10º Concurso On-line de Matemática da PUC-Campinas reúne 98 alunos do Ensino Médio

Oito equipes foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. Veja o resultado

A 10ª edição do Concurso On-line de Matemática da PUC-Campinas, promovida pelo Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) da Universidade, reuniu, no final do mês de novembro, 98 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Estudantes de cinco cidades (Campinas, Jacareí, Jundiaí, São Paulo e São José dos Campos) participaram da iniciativa, que envolveu a resolução de 25 questões pela plataforma Canvas.

Distribuídos em 42 equipes, os estudantes resolveram exercícios em forma de testes e lacunas, com tempo estipulado para cada questão (confira o gabarito). Foram premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze, oito grupos de acordo com a pontuação obtida no desafio. O primeiro lugar foi conquistado pela LogLog, equipe composta por alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). Destaque também à Escola Divina Providência, ao Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, ao Colégio Poliedro e ao Instituto Educacional Imaculada, que ocuparam as demais posições do pódio.

O evento, realizado anualmente pela PUC-Campinas, tem o propósito de motivar e estimular os participantes para o estudo contínuo e para a resolução de problemas e desafios de matemática sob uma perspectiva colaborativa. A atividade contempla questões lúdicas e criativas a respeito dos principais eixos da matemática, de forma que os jovens trabalhem em grupo.

Vinícius Purgato
10 de dezembro de 2021