XPUC-Campinas reúne exposição de talentos, oportunidades de estágio e apresentação da Universidade

Evento virtual, que ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, é voltado a alunos e público externo

Os tradicionais eventos Universo PUC-Campinas, Feira de Estágios e Mostra de Talentos da Graduação, realizados anualmente pela Universidade com a finalidade de apresentar a infraestrutura universitária, expor as melhores produções acadêmicas e aproximar os estudantes do mundo profissional, serão promovidos simultaneamente, nos dias 6 e 7 de outubro, das 9h às 21h, de forma virtual, no XPUC-Campinas.

As pré-inscrições podem ser feitas pelo site www.puc-campinas.edu.br/xpuc. Após o cadastro, o interessado receberá instruções para o acesso.

O evento digital, disponibilizado gratuitamente a alunos da PUC-Campinas e à comunidade externa, terá sua interação organizada em plataforma 3D, com acesso por celular e também via desktop, possibilitando aos participantes acompanhar exposições de projetos, conhecer demandas do mercado de trabalho e se candidatar para vagas de estágio, bem como descobrir as várias possibilidades ofertadas pela Universidade, como cursos, intercâmbios, instalações físicas, bolsas de estudo, financiamento etc.

Apesar de dividir o mesmo espaço, os eventos ocorrerão de forma independente, tendo os participantes a possibilidade de acompanhar vídeos, palestras, oficinas e informações focadas no seu interesse específico. O conteúdo reúne relatos de professores, alunos e profissionais do mercado sobre experiências acadêmicas, dicas de carreiras e exigências demandadas pelas empresas na atualidade, fortalecendo a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho e garantindo subsídios àqueles que pretendem ingressar em Cursos de Graduação, Pós-Graduação e atualização.

Universo PUC-Campinas

Voltado a alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares que se aproximam do Vestibular, bem como a profissionais interessados em segunda graduação, mestrado, doutorado ou cursos de aprimoramento, o Universo PUC-Campinas objetiva ser espaço de informação, oferecendo ao seu público detalhes sobre a diversas profissões e sobre as oportunidades de desenvolvimento profissional.

Com aproximadamente 60 Cursos de Graduação e 45 de Especialização, dez Programas de Mestrado, três de Doutorado, além de centenas de Cursos de Extensão, a Instituição busca, por meio do evento, apresentar à comunidade suas propostas pedagógicas, suas instalações e equipamentos de ensino, e também seus diferenciais, que englobam oportunidades de intercâmbios e participação em atividades de empreendedorismo por meio de seu novo espaço Mescla.

Alunos, professores e funcionários, por meio de vídeos e interações on-line com palestras e plantões de atendimento, estarão disponíveis para responder às dúvidas dos alunos e demais visitantes. A plataforma é intuitiva, de fácil navegabilidade e faz uso de interação e gamificação modernas que ajudam a transmitir os aspectos da transformação digital pela qual a Universidade tem passado nos últimos anos.

Na ocasião, os interessados também serão informados sobre o Vestibular 2021 da PUC-Campinas, cujo período de inscrição ocorrerá entre os dias 25/09 e 29/10. A previsão é que as provas sejam realizadas no dia 8 de novembro para Direito e demais Cursos. Para Medicina, o processo seletivo ocorrerá no dia 6 de novembro.

Feira de Estágios

A Feira de Estágios, destinada a alunos da PUC-Campinas e de outras instituições, busca conectar os estudantes ao mundo do trabalho por meio da interação com empresas de diversos segmentos, para as quais poderão realizar cadastro de currículos e concorrer a vagas de estágio. Na oportunidade, haverá possibilidade de comunicação e participação por meio de chat, fóruns e palestras e oficinas.

Até o momento, 20 empresas expositoras confirmaram presença (Aegea – CAA, Baker Hughes, Bosch, CIEE, Companhia de Estágios, Cultural Care, Deloitte, Eaton, Eldorado, Global Estágios, HST, IBM, IMERYS, International Paper, MB Labs, Nube, Sicredi, Super Estágios, TozziniFreire, e White Martins Gases Industriais) e outras devem firmar acordo até a data de realização da atividade. O número de vagas oferecidas ainda não foi divulgado. No ano passado, foram quase 2 mil oportunidades ofertadas no evento, que contou com 10 mil participantes.

Com a iniciativa, a Universidade pretende estreitar as relações com empresas, ajudando os estudantes a ingressar no mercado de trabalho antes da formação acadêmica. Cerca de 45% dos alunos da PUC-Campinas fazem estágio remunerado atualmente, de acordo o Escritório de Talentos e Carreiras. Alguns deles em multinacionais no exterior, com as quais a Instituição possui convênios.

“Na Feira de Estágios, os alunos podem conhecer empresas, recrutadores e verificar qual organização mais lhes chama atenção. Podem, além disso, participar de workshops para refletir sobre a carreira que almejam construir. É uma oportunidade para conseguir um estágio e desempenhar na prática os conhecimentos adquiridos na Universidade”, diz a Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, coordenadora do Escritório de Talentos e Carreiras.

Mostra de Talentos da Graduação

A Mostra de Talentos da Graduação, por sua vez, tem a missão de reconhecer e valorizar os trabalhos finais desenvolvidos pelos graduandos da PUC-Campinas. Divididos em área de conhecimento, cerca de 140 projetos serão expostos com apresentação de pôsteres e depoimentos dos egressos responsáveis por sua produção, todos pela plataforma 3D.

A atividade também visa apresentar aos futuros estudantes e às empresas participantes um pouco do conhecimento produzido pelos alunos na Universidade.

Serviço:

“XPUC-Campinas”

Datas: 6 e 7 de outubro

Local: evento on-line (acesso por meio de celular e/ou desktop)

Participação: gratuita (inscreva-se)

Vinícius Purgato