Quando um aluno vai para a faculdade, descobre um mundo de possibilidades e percebe que não há limites para aprender. Como o mercado de trabalho é competitivo, há necessidade de fazer novos esforços após a formação. Essa é a maneira de se diferenciar de outros profissionais.

Fazer pós-graduação vale a pena porque permite que você se especialize em uma área, aprofunde seus conhecimentos e melhore seu currículo.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra por que compensa fazer uma pós-graduação, MBA ou mestrado!

O crescimento da pós-graduação no Brasil

De acordo com a pesquisa do Instituto Semesp, os setores que mais têm estudantes fazendo pós-graduação no Brasil são Educação, Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Saúde. Também estão em alta as especializações nas áreas de Gestão Financeira, Projetos, Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação, Gestão de Pessoas e Negócios, Sustentabilidade Corporativa e Gestão Empresarial.

Existe espaço para crescimento profissional em diversas atividades e várias opções entre instituições públicas e particulares. Algumas organizações estão implementando programas profissionalizantes bastante efetivos e cursos de mestrado e doutorado para atender a todos os públicos.

Outra tendência da atualidade é a criação de cursos de pós-graduação personalizados para atender expectativas individuais ou de pequenos grupos de alunos. São as microcertificações que oferecem dinamismo para suprir os anseios das novas gerações que buscam multidisciplinaridade e estão dispostas à rotatividade no mercado de trabalho.

Desenvolver novas habilidades

A pós-graduação serve para aprofundar os conhecimentos em determinado segmento. Ela ajuda a desenvolver novas competências, melhorando seu desempenho para conquistar o trabalho que procura. São adquiridas novas habilidades que vão permanecer com você o resto da sua vida profissional.

Fazer networking

Continuar a estudar é uma das melhores maneiras de fazer networking. Você fará novos contatos todos os dias, nas salas de aula físicas ou virtuais e será capaz de escolher com mais precisão quando e onde deseja trabalhar. A troca de experiências entre os colegas, professores e mentores enriquece sua vida profissional, mas também pessoal.

Obter diferencial no currículo

Um único diploma não será suficiente para construir determinadas carreiras que oferecem maior retorno financeiro. Na sociedade atual, há muitos estudantes diplomados lutando por uma colocação nas empresas mais renomadas. A pós-graduação o ajudará a se destacar na multidão, especialmente se você optar por uma especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Atualizar conhecimento

O estudo na pós-graduação pode auxiliar o estudante a encontrar um objetivo de carreira mais claro. Ainda que o profissional consiga garantir um emprego no pequeno conjunto de oportunidades de graduação, depois de alguns meses vai sentir uma sensação de estagnação. O tempo revela que é crucial atualizar os conhecimentos.

Se você ainda não tem certeza do que fará para progredir após a conclusão do seu estágio atual, comece a pensar na possibilidade de fazer uma especialização.

Mudar de área profissional

Estudar é uma atitude inteligente, inclusive se você tiver dúvidas sobre a atividade que deseja desenvolver durante a jornada de trabalho. É uma chance para mudar de área caso esteja insatisfeito por estar trabalhando em determinado setor. Com a pós-graduação é possível escolher uma nova área de atuação profissional, complementando a faculdade já cursada ou caminhando em nova direção. Fazer uma pós pode aumentar ainda o seu potencial de ganhos, com as novas qualificações e competências.

Conheça as opções da PUC-Campinas para pós-graduação

A PUC-Campinas é uma universidade que disponibiliza mais de 40 cursos de pós-graduação nas mais variadas áreas. A instituição tem mais de 80 anos de dedicação à formação de excelentes profissionais. Veja algumas opções da Instituição!

Veterinária

O curso de Veterinária pode ser aperfeiçoado com a especialização em Clínica Médica de Pequenos Animais, por exemplo. Essa pós-graduação capacita os veterinários complementando a sua formação acadêmica e aprofundando as suas competências técnicas. Ela é ideal para profissionais que precisam desenvolver habilidades para trabalhar com um time multidisciplinar.

Administração

Esse curso permite que os profissionais se capacitem para desempenhar diversas funções. Você pode fazer uma pós-graduação em Administração Pública Estratégica para desenvolver a gestão de recursos públicos ou atuar gerenciando serviços. As aulas vão preparar o estudante para fazer análises estratégicas e para tomada de decisão assertiva.

Ciência de Dados e Machine Learning

Essa especialização capacita os estudantes que desejam trabalhar com Big Data, mineração de dados, Business Intelligence, aprendizado da máquina e muito mais. Com ela, o profissional se especializa em ferramentas super atuais para fazer análises e atuar em projetos complexos de forma mais eficiente.

Entendeu por que fazer pós-graduação vale a pena? Não pare ao terminar o curso da faculdade caso entenda quão relevante é construir uma carreira sólida e de sucesso. Então, cabe dizer que a PUC-Campinas é considerada a terceira instituição de ensino que tem maior número de cursos 5 estrelas do Brasil. A instituição está entre as melhores do mundo inteiro!

Gostaria de obter mais informações sobre os cursos de pós-graduação da PUC-Campinas? Entre em contato conosco!

18 de março de 2024