Curso de Engenharia Mecânica da PUC-Campinas recebe nota máxima do MEC

Classificação com nota 5 comprova a qualidade do curso, que teve início em 2017

O curso de Engenharia Mecânica da PUC-Campinas recebeu nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). Essa é a primeira nota recebida pelo curso, que foi aberto em 2017 na Universidade.

A avaliação do MEC é baseada em 32 itens analisados. A partir daí, é feita uma média dos resultados individuais de cada quesito, que recebem nota de 1 a 5. A PUC-Campinas conseguiu excelência em praticamente todos os quesitos, o que determinou a nota máxima.

“Agradeço muito aos alunos e suas famílias por confiarem desde o início em um curso que que havia acabado de ser criado e agora consegue esse reconhecimento de toda a sua capacidade e competência. Eles confiaram em toda a tradição e estrutura da PUC-Campinas”, reforça o Prof. Dr. Marcos Carneiro da Silva, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Para o diretor, três fatores principais levaram a Universidade a um desempenho tão importante. “As atividades hands on (mão na massa), para mostrar a importância de fazer, ser empreendedor; a segunda é a tecnologia. Desde o início, já criamos a disciplina de Inteligência Artificial e de Mobilidade, por exemplo, que na época nenhum curso tinha; e a última é a aproximação com empresas, que ajuda muito na questão dos estágios”, completa.

Praticamente todos os alunos do curso conseguem estágio durante os cinco anos. Para ajudar nesse processo, a Universidade realiza os dois últimos anos apenas no período noturno, para facilitar que o estudante tenha a possibilidade de já se inserir no mercado de trabalho.

Qualidades que são muito valorizadas pelos alunos. Gustavo Megiolaro é de Minas Gerais e veio até a PUC-Campinas cursar Engenharia Mecânica. Antes, o irmão dele já havia feito o curso, na primeira turma, em 2017, e saiu com um ótimo emprego. Gustavo está no mesmo caminho. No 4º ano, já está em uma grande empresa.

Gustavo cursa Engenharia Mecânica e já está no mercado

“Desde o primeiro ano, os professores e a universidade como um todo foram excelentes. Não são só as aulas teóricas, mas o hands on, isso também vem dando resultado na formação. Meu irmão foi da primeira turma e está bem empregado, super bem. Eu também já consegui estágio em uma grande empresa”, comenta o aluno que trabalha hoje na 3M.

Gustavo também reforça o apoio de dentro da PUC-Campinas para a caminhada profissional. “O incentivo ajudou muito a ter uma boa base, principalmente por ser proativo. Eu só tenho a agradecer ao curso aqui, valeu muito. Se fosse para começar de novo, faria o mesmo curso”, completa.

O curso de Engenharia Mecânica possui 5 semestres e qualquer dúvida ou informação pode ser esclarecida pelos telefones: (19) 3343-7036 e (19) 3343-7374. Mais informações sobre a grade e detalhamentos sobre o curso também estão na página da Engenharia Mecânica.

Inscrições estão abertas no Vestibular 2023 da PUC-Campinas

O Vestibular para o curso de Engenharia Mecânica está com inscrições abertas, assim como para outras áreas dentro da Universidade. As inscrições podem ser feitas até dia 25 de outubro, com descontos se efetuadas antecipadamente. As informações detalhadas e área de inscrições estarão disponíveis no site da Universidade clicando aqui.

No dia 4 de novembro serão realizadas, entre 13h e 18h, a prova geral e as provas específicas para candidatos ao Curso de Medicina. Também no dia 4 será aplicada a prova específica de Arquitetura e Urbanismo, entre 13h e 17h.

No dia 5 de novembro está marcada a prova geral, entre 14h e 17h, de forma presencial e para todos os candidatos, com exceção dos que estiverem disputando as vagas de Medicina.

A PUC-Campinas está entre as primeiras universidades privadas brasileiras e é a única do Interior a figurar no QS World University Ranking, um dos principais rankings internacionais de educação superior, que classifica as melhores universidades do mundo. No Brasil, 35 conseguiram atingir a pontuação para entrar no ranking, sendo apenas sete particulares.

Carlos Giacomeli
26 de setembro de 2022