Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Espaço Mescla da PUC-Campinas inaugura nova unidade no Campus II

Objetivo é apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores junto aos estudantes do Centro de Ciências da Vida (CCV)

O Espaço Mescla da PUC-Campinas inaugurou nesta sexta-feira (19) uma nova unidade no Campus II da Universidade. A proposta é ampliar as atividades de empreendedorismo junto aos estudantes do Centro de Ciências da Vida (CCV), apoiando o desenvolvimento de negócios inovadores, bem como o trabalho cooperativo com empresas, startups, órgãos governamentais e investidores.

O novo ambiente, instalado no piso térreo do prédio administrativo, é composto por salas e espaço colaborativo, favorecendo dinâmicas de trabalho e cocriação, e reúne capacitações e programas voltados ao desenvolvimento de novos negócios e formas de apoio a startups. Com a instalação, a PUC-Campinas amplia esforços para acelerar o empreendedorismo e a inovação em saúde.

Visando motivar o desenvolvimento de ideias inovadoras e o surgimento de potenciais negócios de sucesso, o Mescla oferece aos estudantes, agora no Campus II, a oportunidade de participar de atividades práticas ligadas às questões de inovação que tendem a revolucionar o mercado de trabalho nos próximos anos.

Presente no evento de inauguração, o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da Universidade, Dom João Inácio Müller, exaltou a importância do espaço ao nascimento de iniciativas que envolvem a coletividade. “O conhecimento que nós adquirimos não pode ser utilizado apenas em nosso benefício, mas em benefício de todos. Essa é a grande virtude deste projeto”, avaliou.

“O conhecimento deve ser compartilhado. Se cada um se fecha com suas próprias ideias, não há como prosperar. Por isso o nome Mescla, um espaço para abrigar estudantes, pesquisadores e agentes externos para discutir inovação, transformar ideias em negócios e contribuir para o desenvolvimento de toda a sociedade”, disse o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, Reitor da PUC-Campinas.

O diretor do Centro de Ciências da Vida (CCV), Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva, comemorou a chegada do espaço ao Campus II, reforçando que a iniciativa abre caminhos para a criação de soluções na área da saúde. “É uma grande oportunidade para que a comunidade interna possa propor e desenvolver projetos, produtos e serviços inovadores no campo da saúde”, afirmou o docente.

Em junho, o Mescla, por meio de sua Unidade de Referência em Tecnologias Emergentes, firmou parceria com o Venturus, estabelecendo a aplicação de Inteligência Artificial e Ciência de Dados para o desenvolvimento da área da saúde. O acordo prevê a participação de especialistas, professores e alunos, que vão mapear o perfil epidemiológico dos pacientes do Hospital PUC Campinas, buscando identificar tendências e ajudar no combate de doenças.

De acordo com José Eduardo Azarite, vice-presidente de Inovação Corporativa da Venture Hub, a expectativa é que novos negócios de base tecnológica surjam com a implantação da unidade do Mescla no Campus II. “O Programa TechStart Saúde, voltado à aceleração de startups focadas em soluções para saúde e longevidade, gerou bons resultados este ano. Com os cursos da saúde mais próximos dessa realidade, a tendência é que ideias inovadoras nestas áreas cresçam ainda mais”, finalizou Azarite.

Saiba como participar das atividades do Mescla:

Orientações para novos negócios e desenvolvimento de startups

Uma das formas de relacionamento com o espaço Mescla ocorre por meio das orientações para novos negócios. O atendimento busca auxiliar os estudantes na construção de seus projetos de empreendedorismo. Docentes e membros do time Mescla, disponíveis mediante agendamento pelo ­e-mail mescla@puc-campinas.edu.br, fornecerão auxílio sobre os métodos de estruturação dos projetos, modelagem de negócios, ideação de startups e outras questões ligadas ao tema.

Programação semanal

O Mescla conta com uma programação semanal gratuita de palestras e workshops envolvendo o universo da inovação e do empreendedorismo. As atividades são abertas para todos os alunos da PUC-Campinas, sendo apenas necessário fazer inscrição no site.

Mostra de Inovação e Empreendedorismo (Motiv.se)

A Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas é um evento semestral que visa estimular e valorizar a produção de projetos inovadores gerados por estudantes e professores que tenham produtos, serviços ou processos inovadores, com potencial de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da sociedade.

Os trabalhos apresentados no evento são avaliados por especialistas em empreendedorismo do Mescla e profissionais de mercado. Os melhores são selecionados e convidados para o Programa de Pré-Aceleração de Startups da PUC-Campinas, que visa amadurecer os projetos, tornando-os viáveis como produtos ou serviços para o mercado.

Programa de Aceleração de Startups

O Programa de Aceleração de Startups, realizado em parceria com a aceleradora Venture Hub, busca ajudar projetos em fase inicial a crescer e se tornar negócios estruturados e competitivos para o mercado. Os alunos podem participar, individualmente ou em grupos, e passar por um processo de capacitação e assessoria junto a especialistas em empreendedorismo do Mescla e profissionais de mercado. Para participar, os alunos devem submeter projetos de negócios inovadores e participar dos hackathons realizados pelo Mescla.



Vinícius Purgato
19 de novembro de 2021