Cresce oferta de oportunidades para profissionais de animação

Acompanhando tendência, Universidade oferece Curso de Especialização em Cinema de Animação 3D

A transformação digital, marcada pelo surgimento de novas ferramentas tecnológicas, atingiu de maneira expressiva a indústria de entretenimento. Quem se favoreceu, diante da demanda crescente por produções neste setor – que inclui serviços de streaming e vídeos em diversas plataformas, como o Youtube –, foi o profissional de animação.

De acordo com relatório da Grand View Research, o mercado de animação 3D deve ultrapassar 28 bilhões de dólares até 2025, empurrado pelos conteúdos voltados ao desenvolvimento dos jogos eletrônicos, à produção cinematográfica e à elaboração de materiais publicitários. Não é à toa que grandes empresas de mídia do exterior, localizadas em países desenvolvidos, já estão buscando mão de obra em nações emergentes.

O professor da PUC-Campinas Tomas Guner Sniker, responsável pela coordenação de Curso de Especialização em Cinema de Animação 3D, enaltece que os softwares, para quem desenvolve esse tipo de trabalho, se tornaram, em função da tecnologia avançada, complexos e acessíveis, facilitando a participação dos profissionais da área em projetos internacionais.

“Os profissionais tem acesso a computadores pessoais capazes de gerar animações complexas em casa, tornando todo o processo mais rápido e barato. Além disso, alguns trabalhos podem ser feitos em locais diferentes, ou seja, não é necessário que a equipe esteja presencialmente reunida. É possível compartilhar os dados por meio da Internet”, frisou o docente.

O barateamento dos custos de produção, provocado por essa facilidade de interação, é mais um fator determinante para o crescimento do mercado de animação, sem esquecer da forte tendência de crescimento da realidade virtual, ainda pouco popular no Brasil. “Mas sua difusão tende a crescer nos próximos anos, impactando o aumento das possibilidades de trabalho”, avaliou Sniker.

Capacitação

Um país que passa a ser reconhecido não só por exportar talentos na área, mas também pelas suas próprias produções, tem a necessidade de ofertar ao mercado profissionais de qualidade. A PUC-Campinas, com o objetivo de capacitar alunos para a criação de conteúdos em conformidade com as maiores produtoras nacionais e internacionais, oferece o Curso de Especialização em Cinema de Animação 3D.

Com inscrições abertas até o dia 26 de setembro, o Curso aborda com detalhes todas as etapas de concepção, oferecendo conhecimentos sobre métodos, técnicas e linguagens destinados ao desenvolvimento deste tipo de produto audiovisual.

Outras informações podem ser obtidas a partir do link: https://www.puc-campinas.edu.br/pos-graduacao/especializacao-em-cinema-de-animacao-3d/

Vinícius Purgato
5 de setembro de 2018