Atividade visa propor melhorias de vida as comunidades carentes e despertar no jovem universitário o interesse pela cidadania e participação social

Na segunda-feira, 18 de fevereiro tem início mais um ano letivo na PUC-Campinas. Entre calouros e veteranos a Universidade espera receber para a volta às aulas cerca de 19 mil alunos em seus campi – Campus I, II e Central. Diversas atividades culturais, educativas e de responsabilidade social serão realizadas com esses alunos com a finalidade de promover a integração entre alunos e professores. Entre elas, está a realização de uma ação social, na Comunidade de Santos Reis do Jardim Monte Cristo, próximo ao Parque Oziel, em Campinas. Na terça-feira (19 de fevereiro), às 9 horas, cerca de 100 estudantes do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) realizarão a já tradicional Atividade de Verão e Ação Solidária. Este ano, a proposta do grupo é promover um dia de intervenção na Comunidade. Dois ônibus sairão do Campus I da Universidade às 9 horas e retornará por volta das 18 horas.

Sob a coordenação de alunos veteranos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do professor da FAU João Verde, os estudantes de todos os cursos ligados ao CEATEC trabalharão divididos em grupos de forma a apoiar a comunidade na valorização da Igreja ali construída. A proposta é de criar condições e meios para caracterizar este local como um templo religioso. Em parceria com integrantes da própria comunidade será realizada pintura mural da parede do altar além de complementar a valorização da área externa, fazendo a limpeza do terreno e plantio de mudas árvores e grama no entorno da Igreja. Além dessas atividades, os estudantes já envolvidos nos grupos PET Biologia e Enfermagem realizarão atividades de conscientização e cuidados com a saúde, higiene e meio ambiente.

Os trabalhos de planejamento e execução dessa atividade tiveram início em janeiro deste ano. Alunos e professores se articularam para realizar o projeto e desenvolvimento do desenho a ser executado, além de buscar parceiros para colaborarem com materiais para a realização da obra.

Atividade de Verão
Na Atividade de Verão, desenvolvida anualmente como extensão pelo laboratório L´Habitat é preparado a Ação Solidário, cujo maior objetivo é acabar com a violência e o desrespeito dos tradicionais trotes. Essa atividade acontece desde 1999, e além de integrar calouros e veteranos, visa criar projetos que tragam melhorias de vida as comunidades carentes e despertar no jovem universitário o interesse pela cidadania e participação social.

Jardim Monte Cristo
O Jardim Monte Cristo e o Parque Oziel, hoje em processo de regularização fundiária pela Prefeitura de Campinas e pela Cohab, formam desde a metade da década de 1990 a maior área de ocupação irregular do país. A comunidade católica da Igreja de Santos Reis está constituída praticamente desde o início da ocupação e vem se empenhando na sua organização e na construção do edifício da Igreja.

A Igreja que está sendo construída não tem aparência de templo religioso, caracteriza-se por ser um galpão simples, coberto com estrutura em arco e telhas metálicas. A preocupação da comunidade desde o início, foi de construir um local de reunião. Falta ainda concluir a fachada e a torre, para que assuma uma identidade de Igreja. O terreno é bastante amplo com aproximadamente 2,6 mil metros quadrados e o prédio tem cerca de 400 metros quadrados. Ao lado da construção as crianças improvisam um campinho de futebol e o restante do terreno está repleto de mato e sem cuidados.

15 de fevereiro de 2008