Universidade desenvolve projetos de veículo elétrico e de carro para competição

A PUC-Campinas está investindo em projetos na área de mobilidade urbana e desenvolvimento de veículos com a participação de professores e estudantes de diversos cursos. Na manhã de sexta-feira, 5 de abril, foi apresentado o conceito de um veículo elétrico desenvolvido por um grupo de estudantes e professores das Faculdades de Engenharia Mecânica e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade.

O Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior destacou a importância de a Universidade produzir conhecimentos voltados para a inovação e sustentabilidade. “Não vamos apresentar soluções para montadoras, queremos apresentar soluções para as pessoas, para uma vida melhor nas cidades”, disse o reitor.

O professor de Arquitetura Joaquim Caetano de Lima Filho apresentou o projeto junto com os alunos. “Não é somente um projeto de carro elétrico, na verdade é um novo conceito de mobilidade”, afirmou. Uma das preocupações foi de ocupar menos espaço nas vias públicas, com menor poluição ambiental e sonora.

O projeto não se restringe ao uso de motor elétrico, pois agrega um conceito diferenciado de design, que resulta em um veículo menor que os miniveículos conhecidos, com grande estabilidade, autonomia, custos mais baixos e soluções criativas que o fazem andar bem tanto em ruas e rodovias quanto em terrenos acidentados.

O diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Marcos Carneiro da Silva, disse que o projeto surgiu de um desafio proposto pelo Reitor durante um evento há quase um ano. “O Reitor fez uma provocação, perguntando por que nós não desenvolvíamos um carro na Universidade. Pois é isso que estamos apresentando agora. A nova fase será a busca de patrocinadores na iniciativa privada para bancar a construção desse carro”, disse.

Os estudantes e professores também estão trabalhando em outros projetos de veículos experimentais, entre eles um para Fórmula SAE, que reúne mais de 100 equipes de universidades brasileiras. Elas são desafiadas a criar carros experimentais que seguem os mesmos princípios da Fórmula 1.

Um desenho em 3D do carro de competição da PUC também foi apresentado, e o trabalho reúne estudantes de todas as Faculdades de Engenharia e a de Publicidade e Propaganda. Além de toda a parte técnica para a construção, será feito também um plano de marketing para venda de espaços publicitários no veículo para viabilizar o projeto.

Marcelo Andriotti
10 de abril de 2019