Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Exposição no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra

 

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas realizará no período de 11 de maio a 09 de julho, de terça a sábado, das 09h00 às 16h30, a Exposição “No Cálice, a Comunhão: 110 da Diocese de Campinas”, comemorativo à 16ª Semana Nacional de Museus e aos 110 anos de criação da Diocese de Campinas.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Museus estimula os Museus e entidades culturais de todo o Brasil a prepararem uma programação especial para essa comemoração. Em sua 16ª edição, o evento acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio de 2018, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Em Campinas, integrando a Semana Nacional às comemorações dos 110 anos de criação da Diocese de Campinas, em 07 de junho de 1908, o MAAS-Campinas, com o auxílio das Paróquias da Arquidiocese, promove a exposição, com uma expografia idealizada especialmente para esse evento, demonstrando aspectos singulares dessa rica história.

Assim, o MAAS-Campinas solicitou o empréstimo de um cálice de cada Paróquia da Arquidiocese para que cada comunidade e seus fieis se sintam representados na exposição e tenham um contato maior com sua própria história, a partir da força simbólica da comunhão no cálice.

A exposição contará ainda com a apresentação ao público de documentos históricos, tanto da vida da Arquidiocese como para a própria história de Campinas, nunca expostos, nem mesmo na exposição de longa duração do museu. Também haverá espaços para interação, vídeos, projeções, etc.

A mostra também inaugura os trabalhos da equipe de curadoria do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas, que desde janeiro trabalha na remodelação das exposições e atividades, que contará a partir de agora com uma agenda cultural repleta de atividades como oficinas de arte e artesanato, ações educativas, palestras e cursos livres sobre Arte Sacra.

A equipe de curadoria é formada pelo Pe. Rafael Capelato, Coordenador do MAAS-Campinas; Pe. João Augusto Pezzuto, Conservador e Restaurador; Gabriel Amstalden, pesquisador e historiador; Rodrigo Santos, museólogo, que formam a equipe do MAAS-Campinas e Drª. Ana Carolina Pereira Lima, advogada e representante da sociedade civil no corpo de curadoria do museu.

O endereço do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas é Rua Dr. José Ferreira de Camargo, 844, Bairro Nova Campinas, telefone (19) 3790.3950. O valor da entrada é de R$ 5,00 a inteira e R$ 2,50 meia entrada. Estudantes pagam meia e pessoas com deficiência, idosos, professores, padres e diáconos não pagam.



Silvia Perez de Freitas
10 de maio de 2018