Um dos mais importantes eventos de Educação Superior acontece pela primeira vez em Campinas. Abertura será às 14 horas.

Começa hoje o 13º Encontro Nacional dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) – Enapet. Realizado em paralelo com a 60ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e também considerado um dos encontros mais importantes de Educação Superior no âmbito do Ensino, Extensão e Pesquisa; o Enapet acontece pela primeira vez na cidade de Campinas.

Escolhida para sediar o evento, a PUC-Campinas receberá entre os dias 14 a 18 de julho, no Campus I, cerca de 1.500 pessoas, entre estudantes e professores de mais de 72 Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Nesta segunda-feira, às 14 horas, acontece a abertura do Encontro com a presença confirmada do coordenador geral de Projetos Especiais de Graduação do Ministério da Educação (MEC), Edson Cáceres; do presidente da Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (Cenapet), Dante Barone; e do diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus – SUS), José Luiz Riani Costa.

Às 15 horas, uma Mesa Redonda com o tema “Grupos PET no contexto político do Brasil” discutirá o papel da universidade para a formação de grupos atuantes na sociedade. Às 18 horas, outra Mesa Redonda formada por egressos (ex-petianos) discutirá os avanços do PET e sua contribuição para o ensino e para a sociedade.

Às 19h30, um sarau cultural com apresentações de Show de Talentos e da banda pop rock, Osciladores Harmônicos, fecha as atividades do dia.

Na terça-feira, durante o período da manhã, professores (tutores) e estudantes (petianos) se reunirão para discutir os trabalhos. Das 14 às 16 horas, serão realizadas as Sessões Coordenadas e os Simpósios, que apresentarão assuntos ligados a Responsabilidade Social, tema central desta 13ª edo assuntos ligados ao tema central desta 13)etianos)sociedade. ição. Os temas dos Simpósios são: Meio Ambiente; Responsabilidade Social: Discursos e Práticas de Mobilização da Sociedade Civil; Movimentos Sociais, Políticos e a Universidade; A Interdisciplinaridade no Contexto da Responsabilidade Social e A Extensão Universitária na Formação do Petiano.

Às 17 horas, acontecerá a Mesa Redonda “Paradigmas e Paradoxos do Ensino Superior” e, em seguida, às 19h30, iniciam-se as Oficinas, com atividades preparadas pelos próprios petianos.

Oficinas:

– Dicas e manhas para dançar bem forró (UECE)
– Produção de vasos em argamassa com resíduos de construção e resíduos agro-industriais (PUC-Campinas)
– Dança de Salão (UFG)
– Malabarismo (Poli-USP)
– Confecção de brinquedos com materiais recicláveis (PUC-Campinas)
– Oficina de Teatro (CPTL/UFMS)
– Dinâmica de Grupo: Necessidades Individuais no Emprego (PUC-Campinas)
– Oficina de Introdução ao Teatro (UFTM)
– Introdução à Aula de Violão (PUC-Campinas)
– “Da Literatura ao Cinema” (Unesp/FCL-AR)
– Técnicas Básicas sobre Oratória: Comece a Vencer o Medo de Falar em Público (UFPR)