Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Mescla, da PUC-Campinas, recebe 7º Simpósio BRAINN_XR

Evento trouxe mesas-redondas sobre desenvolvimento tecnológico e inovação e também a aplicação das tecnologias na prática

O Mescla, da PUC-Campinas, recebeu, nesta segunda-feira, o 7º Simpósio BRAINN_XR. O evento, que ocorreu durante todo o dia, apresentou mesas-redondas sobre temas ligados ao desenvolvimento tecnológico e à inovação com o objetivo de divulgar os avanços na área de Realidade Estendida para Recuperação Neurofuncional e áreas relacionadas aos temas visão computacional, sensoriamento e quantificação do movimento. O simpósio, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, faz parte do 10º Congresso do CEPID BRAINN – Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia.

A proposta é promover a interação entre pesquisadores e acadêmicos da PUC-Campinas, do Cepid BRAINN e dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) não acadêmicos com desenvolvimento e pesquisa complementar nas áreas de interesse do Simpósio.

Participaram do evento cerca de 80 pessoas, entre estudantes, profissionais e docentes das áreas da saúde relacionadas à Medicina de Reabilitação Física e Neurofuncional (Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física) e das áreas da Ciência da Computação relacionadas à Visão Computacional, Aprendizagem de Máquina e Sensoriamento (Ciências de Dados e Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação e cursos relacionados à computação aplicada nas áreas da saúde).

Segundo o Prof. Dr. Alexandre Brandão, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, que é um dos responsáveis por realizar o evento na Universidade, a proposta também é fazer com que os estudantes se interessem e também comecem a pensar em projetos desse perfil. “A expectativa é não só fomentar a discussão, mas gerar novos projetos, que serão conduzidos pelos próprios alunos dos dois Campi da Universidade”, reforçou o professor.

O simpósio

O simpósio foi dividido em duas partes. Pela manhã, duas mesas-redondas apresentaram técnicas de desenvolvimento de soluções tecnológicas. No período da tarde, profissionais da área clínica apresentaram como essas tecnologias estão sendo aplicadas, principalmente na reabilitação e na prevenção.

A primeira mesa-redonda foi sobre visão computacional e aprendizagem de máquina, com o Prof. Dr. José Remo (Unesp/BRAINN), o Dr. Alex Orlando (Instituto Eldorado) e o Prof. Dr. Ademar Takeo (PUC-Campinas). A roda de conversa foi moderada pelo Prof. Dr. Diego Dias (UFES/BRAINN).

Na sequência, o evento trouxe a segunda mesa-redonda, em que foi falado sobre sensoriamento e dispositivos vestíveis. Nesta, participaram o Prof. Dr. Diego Dias (UFES/BRAINN), o Me. Guilherme Fonseca (Instituto Eldorado) e o Dr. Thomas Beltrame (Samsung), com a Profa. Dra. Diana Gonzales (PUC-Campinas) como moderadora.

No período da tarde, a programação seguiu com uma apresentação da Pesquisa em Neuroreabilitação BRAINN_XR, com a Dra. Sara Almeida (Instituto Neuron/BRAINN). Na sequência, o Mescla recebeu a mesa-redonda sobre testes clínicos, com a especialista Jayne Fidelis (UNICAMP/BRAINN), a Profa. Dra. Telma Oberg (ECV – PUC-Campinas) e a Me. Thais Sporkens (UNICAMP). A moderação foi da Dra. Sara Almeida (Instituto Neuron/BRAINN).

Encerrando o evento, a última mesa-redonda foi sobre Biossinais em Neuroreabilitação, com o Dr. Cássio Ruas (UNICAMP/BRAINN), o Dr. Sérgio Novi (Samsung) e a Me. Bruna Mezzari (UNICAMP/BRAINN), com moderação do Prof. Dr. Wemerson Parreira (PUC-Campinas).

Após as conversas, o grupo conheceu o Laboratório de Informática em Saúde e Inovação – LISI, um dos responsáveis pela organização do evento, que agora está sediado no Programa AIoTLab Brasil, do Mescla, lançado recentemente na Universidade.

Clique aqui para saber mais do Programa AIoTLab Brasil.



Carlos Giacomeli
2 de abril de 2024