Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular de Inverno

Viagem de Estudos de Meio da Faculdade de História ao Rio de Janeiro

Como parte das atividades programadas para o 1º Semestre de 2017, a Faculdade de História da PUC-Campinas organizou, entre 15 e 18/06, importante viagem de “Estudos de Meio” –  com as turmas do 5º e 7º Períodos –  para a cidade do Rio de Janeiro.

Capital da Colônia Brasil desde 1767, sede da corte Imperial entre 1822-1889 e capital da República até 1960, o estudo “in loco” da mesma cidade é atividade obrigatória para qualquer estudante de História. Contemplando as disciplinas de “História e Patrimônio”, “História e Arqueologia”, “Didática Geral” e “História e Documento”, entre outras, o roteiro privilegiou visitas técnicas à Museus, como o “Museu da República” no Palácio do Catete, o Museu Nacional (No Palácio Imperial) no Paço de São Cristóvão na Quinta da Boa vista e o Museu do Amanhã na renovada região portuária da Praça Mauá, às margens da Baía da Guanabara.

Os estudos também privilegiaram as paisagens urbanas de grande valor artístico e histórico como o antigo Paço Imperial, a Avenida Rio Branco (Antiga Avenida Central), a Confeitaria Colombo, Candelária e Praça da Cinelândia. Como não poderia deixar de ser, também passou pelas deslumbrantes paisagens da Zona Zul e pelos tradicionais bairros do Flamengo, Botafogo, Copacabana e Ipanema, além dos Parques Eliane Lage e do Jardim Botânico. Participaram da viagem as professoras Janaína Camilo, Glaucia Fraccaro, João Miguel Teixeira de Godoy e Lindener Pareto, além de convidados especiais como Jaqueline Gilberto e o guia de turismo José Ricardo Kreischer.

Texto do Prof. Dr. Lindener Pareto Junior.

historia-rio

Após a data desta publicação, as informações podem não corresponder à realidade atual da instituição.



Armando Martinelli Neto
9 de agosto de 2017