MEMÓRIA E ARQUIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a construção do arquivo e da memória em diferentes linguagens e suportes, discutindo abordagens teóricas de memória e o processo de construção de narrativas. Reflete sobre a utilização do(s) arquivo(s) nos modos de leitura e produção da cultura.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda diferentes paradigmas e perspectivas metodológicas da pesquisa científica, visando a um diálogo interdisciplinar entre as Áreas do Conhecimento e a construção de um saber teórico e prático constituído a partir de visões menos fracionadas, mais complexas e menos totalitárias da realidade.

  • MÍDIA, MERCADO E CULTURA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre as relações entre a mídia e o mercado e suas implicações nas relações culturais. Aborda as imbricações entre economia e cultura na relação entre sujeitos, imagens e práticas de consumo.

  • MÍDIA, SOCIEDADE E PARTICIPAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as ações comunicacionais na época contemporânea percebendo as novas práticas e os significados que emergem da relação entre mídia e sociedade. Observa a democracia e a forma participativa por meio da renovação dos fluxos comunicacionais.

  • NARRATIVAS LITERÁRIAS E AUDIOVISUAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda narrativas de produções literárias e audiovisuais ficcionais e não ficcionais. Explora aspectos estéticos, políticos e temáticos, abordando processos transmidiáticos e de tradução intersemiótica.

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • POÉTICAS DA IMAGEM CONTEMPORÂNEA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as linguagens contemporâneas e suas possibilidades técnicas em contexto amplo, percebendo os processos intermeios, as estruturas relacionais e o modo como as poéticas se articulam em determinadas propostas artísticas contemporâneas que levam em consideração rupturas e/ou amplificações de conceitos operacionais.

  • PROCESSOS E PRODUTOS MIDIÁTICOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta e analisa modos de produção, circulação e recepção das mídias. Estuda a relação dos processos e produtos midiáticos contemporâneos com as práticas culturais e as produções sociais de sentido.

  • QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS: SUJEITO, MÍDIA E TECNOLOGIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Aborda a constituição do sujeito na contemporaneidade em sua relação com os diferentes discursos midiáticos e tecnologias, de modo a refletir sobre seu modo de (se) dizer e de (se) representar (n)o mundo em consonância e dissonância com as diversas tecnologias.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A - LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos. Promove reflexões acerca das pesquisas interdisciplinares realizadas nas Linhas e Grupos de Pesquisa do programa e por outros investigadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B - LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos. Promove reflexões acerca das pesquisas interdisciplinares realizadas nas Linhas e Grupos de Pesquisa do programa e por outros investigadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C - LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos. Promove reflexões acerca das pesquisas interdisciplinares realizadas nas Linhas e Grupos de Pesquisa do programa e por outros investigadores.

  • TECNOLOGIA(S) E SOCIEDADE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta a relação entre tecnologia(s) e atividades humanas sob perspectiva historicamente situada. Discute e problematiza questões pertinentes à interface entre tecnologia(s) e processos de (trans)formação nas dimensões cultural e social, em diferentes contextos.

  • TEORIA E CRÍTICA DA TECNOLOGIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Trata de temas relacionados à interconexão entre a tecnologia e as mudanças contemporâneas em processos culturais, sociais e ontológicos. Aborda a tecnicidade, discutindo realidades tecnológicas desiguais, ambíguas ou plurais.

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGENS, MÍDIA E ARTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa: Propõe o aprofundamento de estudos ligados aos interesses do curso, de forma a garantir o diálogo interdisciplinar com temas contemporâneos.

Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)

Dedica-se ao estudo da linguagem e de seus funcionamentos discursivos, tendo em vista a compreensão interdisciplinar do sujeito em seus dilemas contemporâneos, na compressão e fragmentação constituídas e constitutivas das relações com a máquina, as tecnologias e o tempo e espaço, dentre outros aspectos da subjetividade. O grupo, que se institucionalizou no ano de 2015, teve sua proposta ampliada em 2016, em vista de participar no Programa de pós-graduação stricto sensu LINGUAGENS, MIDIA E ARTE, ampliando seu escopo de pesquisa para as poéticas e tecnologias. Em agosto de 2017, o aluno Rafael Vinicius Costa Côrrea obteve bolsa FAPESP na modalidade de IC e, ainda, a supervisão na Universidade Autônoma de Barcelona (BEPE-IC). Lizandra Perobelli também foi bolsista FAPESP de IC.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
  • ELIANE FERNANDES AZZARI
  • ELIANE RIGHI DE ANDRADE
  • JOÃO PAULO LOPES DE MEIRA HERGESEL

Produção e Pesquisa em Arte

O grupo atua em duas linhas de pesquisa "Discursos, poéticas e tecnologias" e "Sujeito e midiatização", ligadas ao PPG em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Os projetos desenvolvidos abrangem as questões da arte contemporânea, da comunicação, das linguagens não verbais, das linguagens poéticas, dos sistemas e dos processos, estudando formas amplificadas de instauração da Arte. A produção realizada pelo Grupo é evidenciada pela participação em eventos acadêmicos, científicos e artísticos qualificados nacionais e internacionais. Possui interações e colaborações com a ANPAP, FBAUP (Porto), CSO-FBAUL (Lisboa), MediaLab/BR, Grupos do IA-UFRGS. A formação de jovens pesquisadores também é ressaltada pelas orientações de IC e pós-graduação. Contamos atualmente com bolsistas Capes, CNPq e Fapesp, ressaltando Auxílio Regular de Pesquisa da Fapesp com implantação do Limiar_Lab (Lab. de Pesquisa em Arte Contemporânea) e duas Bolsas Produtividade em Pesquisa CNPq - Nivel 2.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • JANE VICTAL FERREIRA
  • LUISA ANGELICA PARAGUAI DONATI
  • PAULA CRISTINA SOMENZARI ALMOZARA
  • TARCISIO TORRES SILVA

Sociedade Mediatizada: Processos, Tecnologia e Linguagem

Pesquisa e analisa aspectos da sociedade contemporânea sob influência e domínio dos suportes e padrões de cultura difundidos nos meios de comunicação, incluindo os modos de interação, produção e consumo possibilitados pelas chamadas tecnologias emergentes.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • CARLOS ALBERTO ZANOTTI
  • JULIANA DORETTO
  • MARCELO PEREIRA DA SILVA
  • ROGERIO EDUARDO RODRIGUES BAZI

Linguagens, Poéticas e Tecnologias

Trata de estudos sobre processos e práticas que se valem de linguagens discursivas e linguagens poéticas sobre elementos implicados na e pela relação do sujeito com questões estéticas culturais, artísticas, tecnológicas e históricas. Leva em conta narrativas e poéticas de investigação, propondo estratégias que possam colaborar para a construção de conhecimentos, partindo da natureza interdisciplinar da pesquisa em Humanidades.

Subjetivação, Mídia e Sentidos

Aborda investigações sobre a contemporaneidade, com enfoque no papel da midiatização na construção do sujeito e, consequentemente, na relação entre processos sociais, tecnológicos e de subjetivação. Reflete sobre a função midiática e sobre os efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade. Abrange estudos convergentes sobre: mídias digitais, redes sociais, processos identitários, relações de poder, tensões, processos de hibridação e diálogos nos campos limítrofes e permeáveis entre comunicação e linguagens verbais e visuais.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
13/02/2020 Toda nuvem principia num talvez Bonani, André Amarante Almozara, Paula Cristina Somenzari Dissertação
19/12/2019 Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos Moraes, Ricardo Gaiotto de Dissertação
13/12/2019 Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube Barbosa, Sílvia Perez de Freitas Amarante, Maria de Fátima Silva Dissertação
13/12/2019 Jogue como uma garota: Mobilização de mulheres na construção da cena feminina no eSport brasileiro Galdino, Renata Jessica Silva, Tarcisio Torres Dissertação
10/12/2019 Um panorama mundial da produção cientifica sobre telemedicina Rigonato, Andrea Helena Pereira, Cesar Antonio Dissertação
16/11/2019 Poéticas da memória: arte, mulheres e ditadura Dias, Giulia Solera Almozara, Paula Cristina Somenzari Dissertação
27/02/2019 The Handmaid’s tale: uma perspectiva sobre poder e gênero Dyna, Jessica Pierre Amarante, Maria de Fátima Silva Dissertação
25/02/2019 Terra Dois, uma mimese mediada: pós-modernidade e psicanálise em narrativas para a TV Cultura - SP Carmo, Hebe Rios do Zanotti, Carlos Alberto Dissertação
18/12/2018 As redes sociais no processo de comunicação: um estudo de caso de duas universidades católicas do Brasil Ricoy Junior, Alcino Bazi, Rogério Eduardo Rodrigues Dissertação
27/02/2018 ENTRE O BOI E O NEON: Fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro Carvalho, Rodrigo Souza Fontanini de Moraes, Ricardo Gaiotto de Dissertação
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    Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte - Mestrado
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    Processos e Práticas em Linguagens, Mídia e Arte
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial
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  • (19) 3343-7012
  • propesq@puc-campinas.edu.br
  • www.puc-campinas.edu.br/propesq/





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