Voluntários da Medicina da PUC-Campinas atendem no Litoral Norte

O Diretor da Faculdade de Medicina está na área mais afetada por deslizamentos

O Diretor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, Prof. Dr. Joaquim Simões Neto, Capitão Médico da Policia Militar do Estado de São Paulo, está no Litoral Norte atuando como voluntário no apoio às equipes de resgate e população atingida pelos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas ocorridas durante o Carnaval e que deixaram dezenas de mortos e feridos. Ele está na Barra do Sahy, o local mais atingido em São Sebastião, desde quinta-feira (23).

O Prof. Gustavo Pellegrini Magaldi também estará se juntando à equipe de atendimento em Clínica Médica que atua no local. O Curso de Medicina enviou doações de seus alunos e professores de 25 cestas básicas, produtos de limpeza, roupas e água levados pelo diretor para o local.

A campanha de doações na PUC-Campinas continua ocorrendo na Escola de Ciências da Vida, no Campus II. “Estamos atendendo aqui em esquema de plantão após sermos liberados pelo Reitor, apoiando tanto os profissionais que estão no resgate de corpos quanto a população local que necessita de tratamentos médicos. Não há mais vítimas sendo atendidas no local, apenas a busca por corpos”, disse o professor.

Ele também conta que estão recebendo informações do que está faltando para a população local para orientar quem está na campanha de arrecadação. “Hoje, por exemplo, estão faltando talheres descartáveis para uso dos desabrigados nas refeições. Também estavam precisando de sal e açúcar, mas isso muda diariamente conforme a chegada de doações”, explica.

Marcelo Andriotti
24 de fevereiro de 2023