Universidade promove capacitação de agentes pastorais para uso de plantas medicinais

Faculdade de Ciências Farmacêuticas está organizando a ação e iniciou o desenvolvimento do projeto no último sábado

O Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da PUC-Campinas, ministrou uma palestra com agentes da Pastoral da Saúde para capacitação sobre o uso racional de plantas medicinais. O evento foi realizado no dia 18, no Colégio Ave Maria, com envolvimento da Universidade, Arquidiocese de Campinas e Associação Beneficente Nossa Senhora da Esperança.

“A ideia é desenvolver um projeto a longo prazo, sendo que a etapa inicial é a capacitação teórica dos agentes, para que estes sejam multiplicadores das informações nas respectivas paróquias. Posteriormente planeja-se uma capacitação prática no Campus II, sendo que a última etapa seria a implantação de hortas medicinais nas paróquias. Para isso, pretendemos envolver também a Faculdade de Ciências Biológicas para a produção e distribuição de mudas”, disse o professor.

No dia 29 de abril haverá mais uma capacitação no mesmo colégio, com a de agentes de outras paróquias. O projeto está sendo executado pelo Prof. Dr. Gustavo e pela Profa. Dra. Juliana Signori Baracat Zeferino, Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, e contará com a participação de acadêmicos nas próximas etapas.

Marcelo Andriotti
20 de março de 2023