A Pós-graduação em Direito é fundamental para os profissionais que desejam atuar em um segmento específico, seja na advocacia, seja, até mesmo, pensando em focar para processos seletivos e concursos. E, ainda, pode ser a porta de entrada para você considerar a carreira docente.

Com a especialização, é possível melhorar sua atuação, destacar seu currículo no mercado e conquistar vagas com ótimas remunerações. Mas, para isso, é fundamental conhecer as principais opções de cursos que ajudarão em sua carreira.

Continue a leitura deste conteúdo que a PUC-Campinas preparou e entenda tudo sobre o tema.

1. Direito Digital

A Pós-graduação em Direito Digital tem sido uma das mais procuradas atualmente, justamente, pelos avanços das questões legais relacionadas com o ambiente digital e falta de profissionais especializados no assunto.

Neste curso, você se aprofundará mais em questões gerais do Direito Digital, sobre legislações diretamente relacionadas com o tema (como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e Marco Civil da Internet), além de entender os aspectos constitucionais e criminais do Direito Digital, uma das questões mais desafiadoras atualmente. Os estudantes, nessa fase do curso, se especializarão sobre crimes informáticos e os processos de investigação sobre essas questões.

Outro assunto dessa especialização é o Direito Digital Empresarial, em que serão abordadas questões que norteiam ambientes como Comércio Eletrônico, Startups e os desafios para os profissionais do Direito, com a possibilidade dos Smart Contracts, informação sobre Compliance, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Nessa parte do curso, serão discutidas as implicações legais no uso da Inteligência Artificial e Internet das Coisas e as novas modalidades de trabalho.

2. Direito de Família e Sucessões

Já a  Pós-graduação em Direito de Família e Sucessões prepara o profissional para atuar nas questões referentes a esses dois campos, que têm passado por diversas mudanças com novas configurações e desafios — por exemplo, com o surgimento das Holdings Familiares para facilitar a sucessão de bens entre familiares.

No curso, você vai se especializar na Teoria Geral do Direito de Família, casamento, divórcio e os novos arranjos familiares como a união civil estável, por exemplo.

Outro ponto da pós será o aprendizado sobre o Direito Sucessório, além do alinhamento do Direito em Família e os aspectos patrimoniais, como as questões relacionadas com parentesco, tutela e bens de família.

Você vai acompanhar a Teoria Geral das Sucessões e todos os aspectos legais dos testamentos.

Também vai aprender, como citado anteriormente, sobre Holdings Familiares, que são cada vez mais comuns como forma de proporcionar uma transição patrimonial mais segura.

3. Direito Contratual

A Pós-graduação em Direito Contratual capacita os profissionais do Direito sobre as questões relacionadas com geração e gestão de contratos, bem como as questões litigiosas, nos casos de rompimento de acordos firmados em documentos.

No curso, você verá questões básicas associadas à Teoria Geral Contemporânea do Contrato e quais são os principais tipos de contratos utilizados atualmente (Compra e Venda, Societários e de Colaboração, Relações Familiares, Locação Residencial, Seguros, Empréstimos, Agrários, Imobiliários e Bancários).

Além disso, você vai aprender sobre as Técnicas de Negociação e Arbitragem para lidar com casos de litígio e tentar resolver da melhor forma entre as partes. Também verá as novas tecnologias e a avaliação de cláusulas abusivas.

4. Direito e Processo do Trabalho

Para as pessoas que desejam atuar no ramo trabalhista, a Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho é a melhor escolha. Ela prepara o profissional para atuar sobre questões voltadas para o ambiente de trabalho e o atualiza sobre todas as mudanças dos últimos anos nessa área. No curso, você vai se especializar sobre Teoria Geral do Direito Trabalhista, legislações vigentes e os regimes de contratação.

Verá, ainda, sobre negociação e situações de litígio acerca dos acordos trabalhistas.

Na PUC-Campinas, você também poderá fazer Pós-graduação em Direito Digital do Trabalho e Compliance Trabalhista para Gestão de Pessoas: Teoria e Prática.

5. Pós-graduação Strictu Sensu em Direito

Outra opção para sua carreira de advogado é investir na Docência no Ensino Superior. É a possibilidade de poder educar outros futuros profissionais que tornarão a área ainda mais forte.

Se essa é a vontade para o seu futuro profissional, faça a Pós-graduação Strictu Sensu, ou seja, o Mestrado Acadêmico em Direito. Ele é indicado tanto para quem tem o diploma de nível superior em Direito quanto para áreas afins (Comunicação Social, Assistência Social, entre outras).

Durante a realização do curso, você desenvolverá um projeto em conjunto com um orientador, seguindo uma linha de pesquisa. Na PUC-Campinas, você poderá fazer seu mestrado nas seguintes linhas:

• Cooperação Internacional e Direitos Humanos;
  • Direitos Humanos e Políticas Públicas.

O curso tem dois anos de duração e, ao final, você sairá com o título de Mestre em Direito e, com isso, poderá ministrar aulas em cursos de Ensino Superior.

São diversas as opções de Pós-graduação em Direito, permitindo especializar-se para os desafios do mercado de trabalho. Escolha a melhor opção para sua carreira!

A Pós-graduação em Direito Digital é uma das mais procuradas no mercado atualmente. Conheça mais detalhes sobre ela em nosso site e faça a sua inscrição em nossa especialização.

29 de novembro de 2023