Universo PUC-Campinas 2023 recebe estudantes de Ensino Médio

Alunos de escolas de toda a região podem conhecer as instalações da Universidade

O Universo PUC-Campinas 2023 começou no dia 22 de agosto recebendo estudantes do Ensino Médio no Campus I. O projeto receberá até outubro cerca de 6 mil estudantes de escolas de 15 cidades da região terão a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Universidade nos campi I e II. Mais de 50 colégios se inscreveram para participar da visita e outros ainda podem se inscrever.

Os primeiros estudantes do projeto de 2023 foram recebidos por professores, funcionários e estudantes dos cursos que funcionam no Campus I, que mostraram laboratórios, fizeram experimentos, oficinas, gincanas, apresentaram as instalações e deram demonstrações de como funcionam as aulas. Os visitantes puderam escolher os cursos de seus interesses e foram encaminhados diretamente às escolas onde eles funcionam.

No dia 24, foi a vez das visitas passarem pelo Campus II, onde fica a Escola de Ciências da Vida, que reúne todos os cursos relacionados à área de saúde da Universidade. Os visitantes também puderam conhecer as instalações, laboratórios e clínicas de atendimento.

O que é o Universo PUC-Campinas?

O Universo PUC-Campinas é um evento anual promovido pela Universidade que proporciona uma experiência imersiva para grupos de alunos do Ensino Médio de colégios Particulares e Públicos de Campinas e Região. As vagas são limitadas e confirmadas através de inscrição prévias realizadas exclusivamente pela direção do colégio ou escola que queira trazer os respectivos alunos e alunas para o evento.

Os estudantes participantes podem vivenciar as áreas do conhecimento através de atividades interativas e práticas nos diferentes laboratórios, clínicas e demais espaços dos cursos. Além disso, terão a oportunidade conversar com os diretores, docentes e estudantes da Universidade para conhecer um pouco mais sobre a profissão de interesse. As atividades ocorrerão nas seis Escolas da PUC-Campinas, que são divididas de acordo com a área de atuação:

CAMPUS I

Escola de Arquitetura, Artes e Design

Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais

Escola de Economia e Negócios

Escola de Linguagem e Comunicação

Escola Politécnica

CAMPUS II

Escola de Ciências da Vida

Dentro dessas Escolas, a Universidade oferece mais de 60 cursos de Graduação. Para mais informações sobre os cursos, clique aqui.

Quando vai ser?

O evento ocorrerá entre agosto e outubro de 2023, nos Campi I e II da PUC-Campinas, a partir das 13h.  Confira o cronograma abaixo:

LOTE 1 LOTE 2 LOTE 3
Campus I Campus I Campus I
22 de agosto (já realizado) e

6 de setembro

22 de setembro e

6 de outubro

16 de outubro e

24 de outubro

Campus II Campus II Campus II
24 de agosto e

4 de setembro

19 de setembro e

2 de outubro

10 de outubro e

27 de outubro

Quem pode participar?

O Universo-PUC Campinas 2023 será oferecido para grupos de alunos do Ensino Médio dos colégios públicos e particulares de Campinas e Região após inscrição. Para os colégios inscritos será oferecido o transporte gratuitamente.

Caso o colégio tenha interesse em participar, coordenadores, supervisores ou professores podem entrar em contato pelo e-mail: universo.puc@puc-campinas.edu.br .

O evento é voltado exclusivamente a grupos de colégios. Caso tenha interesse em fazer uma visita individual ao seu curso de interesse, clique aqui.

Marcelo Andriotti
23 de agosto de 2023