Evento acontece na Universidade e reunirá professores e alunos de todo o Brasil. Expectativa é de 1.500 participantes.

O XIII Encontro Nacional dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) (ENAPET) acontece pela primeira vez na cidade de Campinas/SP e promete alcançar um público de cerca de 1.500 pessoas. Realizado entre os dias 14 a 18 de julho, no Campus I da PUC-Campinas, o evento reunirá estudantes e professores de todo o país para apresentar trabalhos acadêmicos e discutir temas relevantes para a sociedade.

Este ano, o tema central do encontro será Responsabilidade Social. Serão realizados simpósios, sessões coordenadas, palestras, oficinas e atividades culturais. Cerca de 370 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) de 72 Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, municipais e privadas participarão do Encontro.

O ENAPET é um evento anual promovido pela Instituição escolhida para sediá-lo, neste ano a PUC-Campinas, com o apoio do Ministério da Educação (MEC). “É gratificante para a Universidade receber um Encontro tão importante como esse. A PUC-Campinas é a única da cidade que possui grupos PET e isso a torna uma Instituição de Ensino Superior muito rica no âmbito do Ensino, da Extensão e da Pesquisa”, disse o pró-reitor de Graduação, Germano Rigacci Júnior.

O PET na PUC-Campinas

A PUC-Campinas é a única instituição da cidade de Campinas que possui grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). Desde 1992, a Universidade conta com o Programa e cerca de 200 alunos já participaram.

Atualmente, a Universidade tem três grupos PET: nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Ciências Biológicas e de Enfermagem. Os grupos são formados por 12 estudantes (petianos), um voluntário e um professor (tutor) cada.

Cada grupo desenvolve atividades no campo do Ensino, da Extensão e da Pesquisa de acordo com a sua área de atuação. Os principais projetos que os grupos da PUC-Campinas desenvolvem:

PET Escola – coordenado pelo PET Enfermagem. Os petianos elegem uma escola prestar orientações sobre sexualidade e promoção da saúde.

Projeto Plantar – coordenado pelo PET Biologia. Os estudantes ministram aulas para alunos da 3ª série do ensino fundamental, explicando conceitos como preservação e assoreamento dos rios. Em seguida, é realizado o trabalho de campo com o plantio de mudas próximas à nascente do Rio Atibaia, além do monitoramento do plantio a cada 15 dias.

Projeto Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Arquiteto – coordenado pelo PET Arquitetura. Os alunos, junto com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e outras faculdades, recebem os calouros através da integração entre estes e os veteranos na prestação de serviço (de pintura, limpeza, plantio de mudas e outros) a uma comunidade escolhida.

Sobre o PET

O Programa de Educação Tutorial teve início em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC.

Atualmente, está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE) da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior (DIPES).

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O PET tem como objetivo desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país e estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

60ª Reunião Anual da SBPC

As atividades do XIII ENAPET foram distribuídas durante os cinco dias de evento de forma a contemplar horários que viabilizem também a participação dos alunos e professores na 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre paralelamente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ambos são os eventos nacionais mais importantes no âmbito do crescimento acadêmico, sócio-cultural e profissional.

SERVIÇO:

XIII Encontro Nacional dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) (ENAPET)

Data: de 14 a 18 de julho

Horário: das 8h às 21h30

Local: Campus I da PUC-Campinas

(Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades)

Mais informações sobre o XIII ENAPET: www.puc-campinas.edu.br

11 de julho de 2008