Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular de Inverno

Viagem de Estudos de Meio da Faculdade de História ao Rio de Janeiro

Como parte das atividades programadas para o 1º Semestre de 2017, a Faculdade de História da PUC-Campinas organizou, entre 15 e 18/06, importante viagem de “Estudos de Meio” –  com as turmas do 5º e 7º Períodos –  para a cidade do Rio de Janeiro.

Capital da Colônia Brasil desde 1767, sede da corte Imperial entre 1822-1889 e capital da República até 1960, o estudo “in loco” da mesma cidade é atividade obrigatória para qualquer estudante de História. Contemplando as disciplinas de “História e Patrimônio”, “História e Arqueologia”, “Didática Geral” e “História e Documento”, entre outras, o roteiro privilegiou visitas técnicas à Museus, como o “Museu da República” no Palácio do Catete, o Museu Nacional (No Palácio Imperial) no Paço de São Cristóvão na Quinta da Boa vista e o Museu do Amanhã na renovada região portuária da Praça Mauá, às margens da Baía da Guanabara.

Os estudos também privilegiaram as paisagens urbanas de grande valor artístico e histórico como o antigo Paço Imperial, a Avenida Rio Branco (Antiga Avenida Central), a Confeitaria Colombo, Candelária e Praça da Cinelândia. Como não poderia deixar de ser, também passou pelas deslumbrantes paisagens da Zona Zul e pelos tradicionais bairros do Flamengo, Botafogo, Copacabana e Ipanema, além dos Parques Eliane Lage e do Jardim Botânico. Participaram da viagem as professoras Janaína Camilo, Glaucia Fraccaro, João Miguel Teixeira de Godoy e Lindener Pareto, além de convidados especiais como Jaqueline Gilberto e o guia de turismo José Ricardo Kreischer.

Texto do Prof. Dr. Lindener Pareto Junior.

historia-rio

Após a data desta publicação, as informações podem não corresponder à realidade atual da instituição.

Armando Martinelli Neto
9 de agosto de 2017