Universidade participa de projeto para criar Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável

Acordo a ser formalizado une várias instituições

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, participaram nesta quinta-feira, dia 14, de um encontro para discutir a criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que pretende reunir universidades, centros de pesquisas, empresas, organismos públicos, entre outros setores.

O propósito do HIDS é desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda proposta em 2012 pelas Nações Unidas.

“O arranjo de instituições que está proposto é algo inovador e pode se tornar uma referência no país. E projetos que contemplem a agenda de desenvolvimento sustentável da ONU vão ao encontro da missão da PUC-Campinas”, ressaltou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Participaram do encontro, na Unicamp, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o Vice-Prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; e o Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Marcelo Knobel.

Uma das possibilidades do projeto é estabelecer uma Zona Livre de Conhecimento. Há hubs similares criados por outras cidades, como em Surrey, no Canadá, que transformou um bairro em um espaço voltado à promoção da saúde da população, onde são utilizadas tecnologias avançadas, algumas tidas como disruptivas.

Outros exemplos são de Kalundborg, cidade da Dinamarca, que implantou um modelo de economia circular, conceito que preconiza, entre outras medidas, a reutilização e a transformação em matéria-prima daquilo que iria para o lixo.

Os participantes do encontro definiram que vão elaborar um acordo para formalizar a parceria. O documento deverá ser assinado até julho. A disposição das partes é que o Master Plan deverá ser executado por uma empresa especializada contratada pelo próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Universidade divulga o Resultado do Novo Vestibular 2019

PUC-Campinas divulga o Resultado da 4ª Chamada Vestibular Social 2019