Quem Somos

Museologia

Atua na coordenação, planejamento, gestão, execução e acompanhamento das mostras, exposições e políticas organizacionais relativas ao patrimônio histórico e cultural do Museu Universitário.

Curadoria

Destaca-se pelo processo de seleção, organização e montagem das exposições. É responsável pela pesquisa acadêmica que conduz as metodologias, critérios e estrutura de cada mostra, e, pela intermediação entre o Museu e os artistas. A atuação desse setor enfatiza também o importante compromisso com o planejamento do educativo, agindo como um fomentador de relações e vivências do público visitante com as peças e objetos em exposição.

Conservação Preventiva

Promove ações para atenuar as forças responsáveis pela deterioração das peças e documentos salvaguardados no Museu. Três fatores se estruturam como foco primário no plano de conservação do Museu Universitário: Preservar, resguardar e difundir a memória coletiva, reforçando assim sua identidade cultural. Tais medidas são executadas através de um conjunto de estratégias sistemáticas que garantem a boa preservação das peças de nossas cinco coleções.

Comunicação

O setor de comunicação do Museu Universitário atua como instrumento para um canal de diálogo de carácter interno e externo, promovendo a divulgação das nossas ações e exposições, a publicação de notícias diárias de diversos segmentos artísticos e museológicos, e, o aferimento das motivações dos visitantes do Museu Universitário, objetivando sempre a participação ativa dos mais diversos públicos.