Universidade implanta processo para incentivar inovação e melhoria no ambiente de trabalho

Funcionários podem formar equipes para participar do Processo SER e concorrerão a prêmios

A PUC-Campinas está lançando o Processo SER (Sinergia, Engajamento e Reconhecimento), um projeto voltado para funcionárias e funcionários da Instituição, com o objetivo de incentivar a inovação e a aplicação de ideias que contribuam para a melhoria do ambiente de trabalho. Os funcionários interessados em participar deverão formar equipes e concorrerão a prêmios de até R$ 10 mil.

O Processo SER tem como objetivo criar um ambiente participativo em que todos possam participar trocando ideias, propondo soluções e implementando ações para melhorar o resultado produtivo e o ambiente de trabalho.

“O projeto reconhece ideias inovadoras para melhorar a rotina, fluxos de processos e ambientes de trabalho para tornar a PUC-Campinas cada vez melhor. A colaboração será reconhecida pelo valor que trará à nossa Universidade”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

As soluções propostas podem ser um novo produto ou melhoria nos produtos já existentes. Pode ser, também, a implantação de uma melhoria na forma de realizar atividades para que que elas sejam feitas com maior rapidez e qualidade. As soluções deverão ser implementadas, não podendo ser apenas uma ideia ou sugestão.

Todos os funcionários e funcionárias da PUC-Campinas podem participar, mas a colaboração é voluntária. O primeiro passo é criar uma Equipe de Inovação, que deve ter um número mínimo de três colaboradores. Podem ser formadas por pessoas da mesma área, por colaboradores que fazem tarefas semelhantes em outras áreas, por pessoas que se interessam por resolver algum problema específico ou por pessoas que gostam de trabalhar juntas. Os interessados também podem participar de várias equipes ao mesmo tempo.

O ponto de partida de um projeto é a identificação de um problema. Algo que para a equipe precisa mudar, pode ser feito de uma forma diferente ou até mesmo que deve deixar de ser feito porque não é necessário. Após isso deve-se indicar quais as mudanças podem ser feitas para resolver o problema.

Cada equipe deverá ter um Padrinho/Madrinha, que é o gestor do setor onde a será implantado o projeto. As regras de participação, formulários e tabelas de pontuação, assim como outras orientações referentes ao projeto, estão disponíveis na página do Processo SER no site da Universidade. Clique aqui para ver.

Marcelo Andriotti
13 de junho de 2021