Universidade discute parcerias para incentivar o aprendizado do francês

Representantes da Aliança Francesa e de Québec, no Canadá, fizeram visitas

A PUC-Campinas recebeu nos dias 04 e 05 de outubro visitas por meio do Departamento de Relações Externas (DRE) com o objetivo de fomentar a cultura francófona na universidade. No dia 04 a Diretora da Aliança Francesa (AF) em Campinas, Dayana Belmont, fez uma visita para fortalecer o relacionamento já estabelecido por meio de um acordo de cooperação que possibilita aos alunos da PUC-Campinas estudarem língua francesa na AF com desconto.

Durante a reunião foram discutidas propostas para outras oportunidades que possibilitem um maior contato da comunidade acadêmica com a língua e a cultura francesa. Informações sobre os cursos oferecidos pela Aliança Francesa estão acessíveis clicando aqui .

No dia 05 de outubro o DRE recebeu a Florence Beland, Coordenadora de Atração de Estudantes Internacionais da província do Québec, região francófona do Canadá, acompanhada do assistente em educação e francofonia Rafael Baldrighi com o objetivo de conhecer a PUC-Campinas e estreitar os laços já estabelecidos com a província.

Durante a reunião, além do Coordenador do Departamento de Relações Externas, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, e dos Assistentes de Relações Internacionais Evandro Marcelino Martins e Thaissa dos Santos Marques, também acompanharam as professoras do curso de Enfermagem, Profa. Dra Gabriela Marchiori Carmo Azzolin, diretora da Faculdade, e a Profa. Adeline Mariano Silva Rezende.

Da esq. para a dir.: Evandro Martins, Dayana Belmont e Prof. Me. Carlos Pizzolatto

Foram discutidas as possibilidades de cooperação em diversas áreas de interesse daquela região, como tecnologia, educação e também saúde, além de possibilidades de acesso às Instituições de Ensino Superior daquela região, a fim de estabelecer uma cooperação tanto para mobilidade estudantil aos nossos alunos de graduação como para os profissionais recém-formados a encontrarem oportunidades de trabalho na região que carece de profissionais qualificados e com alto nível de formação fornecido pela PUC-Campinas.

Florence Beland enfatizou a necessidade dos interessados em estudar ou trabalhar na região apresentarem uma certificação de proficiência em francês (nível B2 – pré-avançado, no mínimo). Florence ressaltou também que o governo canadense fez algumas alterações para facilitar o processo de validação e aceitação do diploma de bacharéis em enfermagem, pois, conforme enfatizado pela Profa. Dra. Gabriela Azzolin, o currículo de ensino do curso de enfermagem da PUC-Campinas possui mais horas do que o requisitado pelas instituições canadenses.

Marcelo Andriotti
10 de outubro de 2022