Olimpíada de Matemática tem inscrições abertas

Competição promovida na PUC-Campinas terá duas fases, online e presencial

Estão abertas as inscrições para o Jogo Concurso Online de Matemática, também conhecido como Olimpíada de Matemática, que será realizado pelo Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) da PUC-Campinas. O jogo tem caráter educativo e podem participar estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular. Para se inscrever, o estudante pode acessar o link por aqui e fazer o cadastro até o dia 15 de novembro.

Para participar, os alunos devem se organizar em grupos de até três estudantes da mesma escola. Cada equipe poderá ter um professor orientador para apoiar e acompanhar o treinamento das equipes para o jogo. O professor orientador pode estar à frente de mais de uma equipe da mesma escola.

As provas serão realizadas em duas fases. A primeira delas será online à distância – os alunos podem até mesmo realizar na própria escola, no dia 18 de novembro. A prova terá duração de 4 horas, com início programado para as 14h. Já a segunda fase será dividida em dois níveis: A e B. Ela acontecerá de forma presencial nos laboratórios de informática do CEATEC, no Campus I, com duração de 3 horas. A data da segunda fase será no dia 25 de novembro.

A premiação para as equipes vencedoras acontece no dia 2 de dezembro. O 1° lugar de cada categoria receberá medalha de ouro. Os 2ºs e 3ºs lugares de cada categoria receberão medalhas de prata. E os 4ºs, 5ºs e 6ºs lugares de cada categoria receberão medalhas de bronze.

“O objetivo da olimpíada é despertar o interesse dos estudantes para área de matemática e ciências exatas em geral bem como difundir a cultura e importância da Matemática. O jogo tem um caráter colaborativo, onde os estudantes em equipe realizam as questões propostas”, explica o Prof. Me. Geraldo Magela Severino Vasconcelos, diretor da Faculdade de Matemática.

Para conferir o regulamento completo com mais detalhes da competição, basta acessar a página do Jogo, clicando aqui.

Carlos Giacomeli
31 de outubro de 2022