Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Sobre o Grupo

Música de câmara é o termo utilizado para formações de pequenos grupos de instrumentos ou vozes, com repertório de música erudita, que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.

Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra câmara indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima. Nesta categoria geralmente não está incluída a música para instrumento solo, entretanto, é comum incluir obras para piano solo, dependendo da ambientação.

O Grupo de Música de Câmara do CCA, comandado pelo maestro Moisés Cantos, foi fundado em 2006 e busca contribuir para o fomento da música erudita na Universidade através de formações instrumentais diversas. As formações podem ser integradas por alunos, funcionários e membros da comunidade externa em geral. O objetivo é formar grupos de música de câmara para o desenvolvimento pessoal de cada músico, permitindo o acesso à uma das maneiras mais representativas de fazer música em conjunto, na história da música universal. O trabalho é apoiado na pesquisa e na performance de cada grupo

E-mail: cca.musicadecamara@puc-campinas.edu.br

Atividades do Grupo

1. Orquestra de Câmara

Integrada por músicos da comunidade externa, ensaia às quintas-feiras das 18h30 às 21h00. Os ensaios acontecem no Bloco D, Sala 701, Campus I. A formação da orquestra contempla instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), piano e bateria. Para integrar a Orquestra de Cordas é necessário domínio avançado no respectivo instrumento, além de disponibilidade para apresentações externas. O repertório da orquestra contempla música clássica, temas de filmes e rock. Esporadicamente, de acordo com a necessidade, os ensaios podem acontecer às segundas-feiras das 18h30 às 21h00.

2. Grupo de Música de Câmara

É formado por alunos da Universidade e membros da Comunidade Externa. O enfoque desse grupo é proporcionar uma vivência musical aos integrantes. Os ensaios acontecem às quartas-feiras das 16h às 19h, no Bloco D, Sala 701, Campus I. O repertório é bem eclético e abrange todo o tipo de música. Para integrar esse grupo é necessário conhecimento básico de música e domínio de algum instrumento de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), sopro (flauta, saxofone, trompete e trombone), baixo elétrico, guitarra, violão, piano (é necessário ler no mínimo cifras) e bateria.

3. Duos, trios e quartetos

Essa formação requer conhecimento básico de música e organiza pequenos grupos musicais que se apresentam pelos Campi da Universidade. Podem ser duos de piano e instrumento de sopro, trios ou quartetos de metais, madeiras ou cordas. Os ensaios acontecem às terças-feiras, das 16h às 19h, no Bloco D, Sala 701, Campus I. O repertório contempla do erudito ao popular.

Ensaios

Campus I

CCHSA – sala 701 (Bloco D)
Terças-feiras: das 16h às 19h / quartas-feiras: das 16h às 19h / quintas-feiras: das 18h30 às 21h (comunidade Externa)
Obs.: Os alunos bolsistas participarão do ensaio às quintas-feiras, uma vez por mês.

Critérios gerais de seleção por grupo artístico

Serão utilizados os seguintes critérios para avaliação dos alunos interessados em participar do Grupo de Música de Câmara:

Cordas

a) domínio do instrumento que inclui conhecimento das 1ªs, 2ªs e 3ªs posições (no mínimo): nota de 01 a 05;

Sopros

Percussão

Piano

b) leitura à primeira vista: nota de 01 a 05;
c) leitura rítmica: nota de 01 a 05;
d) interpretação estilística: nota de 01 a 03;
e) leitura de partitura: nota de 01 a 05;
f) leitura de acordes cifrados com uso de 9ª/11ª/13ª e inversões: nota de 01 a 03;
g) fraseado: nota de 01 a 03.

Violão e baixolão

b) leitura à primeira vista: nota de 01 a 03;
c) leitura rítmica: nota de 01 a 05;
d) interpretação estilística: nota de 01 a 03;
e) leitura de acordes cifrados com uso de 9ª/11ª/13ª e inversões: nota de 01 a 05;
f) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05;
g) fraseado: nota de 01 a 03.

Edições

PUC-Campinas 78 anos