Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno
Facebook
121496
Facebook
Twitter
7197
Twitter
Linkedin
8425
Linkedin

Sobre o Grupo

Música de câmara é o termo utilizado para formações de pequenos grupos de instrumentos ou vozes, com repertório de música erudita, que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.

Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra câmara indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima. Nesta categoria geralmente não está incluída a música para instrumento solo, entretanto, é comum incluir obras para piano solo, dependendo da ambientação.

O Grupo de Música de Câmara do CCA foi fundado em 2006 e busca contribuir para o fomento da música erudita na Universidade através de formações instrumentais diversas. As formações podem ser integradas por alunos, funcionários e membros da comunidade externa em geral. O objetivo é formar grupos de música de câmara para o desenvolvimento pessoal de cada músico, permitindo o acesso à uma das maneiras mais representativas de fazer música em conjunto, na história da música universal. O trabalho é apoiado na pesquisa e na performance de cada grupo.

Atualmente há dois grupos distintos sendo:
1. Orquestra de Câmara – que ensaia às quartas-feiras das 16h às 19h – no Campus I – formado por instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), flauta, clarineta, saxalto, violões, piano e percussão.
Repertório: Trilhas sonoras de filmes, clássicos da música erudita e música diversas, sendo todas com arranjos orquestrais escritas para a formação do grupo.
2. Duos e trios – grupos menores focado na música erudita propiciando uma vivência musical de seus integrantes – ensaio às segundas-feiras das 16h às 19h – no Campus Central sala 302.
Formação: pequenos grupos divididos em duos ou trios, podendo ter em sua formação diversas combinações. Há possibilidade de participação de todos os tipos de instrumentos existentes. Para as devidas combinações, duos ou trios, são realizados arranjos e adaptações.

Moisés Cantos
Maestro

Ensaios

Campus I, sala 7 – Prédio da Pastoral – 3ªs feiras das 16h às 19h – Ensaio Geral. Campus I, sala 7 – Prédio da Pastoral – 4ªs feiras das 16h às 19h – Ensaio Geral

Campus II, Complexo Esportivo II – 5ªs feiras das 16h às 19h (nesse caso, o aluno do Campus II deve escolher um dia para participar do ensaio geral no Campus I, além da quinta-feira)

Contato

Comunicação: (19) 3343-5810
Secretaria: (19) 3343-5806
Administração (19) 3343-5802

E-mail: cca.musicadecamara@puc-campinas.edu.br

Contato

Integrantes

RECADASTRADOS: Andrezza Robatini de Lima (Direito); Ariel Telo Mariano (Direito); Beatriz Ferruzzi Sacchetin (Direito); Camila Siqueira Silva (Direito); Leonard Louis Delor (Psicologia); Tiago Pereira Silva (Filosofia).

NOVOS INTEGRANTES: Andrey Renato Briel (Enfermagem); Caio Madeira de Lima Santos; Cecília Sochiarelli da Costa; Charles Velloso Pinheiro; Luiz Felipe Zerbetto Masson (Eng.Computação);Luísa de Luca Kassem; Nathan do Prado Faria Ranieri Odorizzi de Oliveira (Comunidade Externa); Rogério Pereira Amorim; Thalita Gomes Araújo

Edições

10ª Conferência de Orquestras do CCA, PUC-Campinas
5,6 e 7 de junho, às 19h30
Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I

A Conferência de Orquestras vem sendo realizada desde 2008 e busca fomentar a música desse tipo de coletivo instrumental, além de promover o intercâmbio e a troca de experiências entre regentes e músicos.

Já participaram da Conferência grupos como a Orquestra Sinfônica de Limeira, Banda Sinfônica de Hortolândia e Orquestra UNASP, dentre muitas outras.

Com o objetivo de aumentar a abrangência de público, está 10ª Conferência terá a participação de grupos orquestrais com diferentes formações instrumentais, participarão: a Oficina de Cordas, o Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas e a Orquestra Sinfônica de Americana.

A Oficina de Cordas foi criada em 1991, pelo Prof. do Depto. de Música da Unicamp, José Eduardo Gramani, e desde então, o grupo tem se destacado por suas interpretações da música brasileira ou da música ocidental. Devido ao trabalho sério que o grupo vem desenvolvendo, ele foi convidado para uma série de concertos pela Europa no mês de outubro de 2017.

O Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas é composto por alunos e por músicos da comunidade externa e tem utilizado uma linguagem mais jovem na escolha do repertório, mas sem perder as características camerísticas. O projeto do grupo para 2017 tem como tema “Caleidoscópio Sonoro” e faz uma abordagem de temas clássicos do Rock nacional e internacional, dando uma cara nova a músicas conhecidas, mas com um tratamento mais de orquestra. Essa flexibilização na escolha dos grupos orquestrais é um diferencial que tem como meta atrair tanto aqueles que gostam de música erudita, quanto os que gostam de uma música mais Pop.

Programa

05 de junhoOficina de Cordas: As Quatro Estações de A. Vivaldi (1ª parte)
Primavera: Alfredo Rezende, solista
Verão: Claudio Gatto, solista

06 de junhoGrupo de Música de Câmara do CCA
Yesterday – John Lennon/Paul McCartney
Chalana – Mário Zan
Dust in the Wind – Kerry Livgren
Eleanor Rigby – John Lennon/Paul McCartney
Canção da América – Milton Nascimento/Fernando Brant
Sing Hallelu – Donald Moore
California Dreamin’ – John Phillips
We Are the World – Michael Jackson/Lionel Richie

07 de junhoOficina de Cordas: As Quatro Estações de A. Vivaldi (2ª parte)
Outono: Alexandre Cruz, solista
Inverno: Ricardo Camatari, solista

concertos – 16 e 19/05 – Campus I

recitais – 17/05, Campus I e 18/05, Campus II

Fomentar a cultura nos Campi da Universidade através da apresentação de concertos e recitais musicais por grupos de diversas formações.Participe!!!.

PROGRAMA (clique aqui)

Galeria de Fotos

concerto anual

O 5º Concerto Anual do Grupo de Música de Câmara do CCA, PUC-Campinas busca divulgar o trabalho do grupo através do repertório desenvolvido ao longo de 2015 e contribuir para a formação e a ampliação de platéia ligada à música instrumental.

25.11. 2015, às 20h30.

Campus I, CCHSA (convívio).

veja o repertório

CONCERTO – 18/05, às 21h – Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI) – Campus I, Aud. D. Gilberto.

RECITAIS – 19/05, às 20h30 – Quarteto Demerson, Campus I – CCHSA (convívio) e 20/05, às 18h30 – Grupo de Música de Câmara do C.C.A, Campus I – CEA (H15 -saguão).

INSCRIÇÃO (encerrada)

PROGRAMA

Orquestra Sinfônica de Limeira – OSLI

18/05/15, às 21h – Campus I, Aud. D. Gilberto.

Regente: Rodrigo Müller 

Repertório: Dvorak – Carnaval – Abertura; P. I. Tchaikovsky – Romeu e Julieta; J. Sibelius – O Cisne de Tuonela; A. Borodin – Danças Polovtsianas

Recitais de Música de Câmara

as atividades acontecem pelos Campi

19.05, às 18h45 – Campus Central, Pátio dos Leões (próximo ao xerox) e às 20h30 – Campus II, Lanchonete (saguão).

20.05, às 18h45 – Campus I, CEA (H15 – saguão ) e às 20h30 – Campus I – CEATEC (H12 -saguão).

21.05, às 18h45 – Campus Central, Pátio dos Leões (próximo ao xerox).

22.05, às 18h45 – Campus I, CCHSA (pátio em frente ao NUPEX).

23.05, às 18h45 e às 20h30 – Campus I, CCHSA (convívio).

Concerto Anual de Música de Câmara do CCA

Concerto Anual de Música de Câmara do CCA, PUC-Campinas busca divulgar o trabalho do grupo junto à comunidade da cidade de Campinas; Realizar um apanhado do repertório desenvolvido ao longo de 2013; Contribuir para a formação e a ampliação de platéia ligada à música instrumental.

PROGRAMA

6ª Conferência de Orquetras

De 21 a 26.10.13 2013, nos Campi

Aberto ao público interessado em boa música instrumental.

Convívio – CCHSA

22 e 24.10.13, às 20h30

O Concerto Orquestral apresenta obras de todos os períodos e estilos executados por orquestras convidadas, de forma gratuita ao público interno e externo à universidade.

Mesa-redonda

23.10.13, às 19h30 – Campus Central, sala 278

“A importância da difusão da música instrumental no meio universitário” – esta temática será o norte para os debates acerca dos aspectos da atuação de uma orquestra na Universidade.

Música de Câmara – Encontro

A 5ª Conferência Orquestras do CCA acontece em três modalidades sendo: CONCERTOS DE ORQUESTRAS (obras de todos os períodos e estilos, apresentados por orquestras convidadas, de forma gratuita ao público interno e externo à universidade), RECITAIS (Grupo de Música de Câmara do C.C.A. e grupos convidados) e MESA REDONDA. (debate enriquecedor acerca de aspectos da vida profissional do maestro).

PROGRAMA