Vencedores da Olimpíada de Matemática são premiados na PUC-Campinas

Ganhadores das duas categorias da 11ª edição do Jogo Concurso Online de Matemática receberam medalhas pelos resultados

Os vencedores da 11ª edição do Jogo Concurso Online de Matemática, competição também chamada de Olimpíada de Matemática, receberam a premiação na noite desta sexta-feira, 3 de fevereiro, na sala 800 do Campus I da PUC-Campinas. O encontro celebrou a busca pelo conhecimento e o aprendizado dos participantes durante todo o processo.

Equipe Futuro, da Escola Divina Providência, venceu no Nível A

A competição foi dividida em Nível A e Nível B, de acordo com a dificuldade das atividades. No Nível A, a equipe vencedora foi a equipe “Futuro” da escola Divina Providência. Os estudantes comemoraram bastante a colocação. “Foi uma felicidade grande saber do nosso resultado, principalmente por ter sido em grupo. O processo foi muito marcante e a sensação de ter conseguido juntar nossas melhores partes foi muito satisfatória”, afirmou Ana Carolina Buci Duarte, aluna do grupo ganhador.

Na segunda colocação, ficou a equipe “Farmatemágicos”, da escola Liceu Albert Sabin. E na sequência, em terceiro lugar, terminou o grupo “MYV Uninome”, do Colégio Agostiniano São José.

Equipe Vasco na Série A, do Colégio Educar, venceu no Nível B

No Nível B, o time vencedor foi o “Vasco na Série A”, do Colégio Educar. A equipe elogiou o torneio e o modo com que a avaliação foi feita. “O que me chamou atenção foi a maneira com que as provas foram feitas. Tanto no primeiro quanto no segundo nível, a prova te desafia e faz você aprender conforme as etapas vão passando”, comenta Rafael Alan Carvalho Souza, da equipe vencedora.

Também conquistaram ótimos resultados as equipes “Elektrospirose”, do Colégio Técnico Cotuca, de Campinas, que foi a segunda colocada, e o time “Daqui pra Frente Só Pra Trás”, do Colégio Criarte Anglo, que veio na sequência, em terceiro.

Os grupos receberam medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a colocação final na Olimpíada.

O sucesso da competição impulsiona os organizadores a ampliar o evento para 2023. A ideia é alcançar todo o estado. “O jogo começou em 2012, essa foi a 11ª edição. A perspectiva é que esse ano façamos com uma abrangência maior. Atualmente, a Olimpíada atinge principalmente a Região Metropolitana de Campinas, mas já chega a Ribeirão Preto e São José dos Campos. Queremos consolidar em todo estado de São Paulo”, adianta o Prof. Me. Geraldo Magela Severino Vasconcelos, Diretor da Faculdade de Matemática, que comandou o evento.

Os jogos

A Olimpíada, realizada pelo CEATEC da PUC-Campinas, tem caráter educativo e reúne estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular. Escolas de toda a região participaram da edição, que foi realizada na Universidade. Ao todo, 50 equipes – cerca de 150 estudantes – participaram da segunda fase, disputada no dia 25 de novembro. A primeira fase, realizada online no dia 18 de novembro de 2022, contou com a participação de 100 times – aproximadamente 300 estudantes.

Carlos Giacomeli
6 de fevereiro de 2023