Universo PUC-Campinas tem sucesso de público e leva experiência dos cursos aos estudantes do Ensino Médio

Laboratórios da Universidade ofereceram atividades durante a visita de 31 escolas de Campinas e região

O Universo PUC-Campinas 2022 ampliou as experiências e levou 31 escolas da região de Campinas a uma vivência inédita nos laboratórios da Universidade. Os estudantes do Ensino Médio puderam conhecer as diversas áreas de cursos oferecidos pela PUC-Campinas e participar de atividades mão na massa em diversos cursos. Foram dois dias de palestras, ensinamentos e contato com o mundo universitário, para ajudá-los na escolha de uma profissão.

Em dois dias de evento, mais de 1.200 pessoas passaram pelo campus I e outras 800 estiveram no Campus II. Eles foram recebidos nos auditórios da Universidade por professores e alunos da PUC-Campinas. Depois, as escolas foram divididas em grupos para, alternadamente, conhecer os laboratórios e as especialidades de cada um.

“O Universo PUC-Campinas deseja que pessoas que tenham interesse em conhecer a Universidade, possam vir e passar por experiências e vivências em muitos dos laboratórios da área que escolheram. O estudante pode tirar dúvidas sobre internacionalização, Vestibular e conversar com profissionais da área que pretende seguir”, explica a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, Pró-Reitora de Graduação da Universidade.

No Campus I, eles foram, recebidos com festa, música e efeitos visuais no auditório. Depois foram até os laboratórios da área de interesse. Para isso, foram divididos em grupos. Entre as experiências, estavam a exibição de um kart, simulação de um júri no Centro Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), gincanas na Educação Física, atividades no chroma key – fundo usado para gravações em TV – no Estúdio de Comunicação, e participaram de jogos com temática da área de exatas.

Para os estudantes da PUC-Campinas que participaram como monitores, também, ficou a empolgação de ver novos futuros universitários conhecendo mais sobre o ramo desejado. “É muito prazeroso vê-los vivendo isso, algo que não pudemos viver em razão da pandemia. Isso é algo muito diferente que é muito legal de viver, conversar com eles, passar a experiência, está sendo maravilhoso”, comentou Henrique Borba, aluno de Jornalismo.

No Campus II, depois de uma recepção calorosa com bateria no auditório Monsenhor Salim, os grupos passaram por 12 laboratórios, entre eles: enfermagem, biomedicina, anatomia, nutrição, psicologia, biologia, farmácia e medicina veterinária.

Eles puderam entender um pouco de cada curso e das atividades que podem ser feitas em cada local. Puderam conhecer bonecos que simulam a reação de pacientes internados em um hospital e ver também todo o processo de cuidados com os animais na medicina veterinária. Por lá, também conheceram o cabrito Capuccino e o cabrito Café!

“Eu estou achando muito interessante, porque eu estou conhecendo bastante as áreas daqui. Achei muito legal a parte de enfermagem. Eu aprendi a fazer massagem cardíaca”, comenta Giovana Oliveira, aluna do Ensino Médio que participou da visita.

Os estudantes também ganharam kits da PUC, com uma bolsa personalizada da Universidade.

Ao final, a missão de receber as escolas dentro da Universidade e apresentar um pouco da rotina foi cumprida, reforçando sempre o objetivo de um olhar amplo para o estudante da PUC-Campinas. “Esse acolher, para nós, é muito significativo. Queremos que os estudantes se sintam em casa e tenham aqui um ambiente adequado, que estimule não só a formação técnica, mas como pessoa, na sua formação integral”, explicou a professora Luciane Junqueira, que atua na coordenadora de Licenciatura da Pró-Reitoria de Graduação.

Confira um pouco mais sobre a experiência dos estudantes!

Carlos Giacomeli
29 de agosto de 2022