
Escola de Linguagem e Comunicação recebe palestra sobre a construção científica da propaganda
A explanação do Dr. Airton Rodrigues, realizada para 110 alunos, teve como tema o neuromarketing

Da esquerda para a direita, o diretor geral do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC), Dr. Airton Rodrigues, e os professores responsáveis pelo evento, Me. Márcio Antonio Bras Roque e Me. Marcos Geraldo Gonzalez.
A Faculdade de Publicidade e Propaganda promoveu, no último dia 7 de outubro, na Sala 804 do prédio H01 da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), a palestra “Do Laboratório ao Insight: A Construção Científica da Propaganda”.
Ministrada pelo diretor geral do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC), Dr. Airton Rodrigues, para 110 alunos e alunas do 6º módulo do curso, a explanação se encaixou dentro do tema “Neuromarketing – A Pesquisa numa Perspectiva Experimental”, que integra as atividades complementares do componente curricular “Pesquisa com o Consumidor”.
De acordo com o Prof. Me. Marcos Geraldo Gonzalez, um dos organizadores do evento ao lado do Prof. Me. Márcio Antonio Bras Roque, este foi “muito interessante, especialmente pela participação e pelo engajamento dos estudantes”. Além disso, ele ressalta a importância do tema abordado, dizendo que este se revela em duas dimensões, sendo a primeira, “o respeito ao desafio intelectual, que convida os alunos e alunas a refletirem sobre as novas dimensões da propaganda. A segunda, por sua vez, está relacionada ao interesse e à curiosidade dos próprios estudantes, que demonstram buscar, constantemente, novos temas e abordagens de vanguarda”.

Assistiram a palestra, 110 estudantes do 6º módulo do curso de Publicidade e Propaganda. O evento integrou as atividades complementares do componente curricular “Pesquisa com o Consumidor”.
“Durante a palestra, foi possível observar que alguns dos alunos e alunas já possuíam algum conhecimento prévio sobre tópicos como ‘ressonância emocional’ (conexão profunda que ocorre quando as emoções de uma pessoa se alinham com as de outra, criando um sentimento de compreensão compartilhada e empatia), o que evidencia que estão atualizados e atentos às tendências contemporâneas da área e esse resultado mostra que a PUC-Campinas se mantém comprometida em promover o contato dos estudantes com temas modernos e relevantes, especialmente no campo da comunicação e da publicidade e propaganda”, esclarece Marcos.
O professor diz ainda que “a importância da neurociência, enquanto campo de estudo aplicado à formação dos alunos e alunas, reside no fato de ser uma ciência nova e multidisciplinar, que oferece um olhar mais abrangente sobre os fenômenos comunicacionais”.

Durante a explanação do diretor geral do NENC houve a simulação de um eletroencefalograma (EEG), uma ferramenta de neuromarketing que mede a atividade elétrica do cérebro para entender como os consumidores reagem a estímulos como anúncios, produtos e embalagens.
Ele encerra explicando que “em primeiro lugar, a temática propõe uma provocação intelectual, convidando os estudantes a analisarem a propaganda sob diferentes esferas, não apenas pela ótica da criação, mas também pela perspectiva de como a percepção da mensagem publicitária é construída na mente do consumidor e do cliente final, um processo que, muitas vezes, não é inteiramente gerenciável. Em segundo lugar, porque, através dela, é possível compreender o comportamento e os processos cognitivos envolvidos na recepção das mensagens publicitárias, o que contribui para que os alunos e alunas percebam que, mais do que dominar o processo criativo, é fundamental entender a repercussão e o impacto emocional que a comunicação pode gerar no público”.
Sobre o NENC
O Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC) se utiliza de tecnologias e neurociência para avaliar, medir e testar o comportamento do consumidor frente a uma marca ou produto, a fim de dar respostas para uma boa decisão estratégica de marketing. Composta por cientistas que traduzem a evolução da neurociência do consumidor em metodologias direcionadas para a pesquisa de mercado, a sua missão é construir uma nova perspectiva de compreensão do consumidor.

