Universidade recebe selo Empresa Amiga da Primeira Infância

Iniciativa valoriza organizações com políticas voltadas a famílias com crianças de até 6 anos

A PUC-Campinas recebeu do prefeito de Campinas, Dário Saadi, o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, concedido a organizações de Campinas que adotam políticas de benefícios voltadas a famílias que têm crianças de zero a seis anos de idade. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Plano Pela Primeira Infância Campineira (PIC), na quarta-feira (16), no Paço Municipal.

A Universidade foi representada pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Prof. Dr. Victor Deantoni. “Apesar de sermos uma universidade, cujo público de estudantes não é o infantil, fomos reconhecidos pela estrutura e benefícios que oferecemos para nosso corpo técnico e para quem frequenta nossos campi com crianças, como fraldário, acessibilidade e outras facilidades, além dos serviços que a Universidade oferece”, disse o Pró-Reitor.

A PUC-Campinas atende crianças gratuitamente em diversos de seus serviços de saúde, como nas clínicas no Campus II, além de projetos desenvolvidos por professores e estudantes de diversos cursos junto a escolas, entidades assistenciais e instituições públicas e privadas.

O selo é uma iniciativa do PIC, programa da Prefeitura de Campinas, que integra a Rede Urban95.  Ela orienta as ações do poder público e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança e planejamento da cidade para as crianças de zero a 6 anos de idade para os próximos anos.

Para receber o selo, as empresas precisam atender a pelo menos um destes critérios: licença-maternidade de 180 dias e licença-paternidade de 20 dias; auxílio-creche para dependentes de até 7 anos de idade ou disponibilização de berçário para crianças até 24 meses; plano de saúde familiar; acompanhamento diferenciado em casos de dependentes com deficiência; sala de coleta e apoio à amamentação; fraldários instalados nos banheiros; e espaço recreativo ou literário destinado às crianças.

Segundo o prefeito Dario Saadi, a premiação mostra que a cidade reconhece a importância da Primeira Infância. “A Prefeitura também faz sua parte por meio de políticas públicas que trazem bem-estar para toda a família”, afirmou.

O Plano Primeira Infância Campineira integra o Plano Nacional pela Primeira Infância, apresentado em 2010. Suas diretrizes buscam afirmar os direitos das crianças garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Sua coordenação executiva é formada por profissionais das áreas da Assistência Social, da Educação e da Saúde. Assim, busca-se integrar os serviços e políticas públicas no município em favor das demandas mais importantes para a infância.

Com informações da Prefeitura Municipal

Foto: Eduardo Lopes