Universidade recebe doação de equipamento para laboratório de Química

Ele será usado nas aulas práticas e também poderá produzir matéria-prima para impressoras 3D através da reciclagem de plásticos

A PUC-Campinas recebeu dia 6 de julho a doação de um equipamento que produz filamentos para impressoras 3D. O equipamento, uma extrusora, ficará no laboratório de Processos Químicos da Faculdade de Química do CEATEC, e é destinado às aulas da graduação de cursos como os de Química, Engenharia Química e as outras Engenharias que possuem em sua grade curricular disciplinas que tratam de Materiais Poliméricos (plásticos).
Esses filamentos  podem ser produzidos através deste equipamento a partir da reciclagem de alguns tipos de plásticos, como copos descartáveis e partes plásticas de computadores e outros equipamentos de informática.
“Ela vai servir para diversas atividades. Com vários polímeros aquecidos você pode produzir fios, que são usados em impressoras 3D como as do Espaço Mescla”, disse o professor Marcelo Jannini, diretor da Faculdade de Química.
Para os alunos, ela servirá para auxiliar nas aulas práticas da graduação e cursos de curta duração que tratam de um assunto tão importante que é Materiais e o desenvolvimento de Novos Materiais. “Nas aulas, a extrusora poderá ilustrar na prática processos físico-químicos com os polímeros”, disse Jannini.
O equipamento também poderá contribuir em projetos da Universidade para a sustentabilidade dos Campi, como coleta seletiva e reciclagem de plásticos.
A Universidade tem como um dos seus pilares o investimento em sustentabilidade, sendo considerada a melhor particular no Estado de São Paulo no ranking internacional UI GreenMetric World University Ranking 2019, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente.
Neste viés da sustentabilidade ambiental, a PUC-Campinas produz seus próprios produtos de limpeza, gera energia solar para seus prédios, trata água para reutilização e faz uma série de atividades de reciclagem nos seus campi.

Marcelo Andriotti
7 de julho de 2020