Engenharia de Software recebe nota máxima do MEC

Curso da PUC-Campinas recebeu avaliação nota 5 na avaliação de 2022

O curso de Engenharia de Software, da PUC-Campinas, recebeu a nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). O conceito 5 reforça a qualidade da Universidade em formar profissionais em uma região conhecida mundialmente pelo seu potencial na área de tecnologia e desenvolvimento de softwares.

A avaliação é realizada tendo por base três critérios: Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Para chegar a pontuação, é realizado todo o processo de avaliação e entrevistas e também é feita uma visita. Em razão da pandemia, a última parte foi realizada de forma virtual, entre os dias 4 e 6 de maio de 2022.

Um dos pontos mais ressaltados pelo relatório é a qualidade do corpo docente. No documento, há menção sobre a preparação, engajamento e longevidade de professores na Universidade – ao todo, 27 deles possuem mais de 20 anos de PUC-Campinas.

A força do curso, que começou em 2017, é reconhecida fora da Universidade. Ao todo, mais de 90% dos estudantes realizam estágio no último ano. E a busca começa ainda antes. Desde o 2º ano, alunos já recebem propostas de empresas. Na reta final, as aulas são noturnas para que eles já possam ser contratados pelas companhias.

De acordo com o Prof. Me. Ivan Granja, diretor-adjunto da Faculdade de Análise de Sistemas – dentro da qual está inserido o curso – a longa história de formação de profissionais da área contribui para o sucesso. “A Faculdade de Análise de Sistemas está completando 50 anos ininterruptos de funcionamento e é agente diretamente contribuinte para o sucesso da Região Metropolitana de Campinas como polo de desenvolvimento de software”, comenta.

Outro ponto destacado, foi a integração do curso com as novas frentes de inovação da PUC-Campinas, com o fortalecimento do Espaço Mescla, voltado à fomentação do empreendedorismo e inovação. “A qualidade, extensão, abrangência e oportunidades de sinergias entre Mescla e o curso também foram muito elogiadas pelos avaliadores”, completa o professor.

Conheça mais sobre o curso aqui.

Inscrições estão abertas no Vestibular 2023 da PUC-Campinas

O Vestibular para o curso de Engenharia de Software está com inscrições abertas, assim como para outras áreas dentro da Universidade. As inscrições podem ser feitas até dia 25 de outubro, com descontos se efetuadas antecipadamente. As informações detalhadas e área de inscrições estarão disponíveis no site da Universidade clicando aqui.

No dia 4 de novembro serão realizadas, entre 13h e 18h, a prova geral e as provas específicas para candidatos ao Curso de Medicina. Também no dia 4 será aplicada a prova específica de Arquitetura e Urbanismo, entre 13h e 17h.

No dia 5 de novembro está marcada a prova geral, entre 14h e 17h, de forma presencial e para todos os candidatos, com exceção dos que estiverem disputando as vagas de Medicina.

A PUC-Campinas está entre as primeiras universidades privadas brasileiras e é a única do Interior a figurar no QS World University Ranking, um dos principais rankings internacionais de educação superior, que classifica as melhores universidades do mundo. No Brasil, 35 conseguiram atingir a pontuação para entrar no ranking, sendo apenas sete particulares.

Carlos Giacomeli
5 de setembro de 2022