Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

Sobre o Grupo

Música de câmara é o termo utilizado para formações de pequenos grupos de instrumentos ou vozes, com repertório de música erudita, que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.

Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra câmara indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima. Nesta categoria geralmente não está incluída a música para instrumento solo, entretanto, é comum incluir obras para piano solo, dependendo da ambientação.

O Grupo de Música de Câmara do CCA foi fundado em 2006 e busca contribuir para o fomento da música erudita na Universidade através de formações instrumentais diversas. As formações podem ser integradas por alunos, funcionários e membros da comunidade externa em geral. O objetivo é formar grupos de música de câmara para o desenvolvimento pessoal de cada músico, permitindo o acesso à uma das maneiras mais representativas de fazer música em conjunto, na história da música universal. O trabalho é apoiado na pesquisa e na performance de cada grupo

Atualmente o grupo desenvolve atividades da seguinte forma:

1. Orquestra de Câmara – Integrada por músicos da comunidade externa, ensaia às quintas-feiras das 18h30 às 21h00. Os ensaios acontecem no Bloco D, Sala 701, Campus I. A formação da orquestra contempla instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), piano e bateria. Para integrar a Orquestra de Cordas é necessário domínio avançado no respectivo instrumento, além de disponibilidade para apresentações externas. O repertório da orquestra contempla música clássica, temas de filmes e rock. Esporadicamente, de acordo com a necessidade, os ensaios podem acontecer às segundas-feiras das 18h30 às 21h00.

2. Grupo de Música de Câmara – É formado por alunos da Universidade e membros da Comunidade Externa. O enfoque desse grupo é proporcionar uma vivência musical aos integrantes. Os ensaios acontecem às quartas-feiras das 16h às 19h, no Bloco D, Sala 701, Campus I. O repertório é bem eclético e abrange todo o tipo de música. Para integrar esse grupo é necessário conhecimento básico de música e domínio de algum instrumento de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), sopro (flauta, saxofone, trompete e trombone), baixo elétrico, guitarra, violão, piano (é necessário ler no mínimo cifras) e bateria.

3. Duos, trios e quartetos – Essa formação requer conhecimento básico de música e organiza pequenos grupos musicais que se apresentam pelos Campi da Universidade. Podem ser duos de piano e instrumento de sopro, trios ou quartetos de metais, madeiras ou cordas. Os ensaios acontecem às terças-feiras, das 16h às 19h, no Bloco D, Sala 701, Campus I. O repertório contempla do erudito ao popular.

Moisés Cantos
Maestro

Ensaios

3ªs-feiras: das 16h às 19h / 4ª-feiras: das 16h às 19h / 5ª feiras: das 18h30 às 21h (comunidade Externa)

Obs.: Os alunos bolsistas participarão do ensaio de 5ª feira, uma vez por mês.

Local: Campus I, CCHSA – sala 701 (Bloco D)

Contato

Comunicação: (19) 3343-5810
Secretaria: (19) 3343-5806

E-mail: cca.musicadecamara@puc-campinas.edu.br

Contato

Edições

PROGRAMA – CONCERTOS

04/06/19 – Orquestra Sinfônica do UNASP e Coral da Licenciatura em Música/UNAS – Campus I, Auditório Dom Gilberto.

06/06/19 – Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos – Campus I, Auditório Dom Gilberto.

07/06/19 – Orquestra de Música de Câmara da PUC-Campinas, com participação de Carlos Novelli – Campus I, Auditório Cardeal Agnelo Rossi.

10ª Conferência de Orquestras do CCA, PUC-Campinas
5,6 e 7 de junho, às 19h30
Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I

A Conferência de Orquestras vem sendo realizada desde 2008 e busca fomentar a música desse tipo de coletivo instrumental, além de promover o intercâmbio e a troca de experiências entre regentes e músicos.

Já participaram da Conferência grupos como a Orquestra Sinfônica de Limeira, Banda Sinfônica de Hortolândia e Orquestra UNASP, dentre muitas outras.

Com o objetivo de aumentar a abrangência de público, está 10ª Conferência terá a participação de grupos orquestrais com diferentes formações instrumentais, participarão: a Oficina de Cordas, o Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas e a Orquestra Sinfônica de Americana.

A Oficina de Cordas foi criada em 1991, pelo Prof. do Depto. de Música da Unicamp, José Eduardo Gramani, e desde então, o grupo tem se destacado por suas interpretações da música brasileira ou da música ocidental. Devido ao trabalho sério que o grupo vem desenvolvendo, ele foi convidado para uma série de concertos pela Europa no mês de outubro de 2017.

O Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas é composto por alunos e por músicos da comunidade externa e tem utilizado uma linguagem mais jovem na escolha do repertório, mas sem perder as características camerísticas. O projeto do grupo para 2017 tem como tema “Caleidoscópio Sonoro” e faz uma abordagem de temas clássicos do Rock nacional e internacional, dando uma cara nova a músicas conhecidas, mas com um tratamento mais de orquestra. Essa flexibilização na escolha dos grupos orquestrais é um diferencial que tem como meta atrair tanto aqueles que gostam de música erudita, quanto os que gostam de uma música mais Pop.

Programa

05 de junhoOficina de Cordas: As Quatro Estações de A. Vivaldi (1ª parte)
Primavera: Alfredo Rezende, solista
Verão: Claudio Gatto, solista

06 de junhoGrupo de Música de Câmara do CCA
Yesterday – John Lennon/Paul McCartney
Chalana – Mário Zan
Dust in the Wind – Kerry Livgren
Eleanor Rigby – John Lennon/Paul McCartney
Canção da América – Milton Nascimento/Fernando Brant
Sing Hallelu – Donald Moore
California Dreamin’ – John Phillips
We Are the World – Michael Jackson/Lionel Richie

07 de junhoOficina de Cordas: As Quatro Estações de A. Vivaldi (2ª parte)
Outono: Alexandre Cruz, solista
Inverno: Ricardo Camatari, solista

concertos – 16 e 19/05 – Campus I

recitais – 17/05, Campus I e 18/05, Campus II

Fomentar a cultura nos Campi da Universidade através da apresentação de concertos e recitais musicais por grupos de diversas formações.Participe!!!.

PROGRAMA (clique aqui)

Galeria de Fotos

concerto anual

O 5º Concerto Anual do Grupo de Música de Câmara do CCA, PUC-Campinas busca divulgar o trabalho do grupo através do repertório desenvolvido ao longo de 2015 e contribuir para a formação e a ampliação de platéia ligada à música instrumental.

25.11. 2015, às 20h30.

Campus I, CCHSA (convívio).

veja o repertório

CONCERTO – 18/05, às 21h – Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI) – Campus I, Aud. D. Gilberto.

RECITAIS – 19/05, às 20h30 – Quarteto Demerson, Campus I – CCHSA (convívio) e 20/05, às 18h30 – Grupo de Música de Câmara do C.C.A, Campus I – CEA (H15 -saguão).

INSCRIÇÃO (encerrada)

PROGRAMA

Orquestra Sinfônica de Limeira – OSLI

18/05/15, às 21h – Campus I, Aud. D. Gilberto.

Regente: Rodrigo Müller 

Repertório: Dvorak – Carnaval – Abertura; P. I. Tchaikovsky – Romeu e Julieta; J. Sibelius – O Cisne de Tuonela; A. Borodin – Danças Polovtsianas

Recitais de Música de Câmara

as atividades acontecem pelos Campi

19.05, às 18h45 – Campus Central, Pátio dos Leões (próximo ao xerox) e às 20h30 – Campus II, Lanchonete (saguão).

20.05, às 18h45 – Campus I, CEA (H15 – saguão ) e às 20h30 – Campus I – CEATEC (H12 -saguão).

21.05, às 18h45 – Campus Central, Pátio dos Leões (próximo ao xerox).

22.05, às 18h45 – Campus I, CCHSA (pátio em frente ao NUPEX).

23.05, às 18h45 e às 20h30 – Campus I, CCHSA (convívio).

Concerto Anual de Música de Câmara do CCA

Concerto Anual de Música de Câmara do CCA, PUC-Campinas busca divulgar o trabalho do grupo junto à comunidade da cidade de Campinas; Realizar um apanhado do repertório desenvolvido ao longo de 2013; Contribuir para a formação e a ampliação de platéia ligada à música instrumental.

PROGRAMA

6ª Conferência de Orquetras

De 21 a 26.10.13 2013, nos Campi

Aberto ao público interessado em boa música instrumental.

Convívio – CCHSA

22 e 24.10.13, às 20h30

O Concerto Orquestral apresenta obras de todos os períodos e estilos executados por orquestras convidadas, de forma gratuita ao público interno e externo à universidade.

Mesa-redonda

23.10.13, às 19h30 – Campus Central, sala 278

“A importância da difusão da música instrumental no meio universitário” – esta temática será o norte para os debates acerca dos aspectos da atuação de uma orquestra na Universidade.

Música de Câmara – Encontro

A 5ª Conferência Orquestras do CCA acontece em três modalidades sendo: CONCERTOS DE ORQUESTRAS (obras de todos os períodos e estilos, apresentados por orquestras convidadas, de forma gratuita ao público interno e externo à universidade), RECITAIS (Grupo de Música de Câmara do C.C.A. e grupos convidados) e MESA REDONDA. (debate enriquecedor acerca de aspectos da vida profissional do maestro).

PROGRAMA